Trajetória docente na Fisioterapia : viver, narrar e formar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5581 |
Resumo: | Orientação: Profa. Dra. Maria Angela Boccara de Paula |
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Navarenho, Priscila Santos da Silva, 1987-Ávila, Maria Auxiliadora, 1952-Souza, Marilza Terezinha Soares de, 1957-Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969-Universidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento HumanoPaula, Maria Angela Boccara de, 1964-2022-04-02T00:19:53Z2022-04-02T00:19:53Z2019http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5581Orientação: Profa. Dra. Maria Angela Boccara de PaulaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2019.Resumo: Neste estudo objetivou-se compreender, por meio de relatos da trajetória profissional do fisioterapeuta docente, os significados e as influências que o conduziram à docência. Para tanto, foram entrevistados dez fisioterapeutas docentes do curso de graduação em fisioterapia de uma faculdade da região metropolitana do vale do Paraíba paulista, que lecionam disciplinas das ciências da Fisioterapia. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa do problema, com base no método de pesquisa biográfico-narrativo. A construção das (auto)biografias ocorreu por meio da utilização de um formulário sociodemográfico e de formação acadêmica do fisioterapeuta docente e da entrevista biográfica realizada em dois momentos. O primeiro, destinado à exploração da história profissional do participante por meio de sua narrativa, mediante a seguinte questão desencadeadora: a escolha profissional é uma importante decisão na vida de uma pessoa, ao nortear os caminhos que irão constituir a sua própria história de vida. Conte-me como aconteceu a sua história na docência? No segundo momento, buscou-se a revisão e confirmação da narrativa e apontamento dos incidentes críticos pelo participante entrevistado, mediante a apresentação do Biograma, um instrumento que organizou os acontecimentos narrados de forma cronológica e esquemática, facilitando a identificação daqueles que se constituíram como incidentes críticos (IC), nas trajetórias dos fisioterapeutas docentes. Como resultados verificou-se que o grupo foi especialmente formado por fisioterapeutas docentes altamente especializados, distribuídos de forma igualitária entre o sexo feminino e masculino, com faixa etária média de 37,9 anos. Notou-se que o grupo ingressou bastante jovem na carreira docente, em média aos 26 anos de idade, e que apresentou uma média de trajetória docente de 12 anos. A partir das narrativas, identificaram-se incidentes críticos que motivaram a escolha da profissão docente e que revelaram importantes acontecimentos e presença de pessoas críticas no processo de escolha profissional, ingresso no ensino superior em Fisioterapia, mestrado, doutorado sanduíche, docência e parentalidade. Esses mostraram-se marcantes ao longo das trajetórias pessoais e profissionais dos fisioterapeutas, alguns apontados com IC positivos, fruto de sentimentos agradáveis, responsáveis por importantes avanços e outros com IC negativos, resultado de sentimentos desagradáveis, com impactos regressivos nas trajetórias pessoais e profissionais. Diante do exposto, evidenciou-se a importância investigativa da realidade de atuação do perfil profissional do fisioterapeuta que seguiu a carreira docente, na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento dos conhecimentos na área da Fisioterapia, nos âmbitos acadêmicos de formação do fisioterapeuta, nos processos de formação docente e nos avanços científicos que permeiam as especialidades fisioterapêuticas que vão desde as terapias complementares como a acupuntura, até as terapias de alta complexidade, como a terapia intensiva.Abstract: The present study aims to understand, through reports of the professional trajectory of the teaching physiotherapist, the meanings and the influences that led him to teaching. Ten physiotherapists were interviewed in the Physiotherapy undergraduate course of a university in the metropolitan region of the Paraíba Valley of São Paulo, who teach disciplines in Physiotherapy sciences. It is a research with qualitative approach of the problem, based on the method of biographical-narrative research. The construction of the data occurred by the use of a sociodemographic and academic training form of the teaching physiotherapist and of the biographical interview conducted in two moments. The first one, aimed at exploring the professional history of the participant through his narrative, through the following triggering question: professional choice is an important decision in a person's life, guiding the paths that will constitute his own life history. Tell me how your teaching history happened. In the second moment, we sought to review and confirm the narrative and point of critical incidents by the participant interviewed, through the presentation of the Biogram, an instrument that organized the events narrated chronologically and schematically, facilitating the identification of those who constituted themselves as incidents (HF), in the trajectories of teaching physiotherapists. As a result, it was verified that the group was specially formed by highly specialized physiotherapists, distributed equally between the female and male, with a mean age of 37.9 years. It was noticed that the group entered very young in the teaching career, on average to the 26 years of age and presented / displayed an average of 12 years teaching trajectory. From the narratives, critical incidents were identified that motivated the choice of the teaching profession, which revealed important events and presence of critics in the process of professional choice, admission to higher education in Physiotherapy, master's degree, doctorate sandwich, teaching and parenting, facts which were marked by the personal and professional trajectories of physiotherapists, some with positive ICs, fruit of pleasant feelings, responsible for important advances and other negative ICs, resulting from unpleasant feelings, with regressive impacts on the personal and professional trajectories of the physiotherapists . In view of the above, the investigating importance of the reality of the work and professional profile of the physiotherapist who followed the teaching career was evidenced, with the perspective of contributing to the development of the knowledge in the area of Physiotherapy, in the academic areas of training of the physiotherapist, in the processes teacher training and the scientific advances that permeate the physiotherapeutic specialties that range from complementary therapies such as acupuncture to highly complex therapies such as intensive therapy.Made available in DSpace on 2022-04-02T00:19:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Priscila Santos da Silva Navarenho.pdf: 2961814 bytes, checksum: d363a0b8d4e213c846d9c42d24baec9a (MD5) Previous issue date: 20191 recurso online (168 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.FisioterapiaProfessores - FormaçãoTrajetória profissionalBiogramaAutobiografiaTrajetória docente na Fisioterapia : viver, narrar e formarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALPriscila Santos da Silva Navarenho.pdfapplication/pdf2961814http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5581/1/Priscila%20Santos%20da%20Silva%20Navarenho.pdfd363a0b8d4e213c846d9c42d24baec9aMD5120.500.11874/55812022-05-19 15:26:17.281oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5581Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:17Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
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