Do feed do Instagram à sala de aula : a utilização da instapoesia para o desenvolvimento do letramento literário no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Emiliana Angela, 1982-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6860
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda
id UNITAU_7280f6e4222ca29d4a6c958e2fc79075
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6860
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Magalhães, Emiliana Angela, 1982-Puzzo, Miriam BauabOliveira, Giovana Flávia de, 1978-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-2024-02-26T12:29:04Z2024-02-26T12:29:04Z2023http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6860Orientação: Profa. Dra. Vera Lúcia Batalha de Siqueira RendaDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2023.Resumo: O presente trabalho trata do letramento literário e do letramento digital, mais especificamente a partir do diálogo entre a poesia tradicional e a instapoesia no Ensino Médio. A pesquisa foi motivada por alguns problemas persistentes no trabalho com a poesia nas escolas, tais como: a utilização do gênero poético como um suporte para a análise gramatical; a dificuldade que os alunos relatam em compreender textos poéticos; a pouca prática de leitura do gênero e a escassez de materiais para o trabalho com literatura e mídias digitais. À vista disto, os alunos demonstram, constantemente, pouco apreço pelo gênero poético, entretanto são apreciadores de instapoesias no universo digital. Nessa perspectiva, a pesquisa tem por objetivo propor a construção de um diálogo entre a poesia tradicional e a instapoesia nas aulas de Literatura a fim de contribuir com a formação da competência leitora literária dos estudantes do Ensino Médio. A fundamentação teórica se baseia nas concepções de linguagem, assim como nas abordagens sobre tecnologia, práticas digitais de leitura, letramento literário e digital. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo seguida de uma proposta acerca de um problema no trabalho com o gênero poético no Ensino Médio. A análise dos dados evidenciou que a instapoesia poderá aproximar os jovens ao universo dos textos poéticos contribuindo, assim, na promoção do letramento literário bem como no desenvolvimento do letramento digital. Desta forma, baseado na análise de dados, conclui-se que os objetivos foram alcançados e a proposta apresentada poderá orientar docentes do Ensino Médio ao que se refere à leitura de poesias em sala de aula.Abstract: This work takes up literary literacy and digital literacy, more specifically from the dialogue between traditional poetry and instapoetry in high school. The research was prompted by some persistent problems in working with poetry in schools, such as: the use of the poetic genre as a support for grammatical analysis; the difficulty that students report in catching on poetic texts; the little practice of reading the genre and the lack of materials for working with literature and digital media. Therefore, students constantly show little appreciation for the poetic genre; however they are fond of instapoetry in the digital universe. In this perspective, the research aims to propose the construction of a dialogue between traditional poetry and instapoetry in Literature classes in order to contribute to the formation of literary reading competence of high school students. The theoretical foundation is based on language conceptions, as well as the approaches on technology, digital reading practices, literary and digital literacy. Methodologically, this is a qualitative research followed by a proposal about a problem in working with the poetic genre in high school. Data analysis showed that instapoetry can bring young people closer to the universe of poetic texts, contributing, this way, to the promotion of literary literacy as well as the development of digital literacy. In this way, based on data analysis, it is concluded that the objectives were achieved and the proposal presented will be able to guide high school teachers in relation to the reading poetry in classroom.Made available in DSpace on 2024-02-26T12:29:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Final - Emiliana Angela Magalhaes.pdf: 2386018 bytes, checksum: 1a9180300a6be90ef3067bc9fdb16182 (MD5) Previous issue date: 20231 recurso online (114 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Letramento literárioLetramento digitalPoesiaInstagram (Rede social on-line) - PoesiaDo feed do Instagram à sala de aula : a utilização da instapoesia para o desenvolvimento do letramento literário no Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDissertacao Final - Emiliana Angela Magalhaes.pdfapplication/pdf2386018http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6860/1/Dissertacao%20Final%20-%20Emiliana%20Angela%20Magalhaes.pdf1a9180300a6be90ef3067bc9fdb16182MD5120.500.11874/68602024-02-26 09:29:04.51oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6860Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2024-02-26T12:29:04Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do feed do Instagram à sala de aula : a utilização da instapoesia para o desenvolvimento do letramento literário no Ensino Médio
title Do feed do Instagram à sala de aula : a utilização da instapoesia para o desenvolvimento do letramento literário no Ensino Médio
spellingShingle Do feed do Instagram à sala de aula : a utilização da instapoesia para o desenvolvimento do letramento literário no Ensino Médio
Magalhães, Emiliana Angela, 1982-
Letramento literário
Letramento digital
Poesia
Instagram (Rede social on-line) - Poesia
title_short Do feed do Instagram à sala de aula : a utilização da instapoesia para o desenvolvimento do letramento literário no Ensino Médio
title_full Do feed do Instagram à sala de aula : a utilização da instapoesia para o desenvolvimento do letramento literário no Ensino Médio
title_fullStr Do feed do Instagram à sala de aula : a utilização da instapoesia para o desenvolvimento do letramento literário no Ensino Médio
title_full_unstemmed Do feed do Instagram à sala de aula : a utilização da instapoesia para o desenvolvimento do letramento literário no Ensino Médio
title_sort Do feed do Instagram à sala de aula : a utilização da instapoesia para o desenvolvimento do letramento literário no Ensino Médio
author Magalhães, Emiliana Angela, 1982-
author_facet Magalhães, Emiliana Angela, 1982-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Puzzo, Miriam Bauab
Oliveira, Giovana Flávia de, 1978-
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Emiliana Angela, 1982-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-
contributor_str_mv Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento literário
Letramento digital
Poesia
Instagram (Rede social on-line) - Poesia
topic Letramento literário
Letramento digital
Poesia
Instagram (Rede social on-line) - Poesia
description Orientação: Profa. Dra. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-26T12:29:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-26T12:29:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6860
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (114 f.) : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6860/1/Dissertacao%20Final%20-%20Emiliana%20Angela%20Magalhaes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a9180300a6be90ef3067bc9fdb16182
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844397322534912