Saberes construídos na prática pedagógica de professores na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Ely Soares do
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/933
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Campos Diniz de Castro
id UNITAU_72914a6c152a74bc655e307b519008e3
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/933
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Nascimento, Ely Soares doPacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-Azevedo, Vera Lucia AntonioUniversidade de TaubatéCastro, Maria Aparecida Campos Diniz de, 1951-2023-06-15T20:45:27Z2023-06-15T20:45:27Z2013http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/933Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Campos Diniz de CastroDissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais) - Instituto Básico de Humanidades , Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.Resumo: Este estudo pretendeu identificar os saberes que são construídos na prática pedagógica de docentes que atuam na Educação de Jovens e Adultos. Foi de nosso interesse identificar e analisar como são construídos tais saberes, e apreendê-los em seus significados.Tomamos as contribuições teóricas de Bronfenbrenner (1996), para explicar as influências do contexto e do tempo no desenvolvimento profissional e na construção dos saberes pedagógicos; as pesquisas e reflexões sobre formação de professores, oferecidas por Alarcão (2001), Tardif(2002), Nóvoa (1992),Imbernón (2004) entre outros teóricos que investigam os saberes docentes e os significados que os professores atribuem às experiências profissionais, também foram consideradas.Usamos, ainda, como referência, os documentos oficiais que orientam as ações na prática da Educação de Jovens e Adultos. As questões que orientaram esse estudo são voltadas para as práticas educativas adotadas por um grupo de professores no contexto da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental e Médio. O campo de pesquisa é uma instituição de ensino pública estadual, localizada em uma cidade do interior paulista, que funciona em período integral, de forma dinâmica e diferenciada, com professores se revezando para o atendimento aos alunos, jovens e adultos. Este centro abriga 3000 alunos e 26 professores de diferentes áreas do conhecimento. Da pesquisa, de natureza qualitativa, participaram dezesseis professores sujeitos da observação participante, e um grupo de dez professores que se dispôs a participar das narrativas autobiográficas. Foram valorizados os novos questionamentos que emergem do cotidiano e as reflexões trazidas pelos sujeitos a partir das suas experiências profissionais. O procedimento metodológico foi o autobiográfico e a observação participante. Por meio das narrativas dos sujeitos e da observação participante a pesquisadora coletou dados que possibilitaram a identificação dos saberes. Concluiu-seque os saberes construídos pelos professores na sua prática diária e desenvolvidos no meio em que atuam são afetivos e pedagógicos;e são saberes validados pela prática.Constatamos no contexto investigado uma prática reflexiva como elemento estimulador na construção dos saberes docentes experienciais.Abstract: This study aimed to identify the knowledge that are built in the pedagogical practice of teachers working in Youth and Adults. We were interested in identifying and analyzing how they are constructed such knowledge, and seize them in their meanings. We take the theoretical contributions of Bronfenbrenner (1996) to explain the influences of context and time in professional development and the construction of pedagogical knowledge, research and reflections on teacher training, offered by Alarcão (2001), Tardif (2002), Nóvoa (1992), Imbernon (2004) and other theorists who investigate teacher knowledge and meanings that teachers attach to professional experiences were also considered. Used also as a reference, the official documents that guide the actions in the practice of Education for Youth and Adults. The questions that guided this study are focused on the practices adopted by a group of teachers in the context of Education for Youth and Adults in Primary and Secondary Education. The search field is a state public education institution, located in the interior of a city that works full time in a dynamic and differentiated, with teachers taking turns to care for students, youths and adults. This center houses 3000 students and 26 teachers from different areas of knowledge. Research, qualitative, sixteen teachers participated in the subject participant observation, and a group of ten teachers who volunteered to participate in autobiographical narratives. Were valued new questions that emerge from daily life and the reflections made by the subjects from their professional experiences. The methodological procedure was autobiographical and participant observation. Through the narratives of the subject and participant observation the researcher collected data that allowed the identification of knowledge. It was concluded that the knowledge constructed by teachers in their daily practice and developed in the middle that are affective and pedagogical work, and are validated by practical knowledge. Found in the context investigated reflective practice as enhancer element in the construction of experiential teaching knowledge.Made available in DSpace on 2023-06-15T20:45:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ely Soares de Nascimento_seg.pdf: 7753721 bytes, checksum: 34780e701416f67b5776e0da06a066b3 (MD5) Previous issue date: 2013147f. : il.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.EJA - Educação de jovens e adultosPrática educativaFormação docenteSaberes construídos na prática pedagógica de professores na educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALEly Soares de Nascimento_seg.pdfapplication/pdf7753721http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/933/1/Ely%20Soares%20de%20Nascimento_seg.pdf34780e701416f67b5776e0da06a066b3MD5120.500.11874/9332023-06-15 17:45:27.28oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/933Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-06-15T20:45:27Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Saberes construídos na prática pedagógica de professores na educação de jovens e adultos
title Saberes construídos na prática pedagógica de professores na educação de jovens e adultos
spellingShingle Saberes construídos na prática pedagógica de professores na educação de jovens e adultos
Nascimento, Ely Soares do
EJA - Educação de jovens e adultos
Prática educativa
Formação docente
title_short Saberes construídos na prática pedagógica de professores na educação de jovens e adultos
title_full Saberes construídos na prática pedagógica de professores na educação de jovens e adultos
title_fullStr Saberes construídos na prática pedagógica de professores na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Saberes construídos na prática pedagógica de professores na educação de jovens e adultos
title_sort Saberes construídos na prática pedagógica de professores na educação de jovens e adultos
author Nascimento, Ely Soares do
author_facet Nascimento, Ely Soares do
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Pacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-
Azevedo, Vera Lucia Antonio
Universidade de Taubaté
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Ely Soares do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de, 1951-
contributor_str_mv Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de, 1951-
dc.subject.por.fl_str_mv EJA - Educação de jovens e adultos
Prática educativa
Formação docente
topic EJA - Educação de jovens e adultos
Prática educativa
Formação docente
description Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Campos Diniz de Castro
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-15T20:45:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-15T20:45:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/933
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 147f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/933/1/Ely%20Soares%20de%20Nascimento_seg.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 34780e701416f67b5776e0da06a066b3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844395490672640