A interdisciplinaridade nos anos finais do ensino fundamental em escolas públicas de um município do Vale do Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinelo, Camila Aparecida Silva Rosa, 1984-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5560
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Marcia Maria Dias Reis Pacheco
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spelling Marinelo, Camila Aparecida Silva Rosa, 1984-Souza, Mariana Aranha de, 1980-Pereira, Marli A. L. (Amélia Lucas)Universidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento HumanoPacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-2022-03-31T23:28:34Z2022-03-31T23:28:34Z2019http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5560Orientação: Profa. Dra. Marcia Maria Dias Reis PachecoDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2019.Resumo: Neste estudo entende-se a interdisciplinaridade como componente educacional que promove a circulação dos saberes e a desfragmentação do conhecimento, o que direciona para o desenvolvimento integral de crianças e jovens em suas múltiplas dimensões: física, psíquica, social, biológica, cultural e histórica; possibilitando assim, a integração entre as disciplinas e rompendo com a compartimentação do conhecimento, que dificulta frequentemente a compreensão da totalidade do saber. A presente pesquisa, de caráter qualitativo, exploratório e descritivo, teve como objetivo investigar os conhecimentos sistemáticos sobre a concepção e as práticas de docentes acerca da Interdisciplinaridade na rede municipal de ensino de uma cidade do Vale do Paraíba Paulista. Foram analisadas neste estudo - por meio da aplicação de questionário e realização de entrevistas - as opiniões de 18 (dezoito) professores efetivos que ministram aulas nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) em duas escolas públicas selecionadas por terem atingido a meta estabelecida no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Os dados foram observados seguindo a Análise de Conteúdo de Bardin, por meio de três fases fundamentais: a pré-análise; a exploração do material; e o tratamento dos resultados, incluindo a inferência e a interpretação. Nos resultados, o que se pôde verificar foi: há intencionalidade por parte dos docentes em exercer a Interdisciplinaridade no âmbito escolar, porém essa potência de ação é diminuída frente às dificuldades, que escapam a alçada do professor em solucioná-las, ou mesmo amenizá-las, como por exemplo a falta de apoio da gestão escolar; a própria dinâmica de funcionamento das unidades escolares; e o déficit de formação dos docentes sobre o tema. Soma-se a isso a fragilidade na compreensão conceitual da Interdisciplinaridade por parte destes docentes, o que agrava ainda mais o quadro descrito. Concluiu-se assim que o apoio dos demais setores da escola (gestão, funcionários e comunidade), associada ao investimento em formações continuadas, junto aos professores, seja de fundamental importância, caso o que se queira seja o desenvolvimento da Interdisciplinaridade no ambiente escolar.Abstract: In this study, interdisciplinarity is understood as an educational component that promotes the circulation of knowledge and the defragmentation of knowledge, which directs towards the integral development of children and youth in their multiple dimensions: physical, psychic, social, biological, cultural and historical; thus enabling integration between the disciplines and breaking with the compartmentalization of knowledge, which often makes it difficult to understand the totality of knowledge. The present qualitative, exploratory and descriptive research had as objective to investigate the systematic knowledge about the conception and the practices of teachers about Interdisciplinarity in the municipal network of education of a city of Vale do Paraíba Paulista. In this study - through the application of a questionnaire and interviews - the opinion of 18 (eighteen) effective teachers who taught classes in the final years of Elementary School (6th to 9th grade) in two public schools selected for achieving the goal established in the IDEB (Basic Education Development Index). The data were observed following the Bardin Content Analysis, through three fundamental phases: the pre-analysis; the exploitation of the material; and treatment of results, including inference and interpretation. In the results, what could be verified is that there is intentionality on the part of the teachers to exercise the Interdisciplinarity in the school scope, but this potency of action is diminished in front of the difficulties, that escape the teacher's competence in solving them, such as lack of support from school management; the very dynamics of school units; and the lack of teacher training on the subject. Added to this is the fragility in the conceptual understanding of Interdisciplinarity by these teachers, which further aggravates the picture described. It was concluded that the support of other sectors of the school (management, employees and community), associated to the investment in continuing education, with the teachers, is of fundamental importance, if what is wanted is the development of Interdisciplinarity in the school environment.Made available in DSpace on 2022-03-31T23:28:34Z (GMT). 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