Literatura infanto-juvenil no ensino fundamental : releitura e escrita criativa de contos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Solange Ester Lima
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/842
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda
id UNITAU_7ac63e277a472219c115bf4d75208c7e
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/842
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Peixoto, Solange Ester LimaLopes-Rossi, Maria Aparecida GarciaGurpilhares, Marlene Silva SardinhaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira2019-08-06T12:40:49Z2019-08-06T12:40:49Z2014http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/842Orientação: Profa. Dra. Vera Lúcia Batalha de Siqueira RendaDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2014.Resumo: Recentes avaliações nacionais, como SARESP - Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado São Paulo (2012) e Prova Brasil - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB (2012), apontam um número considerável de alunos brasileiros que não compreendem o que leem e não conseguem escrever um simples bilhete, resultado alarmante que demanda um trabalho mais eficaz voltado para a proficiência em leitura e escrita. Aumentar ou expandir a competência leitora e escritora dos educandos, por meio do contato com a literatura, é um grande desafio para os professores de Língua Portuguesa. Portanto, investir neste objetivo deveria constituir um dos principais escopos da educação e, consequentemente, das instituições escolares que desejam contribuir efetivamente na formação de cidadãos reflexivos, críticos, autônomos e atuantes diante da sociedade. A hipótese que permeia este estudo é que, por meio de um trabalho sistemático com a Literatura Infanto-juvenil no Ensino Fundamental, o aluno se motive para a releitura e a escrita criativa de Contos, desenvolvendo, assim, sua competência leitora e escritora. Esta pesquisa teve como objetivo geral realizar um projeto cujas ações levassem à releitura e à escrita criativa de Contos. O projeto foi denominado "Recriar é preciso!" e realizado com alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública Municipal de São José dos Campos. As produções textuais dos alunos culminaram na confecção de uma antologia de contos. Tendo por base a perspectiva sociointeracionista da Linguística Aplicada, utilizou-se como metodologia a pesquisa-ação que visa a intervir na situação, privilegiando objetivos factíveis. Os aportes teóricos utilizados nesta pesquisa baseiam-se em Bakthin (1992 e 2005) e seus conceitos sobre gênero do discurso e dialogia; Vygotsky (2007) e zona de desenvolvimento proximal; Kleiman (1989), acerca dos processos de leitura e escrita, além de Paiva (2008) e Cosson (2006) sobre literatura. A obra literária infanto-juvenil carrega em si um conteúdo existencial muito intenso, porque estabelece um forte vínculo com a vivência dos alunos, cujas identidades são formadas por diversas vozes. As estratégias de leitura e de produção escrita desenvolvidas se mostraram eficientes e os resultados obtidos foram satisfatórios. Ficou demonstrado neste trabalho que os alunos gostaram dos textos selecionados e se motivaram para a escrita criativa e seus discursos evidenciaram mudanças de atitudes perante suas experiências de vida.Abstract: Recent national evaluations, like SARESP – Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (system of evaluation in the education performance on the state of São Paulo) (2012) and Prova Brasil – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (national system of evaluation on the basic education) – SAEB (2012), show a significant amount of Brazilian students who do not comprehend what they read and cannot write a simple note, an alarming result that demands a more efficient work regarding reading and writing proficiency. Enhancing or expanding the reading and writing skills of students, through the contact with literature, is a big challenge for Portuguese Language teachers. Therefore, investing in this purpose should constitute one of the main scopes of education and, consequently, of educational institutions that wish to effectively contribute in the training of citizens who are sensible, independent and active in society. The hypothesis that permeates this study is that through a systematic work with youth literature during Elementary School, the student motivates himself to re-reading and creative writing of tales, developing this way his reading and writing skills. This research had as a general goal to carry out a project which actions led to re-reading and creative writing of tales. The project was named 'Recriar é preciso!' (Recreating is necessary!) and it was done with ninth grade Middle School students from a city public school of São José dos Campos. The textual productions of the students composed an anthology of stories book. As basis they had the social interactionist perspective of Applied Linguistics, using as methodology the action-research which aims to intervene in the situation, giving priority to feasible goals. The theoretical contribution used in this research were based in Bakthin (1992 and 2005) and his concepts about speech genres and dialogism; Vygotsky (2007) and his proximal zone of development; Kleiman (1989), about reading and writing proceedings, besides Paiva (2008) and Cosson (2006) about literature. The youth literary work has a very intense existential content because it establishes a strong link with the students' experiences, whose identities are formed by different languages. The reading strategies and writing productions developed were considered effective and the obtained results were reasonable. In this work it was proved that students liked the chosen texts and motivated themselves to creative writing and their speeches showed changes of attitude facing life experiences.Made available in DSpace on 2019-08-06T12:40:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Solange Ester Lima Peixoto.pdf: 13050337 bytes, checksum: b742b59eed1b3145802aa0bee53b367d (MD5) Previous issue date: 2014Mestrado145 p. : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADALinguagemEscritaContoLiteratura infantojuvenilLiteratura infanto-juvenil no ensino fundamental : releitura e escrita criativa de contosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALSolange Ester Lima Peixoto.pdfapplication/pdf13050337http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/842/1/Solange%20Ester%20Lima%20Peixoto.pdfb742b59eed1b3145802aa0bee53b367dMD5120.500.11874/8422019-09-10 17:31:15.168oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/842Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:31:15Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Literatura infanto-juvenil no ensino fundamental : releitura e escrita criativa de contos
title Literatura infanto-juvenil no ensino fundamental : releitura e escrita criativa de contos
spellingShingle Literatura infanto-juvenil no ensino fundamental : releitura e escrita criativa de contos
Peixoto, Solange Ester Lima
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Linguagem
Escrita
Conto
Literatura infantojuvenil
title_short Literatura infanto-juvenil no ensino fundamental : releitura e escrita criativa de contos
title_full Literatura infanto-juvenil no ensino fundamental : releitura e escrita criativa de contos
title_fullStr Literatura infanto-juvenil no ensino fundamental : releitura e escrita criativa de contos
title_full_unstemmed Literatura infanto-juvenil no ensino fundamental : releitura e escrita criativa de contos
title_sort Literatura infanto-juvenil no ensino fundamental : releitura e escrita criativa de contos
author Peixoto, Solange Ester Lima
author_facet Peixoto, Solange Ester Lima
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia
Gurpilhares, Marlene Silva Sardinha
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Solange Ester Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira
contributor_str_mv Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Linguagem
Escrita
Conto
Literatura infantojuvenil
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Escrita
Conto
Literatura infantojuvenil
description Orientação: Profa. Dra. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-06T12:40:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-06T12:40:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/842
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 145 p. : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/842/1/Solange%20Ester%20Lima%20Peixoto.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b742b59eed1b3145802aa0bee53b367d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844385439023104