As representações sociais e a construção identitária do professor na ótica de acadêmicos de licenciaturas de Santarém/PA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/929 |
Resumo: | Orientação: Profa. Dra. Edna Maria Querido de Oliveira Chamon |
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Dias, Gilmar LopesFurlan, Marcos Roberto, 1959-Santos, Roseli Albino dos, 1968-Boto, Carlota, 1961-Universidade de TaubatéChamon, Edna Maria Querido de Oliveira, 1961-2023-06-15T20:50:36Z2023-06-15T20:50:36Z2013http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/929Orientação: Profa. Dra. Edna Maria Querido de Oliveira ChamonDissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais) - Instituto Básico de Humanidades , Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.Resumo: Esse estudo teve como objetivo identificar e descrever as representações sociais e a construção identitária do professor, para acadêmicos de licenciaturas. Utilizou-se um referencial teórico interdisciplinar, referente às representações sociais e a formação da identidade social, numa perspectiva psicossocial. A pesquisa foi desenvolvida em quatro Instituições de Ensino Superior, localizadas na Cidade de Santarém/PA, sendo duas instituições públicas e duas privadas. A população pesquisada foi composta de 1.488 estudantes de graduação, matriculados nas instituições pesquisadas. Trata-se de um estudo realizado por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, que teve como amostra 580 graduandos, matriculados em nove cursos de licenciatura. Como ferramenta de coleta foi utilizado um questionário, desenvolvido por Chamon (2003), composto de questões abertas e fechadas, por meio do qual se buscou identificar as crenças, as atitudes e os valores dos sujeitos da amostra, sobre o objeto de pesquisa: "ser professor". Algumas das questões fechadas permitiram aos respondentes a livre escolha de uma ou mais respostas entre as alternativas propostas, outras solicitavam o posicionamento dos mesmos sobre determinadas proposições, sendo que para esse tipo de questão se utilizou a Escala de Likert. Os dados quantitativos foram tabulados com o auxílio do software Sphinx®, possibilitando a sua apresentação na forma de figuras e de tabelas, assim como a análise a partir da estatística descritiva sobre os valores máximos e mínimos, da média e do desvio padrão. Os dados qualitativos foram coletados a partir das respostas formuladas pelos licenciandos, para a última questão do instrumento de coleta de dados. Trata-se de uma questão aberta, respondida por 506 sujeitos, cujas respostas foram categorizadas com o auxílio do software ALCESTE®, que permitiu a posterior análise por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados sociodemográficos encontrados no presente estudo corroboram os encontrados em outras pesquisas desenvolvidas no país, demonstrando que os acadêmicos matriculados nos cursos de licenciatura, em geral, são provenientes das famílias pertencentes aos extratos sociais desfavorecidos, com renda de até três salários mínimos. As representações sociais sobre o objeto do presente estudo caracterizam a docência como uma ocupação desvalorizada e pouco reconhecida, porém muito útil socialmente e que exige criatividade e dedicação por parte dos professores, sendo também muito complexa e que acumula diversas funções além do ato pedagógico. A construção da identidade social e profissional dos licenciandos ocorre por meio das dinâmicas de afirmação e confirmação identitárias.Abstract: This study aimed to identify and describe the social representations and identity construction teacher for students of undergraduates. We used a theoretical interdisciplinary method, relative to the social representations and social identity formation, in a psychosocial perspective. The research was conducted in four higher education institutions located in the city of Santarém/PA, two public and two private. The research population consisted of 1,488 undergraduate students enrolled in the institutions surveyed. This is study using an exploratory and descriptive, with quantitative and qualitative approach, which had a sample size of 580 undergraduates enrolled in nine courses. As collection data tool was used a questionnaire developed by Chamon (2003), composed of open and closed questions, through which it sought to identify the beliefs, attitudes and values of the sample, on the subject of research 'be a teacher'. Some of the questions were closed and allowed to the respondents the free choice of one or more responses among the proposed alternatives, in other questions was requested the placement of the interviewed about certain propositions, and for this type of question was used the Likert Scale. The quantitative data were tabulated with the help of the Sphinx ® software, allowing its presentation in the form of figures and tables, as well as analysis from the descriptive statistic on the maximum and minimum values, mean and standard deviation. The qualitative data were collected from the responses formulated by undergraduates, for the latest question of data collection instrument. It is about an open question answered by 506 subjects, whose responses were categorized by the help of software ALCESTE® enabling later analysis by the technique of content analysis. The sociodemographic results found in this study corroborate the findings of other research carried out in our country, showing that the students enrolled in bachelor degree usually come from families belonging to the lower social classes, which receive up to three minimum wages. The social representations about the object of the present study characterizes teaching as an occupation undervalued and unrecognized, but very useful socially and that requires creativity and dedication by teachers, is also very complex and it accumulates various functions beyond pedagogical act. The construction of social identity and professional undergraduate occurs through the dynamics of identity affirmation and identity confirmation.Made available in DSpace on 2023-06-15T20:50:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gilmar Lopes Dias_seg.pdf: 1818765 bytes, checksum: 4a2ed9dada879738cef57e596551b0ad (MD5) Previous issue date: 2013228f. : il.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Formação de professoresRepresentação socialIdentidade socialEnsino superiorAs representações sociais e a construção identitária do professor na ótica de acadêmicos de licenciaturas de Santarém/PAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALGilmar Lopes Dias_seg.pdfapplication/pdf1818765http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/929/1/Gilmar%20Lopes%20Dias_seg.pdf4a2ed9dada879738cef57e596551b0adMD5120.500.11874/9292023-06-15 17:50:36.576oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/929Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-06-15T20:50:36Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
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