Características das provas de Língua Portuguesa aplicadas ao 6º ano de uma Rede Municipal de Ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Luiza Ribeiro de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5703
Resumo: Orientação: Profa, Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi
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spelling Melo, Luiza Ribeiro deAlmeida, Maria do Carmo Souza de, 1968-Caldas, Alba Helena FernandesUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaLopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-2022-05-09T20:45:36Z2022-05-09T20:45:36Z2018http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5703Orientação: Profa, Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes RossiDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Lingúistica Aplicada, Taubaté, 2018.Resumo: O tema específico desta pesquisa são as características das questões das avaliações aplicadas ao 6º ano, em 2014, em uma Rede Municipal de Ensino, de um Município do Estado de São Paulo. A observação destes possíveis problemas motivou a seleção desse corpus de pesquisa: a qualidade duvidosa de muitas questões referentes aos textos apresentados para leitura e interpretação e a repetição de gêneros discursivos e pouca representatividade de outros gêneros que são indicados para o trabalho com leitura no Ensino Fundamental por documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e a Proposta Curricular de São Paulo (SÃO PAULO, 2008). A Rede Municipal de Ensino que elabora e aplica as provas tem esses documentos como referência. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é investigar as características das questões de Língua Portuguesa das avaliações aplicadas ao 6º ano, em 2014, em uma Rede Municipal do Estado de São Paulo, num total de 4 provas e de 20 questões. Especificamente, os objetivos são: 1) fazer um levantamento dos gêneros discursivos utilizados como base para as questões; 2) identificar o conhecimento exigido pela questão (nível de compreensão leitora ou conhecimento linguístico); 3) avaliar a qualidade dos enunciados das questões e das alternativas propostas em termos de clareza e precisão; 4) verificar se as habilidades indicadas, na versão da prova para o professor, correspondem às questões. Esta pesquisa se justifica por fornecer subsídios para os coordenadores pedagógicos e professores que realizam o trabalho de elaboração de avaliações de Língua Portuguesa e para os demais professores que se interessem por avaliações. Os procedimentos de pesquisa utilizados são de caráter qualitativo e interpretativo, à luz de pressupostos teóricos baseados na concepção sociocognitiva de leitura, no conceito bakhtiniano de gênero discursivo, no conceito de habilidades de leitura, nas instruções do Guia para Elaboração de Itens de Língua Portuguesa (BRASIL, 2003) e em concepções de ensino de língua portuguesa. Os resultados mostraram que a grande maioria das questões não segue plenamente as instruções do guia citado, não variou as escolhas dos gêneros discursivos e não explorou as características desses gêneros. Com relação ao nível de compreensão leitora, em alguns bimestres, o enfoque maior foi na decodificação e não nas inferências. A qualidade dos enunciados e das alternativas deixou a desejar, em muitos casos, por mais de uma resposta correta ou mesmo inexistência de alternativa realmente correta, incorreção enunciativa, inadequação de habilidades indicadas com determinadas questões. Com relação aos aspectos linguísticos, muito se cobrou de nomenclatura e classificação gramatical, sendo que essa abordagem de ensino não corresponde ao sugerido pelos documentos oficiais de ensino citados. Conclui-se que essas provas não são um bom instrumento de avaliação das habilidades linguísticas dos alunos do 6º ano e podem melhorar se forem observados e corrigidos os problemas apontados nesta pesquisa. Com um conhecimento maior sobre os aspectos em que essas avaliações podem se aperfeiçoar, os professores e coordenadores pedagógicos terão condições de desenvolver um trabalho melhor com alunos.Abstract:The specific theme of this research is the characteristics of the evaluation questions applied to the 6th year in 2014, in a Municipal Teaching Network of a Municipality of the State of São Paulo. The observation of these possible problems motivated the selection of this corpus of research: the dubious quality of many questions regarding the texts presented for reading and interpretation and the repetition of discursive genres and little representation of other genres that are indicated for reading work in Elementary School by documents such as the National Curricular Parameters (BRASIL, 1998) and the Curricular Proposal of São Paulo (SÃO PAULO, 2008). The Municipal Teaching Network that elaborates and applies the tests has these documents as reference. Thus, the general objective of this research is to investigate the characteristics of the Portuguese Language questions of the evaluations applied to the 6th year, in 2014, in a Municipal Network of the State of São Paulo, in a total of 4 exams and 20 questions. Specifically, the objectives are: 1) to make a survey of the discursive genres used as basis for the questions; 2) identify the knowledge required by the question (level of reading comprehension or linguistic knowledge); 3) to assess the quality of the statements of the issues and the alternatives proposed in terms of clarity and precision; 4) check if the indicated skills, in the test version for the teacher, correspond to the questions. This research is justified by providing subsidies for pedagogical coordinators and teachers who carry out the work of preparing Portuguese Language Assessments and for other teachers interested in evaluations. The research procedures used are qualitative and interpretive in the light of theoretical assumptions based on the sociocognitive conception of reading, the Bakhtinian concept of discursive gender, the concept of reading skills, the instructions of the Guide for Elaboration of Portuguese Language Items (BRASIL, 2003) and in conceptions of Portuguese language teaching. The results showed that the great majority of the questions do not fully follow the instructions of the guide mentioned, did not vary the choices of the discursive genres and did not explore the characteristics of these genres. Regarding the level of reading comprehension, in some bimestres, the major focus was in the decoding and not in the inferences. The quality of statements and alternatives is often lacking in a correct response or even lack of a really correct alternative, enunciative inaccuracy, inadequacy of indicated skills with certain questions. Regarding the linguistic aspects, much was charged for nomenclature and grammatical classification, and this teaching approach does not correspond to the one suggested by the official teaching documents cited. It is concluded that these tests are not a good tool to evaluate the language skills of 6th grade students and can improve if the problems pointed out in this research are observed and corrected. With greater knowledge about the aspects in which these assessments can be improved, teachers and pedagogical coordinators will be able to develop a better work with students.Made available in DSpace on 2022-05-09T20:45:36Z (GMT). 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