O contexto escolar em análise : as práticas do Gestor Escolar e as mudanças no cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Rita Aparecida dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/891
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Roseli Albino dos Santos
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spelling Reis, Rita Aparecida dosSouza, Mariana AranhaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento HumanoSantos, Roseli Albino dos2019-08-05T16:40:37Z2019-08-05T16:40:37Z2014http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/891Orientação: Profa. Dra. Roseli Albino dos SantosDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2014.Resumo: O presente trabalho teve por finalidade investigar as estratégias adotadas por uma escola pública de ensino fundamental, tendo como meta a superação do baixo desempenho apresentado pelos alunos na Prova Brasil e a análise das possíveis relações entre as ações adotadas pelo Gestor Escolar, as mudanças ocorridas no contexto escolar e a melhoria dos resultados da avaliação externa - Prova Brasil. Trata-se de um estudo de caso de uma escola pública de um município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A escola em questão apresentou - com base nos dados do IDEB/2007 - rendimento insatisfatório quanto ao seu desempenho didático-pedagógico, em especial, com as turmas de quinto ano do Ensino Fundamental, foco da avaliação, sendo considerada prioritária pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Em 2009, com a mudança do Gestor Escolar, alavancou seus resultados. Das cinco escolas consideradas prioritárias no município, foi a que mais cresceu na avaliação da Prova Brasil (IDEB/2009), apresentando melhor desempenho nos resultados. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o gestor e oito professores, tendo como eixos norteadores as ações do Gestor Escolar, os professores frente às mudanças e os fundamentos teóricos metodológicos (Gestão Democrática/participativa e Atitudes interdisciplinares); um Grupo focal envolvendo a equipe escolar: Gestor Escolar, vice-Gestor Escolar, coordenador pedagógico e oito professores do ensino fundamental (séries iniciais) e análise documental ( Projeto Político Pedagógico da escola e do Plano de Gestão). Também foram feitas observações pela pesquisadora no campo de pesquisa. Para a análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2009), que favoreceu a articulação dos dados e a sustentação dos resultados. Os dados empíricos foram trabalhados numa perspectiva relacional. Nesse sentido, foram construídos cinco eixos de análise. O estudo indicou que os resultados das avaliações externas (Prova Brasil) representaram um pretexto para que a escola se reorganizasse e reinventasse sua cultura. Pode-se perceber que as ações do Gestor Escolar, desposando de uma postura democrática e participativa, auxiliaram no desenvolvimento de atitudes e práticas interdisciplinares, que culminaram em melhoria da qualidade de ensino oferecida pela escola e, consequentemente, em melhores índices nas avaliações externas.Abstract: The present work has for purpose to investigate the strategies adopted by a public school of fundamental teaching tends as goal the superação of the bass acting presented by the students in the Prova Brasil and to analyze the possible relationships among the actions adopted by the School Manager, the changes happened in the school context and the improvement of the results of the external evaluation–it Proves Brazil. It is a study of case of a public school of a municipal district of the Metropolitan Area of the it is Worth of Paraíba and North Coast. The school in subject presented for the data of IDEB - 2007–unsatisfactory revenue with relationship to its didactic-pedagogic acting, especially, with the groups of 5ºano of the Fundamental Teaching, focus of this evaluation, being considered prioritária by the Clerkship of the Education of the State of São Paulo. In 2009, with the School Manager's change, its alavancou results. Of the five schools considered prioritárias in the municipal district went to that more grew in Prova Brazil's evaluation - (IDEB–2009), presenting better acting in its results. Interviews semi was accomplished - structured tends as axes norteadores: the School Manager's actions, the teachers front to the changes and the methodological Theoretical foundations (Democratic Administration / participativa and Attitudes interdisciplinares); focal Group involving the school team, School Manager, School vice-manager, pedagogic coordinator and eight teachers of the fundamental teaching II and also documental analysis (I Project Political Pedagogic of the school and of the Plan of Administration). They were also made observations by the researcher in the research field. For the analysis of the data the analysis of content of Bardin was used (2009), that favored the articulation of the data and the sustentação of the results. The preliminary results indicate that the School Manager's actions looked for a collective construction, by means of an implementação of participation channels, possibly favoring the school of to socialize its culture and to contribute for the democratization. The results of the external evaluations Prove Brazil, they represented a pretext for the school to reorganize and to reinvent its culture, and the democratic administration and participativa, it went that looked for roads for a quality school. It can be noticed that the actions of the Manager School desposando of a democratic posture and participativa aided in the development of attitudes and practical interdisciplinares.Made available in DSpace on 2019-08-05T16:40:37Z (GMT). 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