Uni, duni, tê, eu e você, vamos brincar do quê? : a brincadeira como possibilidade de construção da identidade racial e de gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ameal, Simone de Almeida Antonio, 1976-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6979
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Liliane Bordignon de Souza
id UNITAU_82b0f214527fb66dafa9ad7e5790b634
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6979
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Ameal, Simone de Almeida Antonio, 1976-Magalhães, Luciana de Oliveira RochaSantiago, FlavioUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoSouza, Liliane Bordignon de2024-03-15T21:22:59Z2024-03-15T21:22:59Z2023http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6979Orientação: Profa. Dra. Liliane Bordignon de SouzaDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2023.Resumo: A presente pesquisa, está inserida na linha de pesquisa Inclusão e Diversidade Sociocultural e investiga como as brincadeiras realizadas na Educação Infantil contribuem com a construção da identidade racial e de gênero das crianças pequenas na percepção e na prática pedagógica de professoras. Para responder essa indagação desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, etnográfica. Foram participantes dessa pesquisa a professora pesquisadora, as professoras da instituição e uma turma de crianças matriculadas no último ano da Educação Infantil de uma instituição localizada em um município do Vale do Paraíba. O objetivo da pesquisa foi compreender como as professoras da Educação Infantil constroem materialidade para proporcionar a construção da identidade racial e de gênero, por meio das brincadeiras entre as crianças. A construção de dados ocorreu por meio de observação participante das brincadeiras planejadas ou espontâneas realizadas durante o período de aula, as quais compuseram os registros do caderno de campo. Com intuito de contextualizar o cenário da escola, solicitou-se que as professoras da escola respondessem um questionário. Além disso, realizamos uma análise do Projeto Político Pedagógico da escola. A professora da turma observada pela pesquisadora foi convidada a participar de uma entrevista semiestruturada. A coleta de dados in loco durou aproximadamente 2 meses, visitando a escola regularmente duas vezes por semana. Os resultados alcançados demonstram as formas como as crianças e professora desenvolvem construção de conhecimento por meio da brincadeira, revelando a importância do brincar na construção das identidades racial e de gênero na infância; além disso, demonstra a relevância dessa ação no processo de aprendizagem das crianças pequenas.Abstract: The present research is inserted in the research line Inclusion and sociocultural diversity and investigates how the games played in Kindergarten contribute to the construction of racial and gender identity of young children in the perception and pedagogical practice of female teachers. To answer this question, a qualitative, ethnographic research was developed. Participants in this research were the research teacher, the institution's teachers and a group of children enrolled in the last year of Early Childhood Education at an institution located in a municipality in the Vale do Paraíba. The objective of the research was to understand how early childhood education teachers build materiality to provide the construction of racial and gender identity through play among children. Data construction took place through participant observation of planned or spontaneous games performed during the class period, which made up the field notebook records. In order to contextualize the school scenario, the school teachers were asked to answer a questionnaire. In addition, we carried out an analysis of the school's Pedagogical Political Project. The class teacher observed by the researcher was invited to participate in a semistructured interview. On-site data collection lasted approximately 2 months, visiting the school regularly twice a week. The results achieved demonstrate the ways in which the children and the teacher develop knowledge construction through play, revealing the importance of playing in the construction of racial and gender identities in childhood; in addition, it demonstrates the relevance of this action in the learning process of young children.Made available in DSpace on 2024-03-15T21:22:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DM Simone de Almeida Antonio Ameal.pdf: 938684 bytes, checksum: 01f5428758fbe41215e913a203be7b11 (MD5) Previous issue date: 20231 recurso online (142 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Educação infantilJogos e brincadeirasIdentidade de gêneroIdentidade racialUni, duni, tê, eu e você, vamos brincar do quê? : a brincadeira como possibilidade de construção da identidade racial e de gêneroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDM Simone de Almeida Antonio Ameal.pdfapplication/pdf938684http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6979/1/DM%20Simone%20de%20Almeida%20Antonio%20Ameal.pdf01f5428758fbe41215e913a203be7b11MD5120.500.11874/69792024-03-15 18:22:59.463oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6979Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2024-03-15T21:22:59Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uni, duni, tê, eu e você, vamos brincar do quê? : a brincadeira como possibilidade de construção da identidade racial e de gênero
title Uni, duni, tê, eu e você, vamos brincar do quê? : a brincadeira como possibilidade de construção da identidade racial e de gênero
spellingShingle Uni, duni, tê, eu e você, vamos brincar do quê? : a brincadeira como possibilidade de construção da identidade racial e de gênero
Ameal, Simone de Almeida Antonio, 1976-
Educação infantil
Jogos e brincadeiras
Identidade de gênero
Identidade racial
title_short Uni, duni, tê, eu e você, vamos brincar do quê? : a brincadeira como possibilidade de construção da identidade racial e de gênero
title_full Uni, duni, tê, eu e você, vamos brincar do quê? : a brincadeira como possibilidade de construção da identidade racial e de gênero
title_fullStr Uni, duni, tê, eu e você, vamos brincar do quê? : a brincadeira como possibilidade de construção da identidade racial e de gênero
title_full_unstemmed Uni, duni, tê, eu e você, vamos brincar do quê? : a brincadeira como possibilidade de construção da identidade racial e de gênero
title_sort Uni, duni, tê, eu e você, vamos brincar do quê? : a brincadeira como possibilidade de construção da identidade racial e de gênero
author Ameal, Simone de Almeida Antonio, 1976-
author_facet Ameal, Simone de Almeida Antonio, 1976-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Magalhães, Luciana de Oliveira Rocha
Santiago, Flavio
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Ameal, Simone de Almeida Antonio, 1976-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Liliane Bordignon de
contributor_str_mv Souza, Liliane Bordignon de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Jogos e brincadeiras
Identidade de gênero
Identidade racial
topic Educação infantil
Jogos e brincadeiras
Identidade de gênero
Identidade racial
description Orientação: Profa. Dra. Liliane Bordignon de Souza
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-15T21:22:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-15T21:22:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6979
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (142 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6979/1/DM%20Simone%20de%20Almeida%20Antonio%20Ameal.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 01f5428758fbe41215e913a203be7b11
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263162418397184