Discursos sobre a oralidade padrão em Língua Portuguesa por alunos do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Eliane Crstina de Faria
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/762
Resumo: Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.
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spelling Pereira, Eliane Crstina de FariaLopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-Cavallari, Juliana SantanaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaGhiraldelo, Claudete Moreno2023-09-18T13:50:00Z2023-09-18T13:50:00Z2013http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/762Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.O objetivo desta dissertação é identificar e compreender se os alunos de 2º e 3º anos do Ensino Médio de uma escola pública percebem o quanto (não) incorporam os conhecimentos estudados em LP à lingua oral padrão. Esta pesquisa tem como base teórica a Análise de Discurso de linha francesa. Aqui, discute-se o descentramento do sujeito e do sentido nas práticas discursivas: lugar em que afloram as significações, o assujeitamento daquele que desempenha diversos papeis de acordo com as várias posições que ocupa nos interdiscursos. É a formação discursiva que determina o que pode ou deve ser falado de acordo com o lugar social que ele ocupa. O corpus desta pesquisa é composto por entrevistas orais individuais (gravadas em áudio), junto a catorze alunos de uma escola pública. As entrevistas semiestruturadas seguiram um roteiro com perguntas sobre a importância, ou não, da oralidade padrão no cotidiano dos alunos e como eles percebem as maneiras como falam, se mais ou menos próximas de formas padrão (aqui entendidas como as da norma padrão, prescritas nas gramáticas normativas). As entrevistas foram coletadas em salas de aula e no pátio da escola. Levantamos a hipótese de que o motivo que leva os jovens, de modo geral, a não incorporarem a língua oral padrão às suas práticas de oralidade se deve ao desejo, ainda que insconciente, de permanecerem inseridos no grupo etário e social das quais fazem parte. Como resultados percebemos que, para os jovens, a oralidade formal está associada à escrita, pertence aos adultos, é algo rígido está atrelada a importância que eles dão à pessoa, à profissão do falante.Made available in DSpace on 2023-09-18T13:50:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eliane Cristina de Faria Pereira.pdf: 878355 bytes, checksum: c2bf5152d714fb2c9cd5b1fbc65cb587 (MD5) Previous issue date: 201379f. : digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.OralidadeEnsino médioLíngua portuguesaAnálise do discurso da linha francesaDiscursos sobre a oralidade padrão em Língua Portuguesa por alunos do Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALEliane Cristina de Faria Pereira.pdfapplication/pdf878355http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/762/1/Eliane%20Cristina%20de%20Faria%20Pereira.pdfc2bf5152d714fb2c9cd5b1fbc65cb587MD5120.500.11874/7622023-09-18 10:50:00.605oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/762Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-09-18T13:50Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
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