O agir docente representado no documento oficial da Prova Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/946 |
Resumo: | Orientação: Profa. Dra. Eliana Vianna Brito Kozma |
id |
UNITAU_8894500019c539cab4fd0accfd8e0015 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/946 |
network_acronym_str |
UNITAU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Claudia MeireCarvalho, Adriana Cintra de, 1973-Prados, Rosália Maria NettoAlvarez, Sonia MariaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaBrito, Eliana Vianna, 1958-2020-10-20T12:32:29Z2020-10-20T12:32:29Z2014http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/946Orientação: Profa. Dra. Eliana Vianna Brito KozmaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2014.Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar as reconfigurações do agir docente no documento oficial da Prova Brasil com o intuito de compreender como esse documento auxilia ou não no planejamento do professor. Desta forma, visamos mostrar como está representado o trabalho educacional nos textos prescritivos encontrados no citado documento oficial. Para isso, adotamos a fundamentação teórica no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) a fim de compreender as reconfigurações do agir humano, conforme Ricoeur (1983/1994) e a sua relação com a linguagem e o trabalho educacional. Utilizamos ainda, os aportes teóricos das Ciências do Trabalho, mais precisamente a Clínica da Atividade (Clot, 1999, 2001; Faïta, 2001) e Ergonomia da Atividade (Amigues, 2002; Saujat, 2004, 2005) para o aprofundamento das questões ligadas ao trabalho educacional. Analisamos um corpus do documento da Prova Brasil, cujo denominador comum é a reflexão em torno dos textos prescritivos. Assim, visamos compreender o conjunto de diferenças entre o trabalho realizado e o trabalho prescrito, sendo que a prescrição é constitutiva do trabalho. A análise dos textos do documento oficial da Prova Brasil permitiu verificar que as prescrições caracterizam o trabalho do professor, entretanto as orientações didáticas quanto à prova são imprecisas dificultando o desenvolvimento em sala de aula.Abstract: This study aims to investigate the reconfiguration of teaching acting in an official document of Brazil Proof in order to understand how this text assists in the planning or not the teacher .Thus, we aim to show how the educational work is represented in prescriptive texts found in the official document. For this, we adopt the theoretical framework under Interactionism Sociodiscursivo (ISD) in order to understand the reconfigurations of human action as Ricoeur (1993/1994) and its relationship to language and educational work; Moreover, we use the theoretical contributions of Labour Studies, but precisely the Clinic of Activity (Clot, 1999, 2001; Faita, 2001) and Ergonomics of Activity (Amigues, 2002; Saujat, 2004, 2005) for further discussion on issues related to educational work . We analyzed a corpus of Brazil Proof document, whose common denominator is the reflection about the prescriptive texts. Thus, we aim to understand the set of differences between the work and the prescribed work, and the prescription is constitutive of the work. The analysis of the texts of official document of Brazil evidence has shown that the requirements featuring the work of teacher, but the teaching guidelines as evidence are inaccurate hindering development in the classroom. Key Words:Made available in DSpace on 2020-10-20T12:32:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudia Meire Rodrigues.pdf: 1232966 bytes, checksum: 7033472766b9c533b062e410e7536f1a (MD5) Previous issue date: 201493 f. : il.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Interacionismo sociodiscursivoTextoTrabalho docenteO agir docente representado no documento oficial da Prova Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALClaudia Meire Rodrigues.pdfapplication/pdf1232966http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/946/1/Claudia%20Meire%20Rodrigues.pdf7033472766b9c533b062e410e7536f1aMD5120.500.11874/9462021-07-05 18:31:49.258oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/946Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2021-07-05T21:31:49Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O agir docente representado no documento oficial da Prova Brasil |
title |
O agir docente representado no documento oficial da Prova Brasil |
spellingShingle |
O agir docente representado no documento oficial da Prova Brasil Rodrigues, Claudia Meire Interacionismo sociodiscursivo Texto Trabalho docente |
title_short |
O agir docente representado no documento oficial da Prova Brasil |
title_full |
O agir docente representado no documento oficial da Prova Brasil |
title_fullStr |
O agir docente representado no documento oficial da Prova Brasil |
title_full_unstemmed |
O agir docente representado no documento oficial da Prova Brasil |
title_sort |
O agir docente representado no documento oficial da Prova Brasil |
author |
Rodrigues, Claudia Meire |
author_facet |
Rodrigues, Claudia Meire |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Carvalho, Adriana Cintra de, 1973- Prados, Rosália Maria Netto Alvarez, Sonia Maria Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Claudia Meire |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brito, Eliana Vianna, 1958- |
contributor_str_mv |
Brito, Eliana Vianna, 1958- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interacionismo sociodiscursivo Texto Trabalho docente |
topic |
Interacionismo sociodiscursivo Texto Trabalho docente |
description |
Orientação: Profa. Dra. Eliana Vianna Brito Kozma |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-20T12:32:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-10-20T12:32:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/946 |
url |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv |
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
93 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNITAU |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNITAU instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
collection |
Repositório Institucional da UNITAU |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/946/1/Claudia%20Meire%20Rodrigues.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7033472766b9c533b062e410e7536f1a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844391663370240 |