O agir docente representado no documento oficial da Prova Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Claudia Meire
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/946
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Eliana Vianna Brito Kozma
id UNITAU_8894500019c539cab4fd0accfd8e0015
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/946
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Rodrigues, Claudia MeireCarvalho, Adriana Cintra de, 1973-Prados, Rosália Maria NettoAlvarez, Sonia MariaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaBrito, Eliana Vianna, 1958-2020-10-20T12:32:29Z2020-10-20T12:32:29Z2014http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/946Orientação: Profa. Dra. Eliana Vianna Brito KozmaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2014.Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar as reconfigurações do agir docente no documento oficial da Prova Brasil com o intuito de compreender como esse documento auxilia ou não no planejamento do professor. Desta forma, visamos mostrar como está representado o trabalho educacional nos textos prescritivos encontrados no citado documento oficial. Para isso, adotamos a fundamentação teórica no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) a fim de compreender as reconfigurações do agir humano, conforme Ricoeur (1983/1994) e a sua relação com a linguagem e o trabalho educacional. Utilizamos ainda, os aportes teóricos das Ciências do Trabalho, mais precisamente a Clínica da Atividade (Clot, 1999, 2001; Faïta, 2001) e Ergonomia da Atividade (Amigues, 2002; Saujat, 2004, 2005) para o aprofundamento das questões ligadas ao trabalho educacional. Analisamos um corpus do documento da Prova Brasil, cujo denominador comum é a reflexão em torno dos textos prescritivos. Assim, visamos compreender o conjunto de diferenças entre o trabalho realizado e o trabalho prescrito, sendo que a prescrição é constitutiva do trabalho. A análise dos textos do documento oficial da Prova Brasil permitiu verificar que as prescrições caracterizam o trabalho do professor, entretanto as orientações didáticas quanto à prova são imprecisas dificultando o desenvolvimento em sala de aula.Abstract: This study aims to investigate the reconfiguration of teaching acting in an official document of Brazil Proof in order to understand how this text assists in the planning or not the teacher .Thus, we aim to show how the educational work is represented in prescriptive texts found in the official document. For this, we adopt the theoretical framework under Interactionism Sociodiscursivo (ISD) in order to understand the reconfigurations of human action as Ricoeur (1993/1994) and its relationship to language and educational work; Moreover, we use the theoretical contributions of Labour Studies, but precisely the Clinic of Activity (Clot, 1999, 2001; Faita, 2001) and Ergonomics of Activity (Amigues, 2002; Saujat, 2004, 2005) for further discussion on issues related to educational work . We analyzed a corpus of Brazil Proof document, whose common denominator is the reflection about the prescriptive texts. Thus, we aim to understand the set of differences between the work and the prescribed work, and the prescription is constitutive of the work. The analysis of the texts of official document of Brazil evidence has shown that the requirements featuring the work of teacher, but the teaching guidelines as evidence are inaccurate hindering development in the classroom. Key Words:Made available in DSpace on 2020-10-20T12:32:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudia Meire Rodrigues.pdf: 1232966 bytes, checksum: 7033472766b9c533b062e410e7536f1a (MD5) Previous issue date: 201493 f. : il.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Interacionismo sociodiscursivoTextoTrabalho docenteO agir docente representado no documento oficial da Prova Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALClaudia Meire Rodrigues.pdfapplication/pdf1232966http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/946/1/Claudia%20Meire%20Rodrigues.pdf7033472766b9c533b062e410e7536f1aMD5120.500.11874/9462021-07-05 18:31:49.258oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/946Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2021-07-05T21:31:49Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O agir docente representado no documento oficial da Prova Brasil
title O agir docente representado no documento oficial da Prova Brasil
spellingShingle O agir docente representado no documento oficial da Prova Brasil
Rodrigues, Claudia Meire
Interacionismo sociodiscursivo
Texto
Trabalho docente
title_short O agir docente representado no documento oficial da Prova Brasil
title_full O agir docente representado no documento oficial da Prova Brasil
title_fullStr O agir docente representado no documento oficial da Prova Brasil
title_full_unstemmed O agir docente representado no documento oficial da Prova Brasil
title_sort O agir docente representado no documento oficial da Prova Brasil
author Rodrigues, Claudia Meire
author_facet Rodrigues, Claudia Meire
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Carvalho, Adriana Cintra de, 1973-
Prados, Rosália Maria Netto
Alvarez, Sonia Maria
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Claudia Meire
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brito, Eliana Vianna, 1958-
contributor_str_mv Brito, Eliana Vianna, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Interacionismo sociodiscursivo
Texto
Trabalho docente
topic Interacionismo sociodiscursivo
Texto
Trabalho docente
description Orientação: Profa. Dra. Eliana Vianna Brito Kozma
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-20T12:32:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-20T12:32:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/946
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 93 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/946/1/Claudia%20Meire%20Rodrigues.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7033472766b9c533b062e410e7536f1a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844391663370240