Estudo da vibração nos assentos dos pilotos dos helicópteros Airbus AS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolini, André Luis Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4343
Resumo: Orientador: Prof. Dr. José Rubens de Camargo
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spelling Nicolini, André Luis SilvaSoares, Álvaro Manoel de Souza, 1960-Ribeiro, Marcos ValérioUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Engenharia MecânicaCamargo, Jose Rubens de, 1966-2021-10-13T20:43:08Z2021-10-13T20:43:08Z2019http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4343Orientador: Prof. Dr. José Rubens de CamargoDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica, Taubaté, 2019.Mestrado em Engenharia MecânicaResumo: O objetivo principal desta dissertação é estudar e identificar a influência da vibração de helicópteros em pilotos e suas prováveis consequências à exposição contínua da vibração. Para este estudo, devido à facilidade de acesso as informações e como instrumento para a coleta de dados, foi escolhido à aeronave AIRBUS AS 350 após o término do seu balanceamento e com acelerômetros instalados em dois tipos diferentes de bancos, banco com assento anatômico e banco com absorção de impactos. Os resultados coletados foram verificados com limite estipulado pelo manual de manutenção em relação à estrutura e conforto no voo, e pela norma civil (RTCA/DO-160C) e militar (MIL-H-8501 A). Todos os experimentos foram realizados com sucesso, contribuindo com uma abordagem diferente dos conhecimentos já estudados em outras pesquisas. Após toda análise e interpretação realizada por intermédio de gráficos, com estudos teóricos e científicos voltados ao tema da pesquisa, os resultados apontam que, dependendo da intensidade e do tempo exposto à vibração, os pilotos são passíveis de restringir a atividade aérea, uma vez que podem reduzir o desempenho, o alerta e a segurança da tripulação, podendo se configurar em acidentes aeronáuticos. Aparentemente, esta análise é pouca explorada cujos sintomas indicados como os mais perceptíveis são o incômodo físico e o cansaço devido à vibração. As recomendações do presente estudo envolvem o acompanhamento e manutenção do condicionamento físico e a necessidade de um monitoramento para identificar e avaliar os riscos potenciais relacionados à vibração, com ênfase nos diversos ambientes das operações do helicóptero e introduzindo em um programa de gerenciamento de segurança operacional na manutenção preventiva.Abstract: The main objective of this dissertation is to study and to identify the influence of the vibration of helicopters on pilots and their probable consequences to the continuous exposure of the vibration. For this study, due to the ease of access to the information and as an instrument for data collection, the AIRBUS AS 350 aircraft was chosen after its balancing and with accelerometers installed in two different types of seats, seat with anatomical seat and seat with impact absorption. The results obtained were verified with the limit stipulated by the maintenance manual in relation to the structure and comfort in the flight, and by the civil standard (RTCA / DO-160C) and military (MIL-H-8501 A). All the experiments were carried out successfully, contributing with a different approach to the knowledge already studied in other researches. After all analysis and interpretation through graphs, with theoretical and scientific studies focused on the research theme, the results indicate that, depending on the intensity and time exposed to vibration, pilots are likely to restrict aerial activity, as they can reduce crew performance, alertness and safety, and can be configured in aircraft accidents. Apparently, this analysis is little explored whose symptoms indicated as the most noticeable are physical discomfort and fatigue due to vibration. The recommendations of the present study involve the monitoring and maintenance of physical conditioning and the need for monitoring to identify and assess potential hazards related to vibration, with emphasis on the various environments of helicopter operations and introducing into an operational safety management program in the preventive maintenance.Made available in DSpace on 2021-10-13T20:43:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andre Luis Silva Nicolini.pdf: 3293721 bytes, checksum: 3a7f7a73d1885bf15f56d3ef11e50b04 (MD5) Previous issue date: 20191 recurso online (90 f.) : il., digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Segurança de vôoMonitoramento de falhasAnalisador de espectroVibraçõesEstudo da vibração nos assentos dos pilotos dos helicópteros Airbus ASStudy of vibration in pilot seats of Airbus AS350 Esquilo helicoptersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALAndre Luis Silva Nicolini.pdfapplication/pdf3293721http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/4343/1/Andre%20Luis%20Silva%20Nicolini.pdf3a7f7a73d1885bf15f56d3ef11e50b04MD5120.500.11874/43432021-10-13 17:43:08.534oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/4343Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2021-10-13T20:43:08Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
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