Implicações do programa Ensino Integral para o trabalho docente : o olhar dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Aretusa Vanessa Melissa, 1984-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5673
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Maria Teresa de Moura Ribeiro
id UNITAU_9ff630e6360cfab81e3c4a77769ebc81
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5673
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Alves, Aretusa Vanessa Melissa, 1984-Souza, Mariana Aranha de, 1980-Almeida, Patrícia Cristina Albieri deUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoRibeiro, Maria Teresa de Moura, 1968-2022-05-06T21:05:44Z2022-05-06T21:05:44Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5673Orientação: Profa. Dra. Maria Teresa de Moura RibeiroDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2017.Resumo: Essa pesquisa visou identificar as percepções sobre o trabalho docente após a implantação do Programa Ensino Integral (PEI) em escolas da Região de uma Diretoria de Ensino do interior do Estado de São Paulo. Pretenderam-se também analisar as percepções referentes ao Modelo Pedagógico e ao Modelo de Gestão conforme as diretrizes do programa. Para tanto, foram utilizados como percurso metodológico a abordagem qualitativa, de forma que foram realizadas a coleta e a análise de entrevistas semiestruturadas com três professores de três escolas que aderiram ao programa, totalizando-se nove entrevistados. A adesão dos professores foi voluntária para participação, na pesquisa, optando-se, nesse sentido, por garantir que os entrevistados atuassem como docentes, nas instituições de ensino, garantindo o direcionamento da coleta de informações. Dessa forma, as análises das entrevistas permitiram compreender os diferentes aspectos que contribuem ou interferem, no trabalho docente, nas unidades de ensino, entre eles, destaca-se o ingresso na carreira, o compromisso e a motivação para a realização do trabalho, a valorização profissional e pessoal e o desenvolvimento profissional docente, atrelados a isso, as percepções quanto às avaliações externas. A continuidade e a manutenção de melhores condições de trabalho aos professores, bem como o aumento de investimentos por políticas públicas, nesse programa, são necessários, assim como o acompanhamento a longo prazo das atividades realizadas pelos professores.Abstract: This research aimed to identify the perceptions about the teaching work after the implementation of the Integral Education Program (IEP) in schools of the Region of a Teaching Board of the interior of the State of São Paulo. It was also intended to analyze the perceptions regarding the Pedagogical Model and the Management Model according to the program guidelines. For that, the qualitative approach was used as methodological course, so that the collection and analysis of semi-structured interviews were carried out with three teachers from three schools that joined the program, totaling nine interviewees. The adherence of the teachers was voluntary for participation in the research, choosing, in this sense, to ensure that the interviewees acted as teachers in the educational institutions, guaranteeing the direction of the collection of information. In this way, the analysis of the interviews allowed to understand the different aspects that contribute or interfere, in the teaching work, in the teaching units, among them, the entry to the career, the commitment and the motivation for the accomplishment of the work, the valorization professional and personal development and professional teacher development, linked to this, the perceptions regarding external evaluations. The continuity and maintenance of better working conditions for teachers, as well as the increase of investments by public policies, in this program, are necessary, as well as the long-term monitoring of the activities carried out by the teachers.Made available in DSpace on 2022-05-06T21:05:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Aretusa Vanessa Melissa Alves.pdf: 921204 bytes, checksum: c935b447fac9e208abd6c5902ef9c054 (MD5) Previous issue date: 20171 recurso online (149 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Educação integralProfessoresPrática de ensinoImplicações do programa Ensino Integral para o trabalho docente : o olhar dos professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALAretusa Vanessa Melissa Alves.pdfapplication/pdf921204http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5673/1/Aretusa%20Vanessa%20Melissa%20Alves.pdfc935b447fac9e208abd6c5902ef9c054MD5120.500.11874/56732022-05-19 15:26:19.364oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5673Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:19Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Implicações do programa Ensino Integral para o trabalho docente : o olhar dos professores
title Implicações do programa Ensino Integral para o trabalho docente : o olhar dos professores
spellingShingle Implicações do programa Ensino Integral para o trabalho docente : o olhar dos professores
Alves, Aretusa Vanessa Melissa, 1984-
Educação integral
Professores
Prática de ensino
title_short Implicações do programa Ensino Integral para o trabalho docente : o olhar dos professores
title_full Implicações do programa Ensino Integral para o trabalho docente : o olhar dos professores
title_fullStr Implicações do programa Ensino Integral para o trabalho docente : o olhar dos professores
title_full_unstemmed Implicações do programa Ensino Integral para o trabalho docente : o olhar dos professores
title_sort Implicações do programa Ensino Integral para o trabalho docente : o olhar dos professores
author Alves, Aretusa Vanessa Melissa, 1984-
author_facet Alves, Aretusa Vanessa Melissa, 1984-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Souza, Mariana Aranha de, 1980-
Almeida, Patrícia Cristina Albieri de
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Aretusa Vanessa Melissa, 1984-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Maria Teresa de Moura, 1968-
contributor_str_mv Ribeiro, Maria Teresa de Moura, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Professores
Prática de ensino
topic Educação integral
Professores
Prática de ensino
description Orientação: Profa. Dra. Maria Teresa de Moura Ribeiro
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-06T21:05:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-06T21:05:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5673
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (149 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5673/1/Aretusa%20Vanessa%20Melissa%20Alves.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c935b447fac9e208abd6c5902ef9c054
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844394662297600