A angústia do sujeito-professor diante do processo de ensino e aprendizagem do sujeito-surdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Policarpo, Nádia Maria
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1304
Resumo: Orientação: Profª Drª Juliana Santana Cavallari.
id UNITAU_a0ccf1f587f3501e2b7a6437da5ef4bb
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1304
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Policarpo, Nádia MariaMascia, Márcia Aparecida AmadorUyeno, Elzira YokoUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaCavallari, Juliana Santana2023-09-01T18:45:17Z2023-09-01T18:45:17Z2010http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1304Orientação: Profª Drª Juliana Santana Cavallari.Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2010.Resumo: O presente trabalho de pesquisa surgiu das inquietações provocadas nos professores da rede pública estadual de ensino que, mediante o discurso hegemônico da inclusão, se veem obrigados a trabalhar com alunos deficientes, sem a orientação necessária à sua práxis educativa. Tal fato corrobora os questionamentos acerca da educação inclusiva: O discurso da inclusão já se instituiu como "regime de verdade"? Como os professores se colocam frente à proposta da Educação Inclusiva (doravante EI)?Partindo dos questionamentos propostos, esta pesquisa tem os seguintes objetivos específicos: refletir sobre as dificuldades e angústia do sujeito-professor diante do processo do ensino e aprendizagem de alunos surdos, inseridos em sala regular de ensino médio;problematizar a prática pedagógica e a relação professor-aluno. Para tanto, analisamos os depoimentos de seis professores do ensino médio de uma escola pública da cidade de Roseira, na qual está matriculada uma aluna surda. Partimos do pressuposto de que a prática pedagógica, fundamentalmente oralizada, compromete a aprendizagem e a inclusão do aluno surdo. Nossa hipótese, então, é de que a angústia deflagrada no discurso do sujeito-professor, ao trabalhar com um aluno surdo, está atrelada à exposição do seu não-saber: a diferença do outro se torna insuportável, por retirar o professor da posição de poder-saber, que é constitutivo da identidade dosujeito em questão. Podemos concluir, com base na análise dos registros, que, a presença do aluno surdo, no contexto de sala de aula regular, provoca certo mal-estar nos professores, fazendo emergir dois sentimentos distintos: culpa e angústia. Tais sentimentos são provocados pela falta de acesso do professor às representações do aluno surdo sobre si mesmo e sobre o processo de ensino e aprendizagem de línguas. Além disso, no caso dos entrevistados, a grande maioria dos professores não têm conhecimento de LIBRAS. Acreditamos que a proposta da educação inclusiva, ao promover a homogeneização das diferenças, acentua a exclusão do aluno surdo. Entendemos que partir da premissa de que o ideal é promover a igualdade entre alunos especiais e "os ditos" normais, efetivamente, constitui-se em um equívoco de ordem ideológica.Abstract: The current study was originated from the concerns of state education teachers that, by the hegemonic inclusion discourse, became forced to work with disabled students without the necessary orientation to guide their educational practice. Such fact corroborates the questions concerning the inclusive education: i s it about executing the law? Does that compulsory nature affect the identity processes constituted within the classroom? Taking these questions into account, the purposes of this research are: to reflect on the difficulties and anxieties experienced by the teacher-subject in the face of the teaching process of deaf students, who had been included in regular classrooms; to question the pedagogical practice and the relationship established among teachers and students; to check if the inclusive education proposal, by promoting the homogenization of the differences, enables the inclusion of the differences in a singular and significant way. In order to do so, we analyzed the testimony of six high-school teachers of a state school, located in the town of Roseira, in which a hearing disabled student is enrolled. We have assumed that the pedagogical practice, which is orally held, prevents the learning and inclusion of deaf students form taking place. Our hypothesis, therefore, is that the anxiety perceived in the teacher's talk, when talking about the experience of working with a disabled student, is related to the exhibition of the teachers? lack of knowledge: the difference carried by the student becomes unbearable as it takes the teacher away from the skillful position he/she is supposed to assume and which makes part of this subject's identity. Based on the analysis of our discursive data, it's possible to conclude that the deaf student's presence, within the regular classroom context, makes the teacher uneasy and unwell, leading to the arisen of two different feelings: guilt and anxiety; These feelings are originated from the teachers? lack of access to the student's representations about him/herself and about the teaching and learning process. Besides that, the majority of the interviewees can't use the Brazilian Sign Language. which are originated from the lack of access to the student's desire. That fault felt from the teacher's place becomes as it exposes the lack ofknowledgeof the one who should be the educational agent. We believe that the proposal of inclusive education, by homogenizing the differences, contributes towards the exclusion of the deaf student. We understand that, to take for granted that the ideal practice is to promote the equality among special students and those who are "said" normal ones, is, indeed, an ideological misunderstanding.Made available in DSpace on 2023-09-01T18:45:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NADIA MARIA POLICARPO.pdf: 796530 bytes, checksum: c7288249dcc59a362728f18ab44bd0f0 (MD5) Previous issue date: 20101 recurso online (118 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Domínio Públicoreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUEducação especialEnsinoAprendizagemProfessorSurdoA angústia do sujeito-professor diante do processo de ensino e aprendizagem do sujeito-surdoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporORIGINALNADIA MARIA POLICARPO.pdfapplication/pdf796530http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1304/1/NADIA%20MARIA%20POLICARPO.pdfc7288249dcc59a362728f18ab44bd0f0MD5120.500.11874/13042023-09-01 15:45:18.045oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1304Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-09-01T18:45:18Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A angústia do sujeito-professor diante do processo de ensino e aprendizagem do sujeito-surdo
title A angústia do sujeito-professor diante do processo de ensino e aprendizagem do sujeito-surdo
spellingShingle A angústia do sujeito-professor diante do processo de ensino e aprendizagem do sujeito-surdo
Policarpo, Nádia Maria
Educação especial
Ensino
Aprendizagem
Professor
Surdo
title_short A angústia do sujeito-professor diante do processo de ensino e aprendizagem do sujeito-surdo
title_full A angústia do sujeito-professor diante do processo de ensino e aprendizagem do sujeito-surdo
title_fullStr A angústia do sujeito-professor diante do processo de ensino e aprendizagem do sujeito-surdo
title_full_unstemmed A angústia do sujeito-professor diante do processo de ensino e aprendizagem do sujeito-surdo
title_sort A angústia do sujeito-professor diante do processo de ensino e aprendizagem do sujeito-surdo
author Policarpo, Nádia Maria
author_facet Policarpo, Nádia Maria
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Mascia, Márcia Aparecida Amador
Uyeno, Elzira Yoko
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Policarpo, Nádia Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cavallari, Juliana Santana
contributor_str_mv Cavallari, Juliana Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Ensino
Aprendizagem
Professor
Surdo
topic Educação especial
Ensino
Aprendizagem
Professor
Surdo
description Orientação: Profª Drª Juliana Santana Cavallari.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-01T18:45:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-01T18:45:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1304
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (118 f.) : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Domínio Público
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1304/1/NADIA%20MARIA%20POLICARPO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c7288249dcc59a362728f18ab44bd0f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263160959827968