ComplexMidiaLibras : uma possibilidade do Design Universal para Aprendizagem, no ensino da Tabuada, com Objetos Educacionais Acessíveis em LIBRAS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Shirlei Cristina Dias, 1976-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6982
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Suelene Regina Donola Mendonça.
id UNITAU_a3b2d08ec039d25c74c003a0a46be24f
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6982
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Barbosa, Shirlei Cristina Dias, 1976-Germano, José Silvério EdmundoBussolotti, Juliana Marcondes, 1960-Costa-Renders, Elizabete CristinaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoMendonça, Suelene Regina Donola, 1960-2024-03-18T20:00:00Z2024-03-18T20:00:00Z2023http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6982Orientação: Profa. Dra. Suelene Regina Donola Mendonça.Dissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2023.Resumo: O assunto desta pesquisa está inserido na área de concentração Formação Docente para Educação Básica, vinculado à linha de pesquisa Inclusão e Diversidade Sociocultural, junto ao Projeto de Pesquisa Políticas Educacionais e Inclusão Escolar Sociocultural do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté. Trazendo como objetivo analisar as possibilidades de ampliar os multimeios de acesso à tabuada de multiplicação para estudantes surdos e ouvintes de uma escola municipal bilíngue, pautou-se nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Neste sentido, a partir dos dados obtidos do questionário online respondido pelo professor de matemática, foi elaborado como desenvolvimento e produto técnico apresentado como requisito desta instituição, um site com Objetos Educacionais Acessíveis (OEA), denominado ComplexMidiaLibras, que consiste num conjunto abrangente de mídias digitais e analógicas, acessíveis em LIBRAS, voltado para a aprendizagem da tabuada, sendo utilizado no ambiente escolar com a possibilidade de promover o processo ensino-aprendizagem e trabalhar a matemática de uma forma mais atrativa para os estudantes. Contou com 10 participantes do Ensino Fundamental dos Anos Finais de uma escola bilíngue em LIBRAS, sendo: 1 professor e 9 estudantes, entre surdos e ouvintes. A metodologia seguiu a Pesquisa de Desenvolvimento, abordagem de investigação focada no desenvolvimento de aplicações que possam ser realizadas e de fato integradas às práticas sociais comunitárias, surgindo da pesquisa em educação, particularmente sobre tecnologia educacional. Para o desenvolvimento e análise, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o questionário online com perguntas abertas e fechadas e um teste de usabilidade com os estudantes no site ComplexMidiaLibras, durante 4 encontros do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os resultados demonstraram o potencial do site ComplexMidiaLibras ao ser utilizado no ambiente escolar como recurso pedagógico, uma vez que apresenta múltiplas alternativas capazes de propiciar diferentes possibilidades de acessibilidade, além de promover o processo ensino-aprendizagem em ambiente virtual de uma forma mais atrativa, sugerindo um futuro promissor entre os estudantes surdos e ouvintesAbstract: . The subject of this research is inserted in concentration Teacher Training for Basic Education, linked to the research line Sociocultural Inclusion and Diversity, together with the Research Project Educational Policies and Sociocultural School Inclusion of the Graduate Program of the Professional Master's Degree in Education at the University from Taubate. With the objective of analyzing the possibilities of expanding the multimedia access to the multiplication table for deaf and hearing students at a bilingual municipal school, it was based on the principles of Universal Design for Learning (DUA). In this sense, based on the data obtained from the online questionnaire answered by the mathematics teacher, a website with Accessible Educational Objects (OEA), called ComplexMidiaLibras, was prepared as a development and technical product presented, as a requirement of this institution, which consists of a comprehensive set of digital and analogue media, accessible in LIBRAS, aimed at learning the multiplication table, being used in the school environment with the possibility of promoting the teaching-learning process and working with mathematics in a more attractive way for students. It had 10 participants from the Elementary School of the Final Years of a bilingual school in LIBRAS, being: 1 teacher and 9 students, including deaf and hearing students. The methodology followed Developmental Research, an investigation approach focused on developing applications that can be realized and integrated into community social practices, arising from research in education, particularly on educational technology. For the development and analysis, the online questionnaire with open and closed questions and a usability test with students on the ComplexMidiaLibras website were used as data collection instruments, during 4 meetings of the Specialized Educational Service (AEE). The results demonstrated the potential of the ComplexMidiaLibras website when used in the school environment as a pedagogical resource, since it presents multiple alternatives capable of providing different accessibility possibilities, in addition to promoting the teaching-learning process in a virtual environment in a more attractive way, suggesting a promising future among deaf and hearing students.Made available in DSpace on 2024-03-18T20:00:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DM Shirlei Cristina Dias Barbosa.pdf: 3078302 bytes, checksum: 7667df72f06f6897c7f29dbc96348c6c (MD5) Previous issue date: 20231 recurso online (142 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Libras - Língua Brasileira de SinaisMatemática - Estudo e ensinoInclusão escolarTabuadaComplexMidiaLibras : uma possibilidade do Design Universal para Aprendizagem, no ensino da Tabuada, com Objetos Educacionais Acessíveis em LIBRAS.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDM Shirlei Cristina Dias Barbosa.pdfapplication/pdf3078302http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6982/1/DM%20Shirlei%20Cristina%20Dias%20Barbosa.pdf7667df72f06f6897c7f29dbc96348c6cMD5120.500.11874/69822024-03-18 17:00:00.459oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6982Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2024-03-18T20:00Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ComplexMidiaLibras : uma possibilidade do Design Universal para Aprendizagem, no ensino da Tabuada, com Objetos Educacionais Acessíveis em LIBRAS.
title ComplexMidiaLibras : uma possibilidade do Design Universal para Aprendizagem, no ensino da Tabuada, com Objetos Educacionais Acessíveis em LIBRAS.
spellingShingle ComplexMidiaLibras : uma possibilidade do Design Universal para Aprendizagem, no ensino da Tabuada, com Objetos Educacionais Acessíveis em LIBRAS.
Barbosa, Shirlei Cristina Dias, 1976-
Libras - Língua Brasileira de Sinais
Matemática - Estudo e ensino
Inclusão escolar
Tabuada
title_short ComplexMidiaLibras : uma possibilidade do Design Universal para Aprendizagem, no ensino da Tabuada, com Objetos Educacionais Acessíveis em LIBRAS.
title_full ComplexMidiaLibras : uma possibilidade do Design Universal para Aprendizagem, no ensino da Tabuada, com Objetos Educacionais Acessíveis em LIBRAS.
title_fullStr ComplexMidiaLibras : uma possibilidade do Design Universal para Aprendizagem, no ensino da Tabuada, com Objetos Educacionais Acessíveis em LIBRAS.
title_full_unstemmed ComplexMidiaLibras : uma possibilidade do Design Universal para Aprendizagem, no ensino da Tabuada, com Objetos Educacionais Acessíveis em LIBRAS.
title_sort ComplexMidiaLibras : uma possibilidade do Design Universal para Aprendizagem, no ensino da Tabuada, com Objetos Educacionais Acessíveis em LIBRAS.
author Barbosa, Shirlei Cristina Dias, 1976-
author_facet Barbosa, Shirlei Cristina Dias, 1976-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Germano, José Silvério Edmundo
Bussolotti, Juliana Marcondes, 1960-
Costa-Renders, Elizabete Cristina
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Shirlei Cristina Dias, 1976-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendonça, Suelene Regina Donola, 1960-
contributor_str_mv Mendonça, Suelene Regina Donola, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Libras - Língua Brasileira de Sinais
Matemática - Estudo e ensino
Inclusão escolar
Tabuada
topic Libras - Língua Brasileira de Sinais
Matemática - Estudo e ensino
Inclusão escolar
Tabuada
description Orientação: Profa. Dra. Suelene Regina Donola Mendonça.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-18T20:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-18T20:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6982
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (142 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6982/1/DM%20Shirlei%20Cristina%20Dias%20Barbosa.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7667df72f06f6897c7f29dbc96348c6c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263162423640064