O coordenador pedagógico e a diversidade de gênero na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Thaísa Rocha, 1983-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5609
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Maria Auxiliadora Ávila
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spelling Reis, Thaísa Rocha, 1983-Ribeiro, Suzana Lopes SalgadoSilva, Ana Lúcia Gomes daUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoÁvila, Maria Auxiliadora, 1952-2022-04-20T17:55:11Z2022-04-20T17:55:11Z2018http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5609Orientação: Profa. Dra. Maria Auxiliadora ÁvilaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2018.Resumo: A diversidade está presente no contexto da sociedade e o ambiente educacional pode contribuir para estimular a reflexão, principalmente no que tange à diversidade de gênero, pois o aprendizado e a edificação de comportamentos mais alinhados à inclusão social e ao pleno desenvolvimento da cidadania podem minimizar traços de preconceitos e desigualdades sociais. Por esta razão, os profissionais da educação têm direcionado uma atenção especial a esta temática e, consequentemente, ao coordenador pedagógico, uma vez que este é o mediador entre currículo e professores e, ainda, o formador desses docentes. Este estudo investigativo teve como objetivo compreender como os coordenadores pedagógicos da rede educacional de um município trabalham a diversidade de gênero nos processos formativos e como essa temática se faz presente em suas trajetórias profissionais. O método biográfico-narrativo, de abordagem qualitativa que foi adotado na pesquisa, considerou a subjetividade docente, por meio das narrativas das experiências que constituem as histórias de vida profissionais. As narrativas biográficas foram registradas por meio de 18 entrevistas em profundidade, do tipo reflexivas, sobre as trajetórias profissionais de 9 coordenadores, sendo 2 entrevistas por participante. A primeira entrevista deu origem ao biograma (um quadro-síntese da trajetória narrada). Na segunda entrevista essa síntese foi ajustada a cada coordenador que pôde confirmar ou alterar acontecimentos e incidentes críticos identificados no relato inicial. Os resultados sinalizaram desconhecimento dos sujeitos com relação ao significado do termo gênero. Os entrevistados da rede municipal afirmaram que a temática de diversidade de gênero não fazia parte da sua prática pedagógica formativa. De forma geral, os entrevistados evidenciaram acontecimentos na trajetória de vida pessoal como determinantes para o desenvolvimento da prática pedagógica - seja como um aspecto facilitador ou limitador. Finalmente foi possível aos participantes e a pesquisadora diálogos e reflexão sobre o assunto e o estímulo ao empoderamento profissional. Sugerimos que demais pesquisas fomentem o trabalho de formação em exercício como uma modalidade que se desenvolve na permanência do fazer docente e que valorize a epistemologia da prática.Abstract: Diversity is present in the context of society and the educational environment can contribute to stimulate reflection, especially regarding the gender diversity, since learning and behaviors building more aligned with social inclusion and the complete development of citizenship can minimize traces of prejudices and social inequalities. For this reason, the professionals of education have oriented a special attention to this theme and, consequently, to the pedagogical coordinator, since this is the mediator between the curriculum, the teachers and, besides, he is the trainer of them. This investigative study aimed to understand how the pedagogical coordinators from the educational network of a city work the gender diversity in the formative processes and how this thematic is present in their professional ways. The biographicalnarrative method, with a qualitative approach that was adopted in the study, considered the teacher's subjectivity, through the narratives of the experiences that constitute the professionals' stories of life. The biographical narratives were registered by means of 18 interviews in depth, of the reflexive type, about the professionals' ways of 10 pedagogical coordinators, being 2 interviews per participant. The first interview gave rise to the biogram (a summary table of the narrated way). In the second interview, this summary was adjusted to each coordinator who could confirm or modify critical events and incidents identified in the initial report. The preliminary results indicated the lack of knowledge of the subjects regarding the meaning of the term gender. The interviewees from the municipal network declared that the thematic of gender diversity was not part of their formative pedagogical practice. In general, the interviewees emphasized events in their personal life way as determinant for the development of their pedagogical practice - either as a facilitating or a limiting aspect. Finally, it was possible, to the participants and to the researcher, to establish dialogues and reflections about the subject and the encouragement to the professional empowerment. We suggest that other researches promote the work of in-service training as a modality that develops in the permanence of teaching and that values the epistemology of practice.Made available in DSpace on 2022-04-20T17:55:11Z (GMT). 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