Competências na formação em ciências contábeis e suas implicações no desenvolvimento regional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Juliene Rezende
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1103
Resumo: Orientador Profa. Dra. Marilsa de Sá Rodrigues
id UNITAU_bd1d6ad26f0ba35e20002fd8f7725d9c
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1103
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Cunha, Juliene RezendeOliveira, Edson Aparecida de Araújo QueridoLopes, Eloisa de MouraUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em AdministraçãoTadeucci, Marilsa de Sá Rodrigues2019-08-16T14:17:44Z2019-08-16T14:17:44Z2014http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1103Orientador Profa. Dra. Marilsa de Sá RodriguesResumo: A Contabilidade é uma área da ciência que produz, por meio de metodologia específica, informações históricas referentes ao patrimônio das pessoas físicas e jurídicas com a finalidade de prover informações úteis aos investidores e demais usuários. É de grande relevância para os negócios na medida em que contribui significativamente para a gestão e, por consequência, para a sociedade nas questões relacionadas ao desenvolvimento econômico. Torna-se importante conhecer como ocorre o processo de formação dos profissionais que atuam nessa área e refletir sobre o modelo atual. Esse é o objetivo do presente estudo, que verifica a correspondência entre as competências e habilidades definidas pelo Ministério da Educação e Cultura e as propostas do projeto pedagógico dos cursos de Ciências Contábeis das fundações municipais do estado de Goiás, comparando-as com as percepções dos alunos. O trabalho foi realizado por meio de estudo de caso, em duas etapas. A primeira documental, quando foram pesquisadas as características de cada instituição e sua proposta pedagógica de formação do profissional, e a segunda referente à pesquisa de campo, utilizando como instrumentos a entrevista e o questionário para coletar a opinião dos estudantes em relação às competências adquiridas durante a graduação em Ciências Contábeis. Os resultados obtidos evidenciam que os alunos demonstram forte concordância quanto à formação das competências técnicas e comportamentais, a relação da Ciência Contábil com outras áreas, e aponta a necessidade de adoção de novas práticas de ensino nos cursos de Ciências Contábeis, além da valorização do estágio durante a formação profissional, o que torna indispensável às IES a revisão de seus Projetos Pedagógicos e sua metodologia de ensino aprendizagem.Abstract: Accounting is an area of science that produces, through a specific methodology, historical information relating to the assets of individuals and companies in order to provide useful information to many users, thus being of great importance for business in that it contributes significantly to the management and consequently society on issues related to economic development. Becomes important to know how the process of training of health professionals in this area and reflect on the current model, so this paper proposes to verify the correspondence between the competencies and skills defined by the Ministry of Education and Culture and proposed the pedagogical project of science courses occurs accounting of municipal foundations of the state of Goiás, comparing them with the perceptions of students. The study was conducted by means of a case study, in two stages, the first documentary when it was investigated the characteristics of each institution and its pedagogical training proposal professional profile, the second was the field research, using as instruments and interview questionnaire to gather the opinions of students regarding the skills acquired during undergraduate studies in Accounting. The results obtained in this research show that students demonstrate strong agreement regarding the training of technical and behavioral skills, the relationship of Accounting Science with other areas, and point to the need to adopt new teaching practices in courses of accounting and the valuation of stage during vocational training, imposing the need for IES to review their pedagogical projects and methodologies of teaching and learning.Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2014.Resumo:Abstract:Made available in DSpace on 2019-08-16T14:17:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliene Rezende Cunha_seg.pdf: 708084 bytes, checksum: cf695a985d654880afabc5701ea8e909 (MD5) Previous issue date: 201493 f. : il.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoUNITAUBrasilDepartamento de Gestão e NegóciosRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALGestãoPlanejamentoContabilidadeDesenvolvimento regionalCompetências na formação em ciências contábeis e suas implicações no desenvolvimento regionalCompetence training in accounting in science and its implications on regional developmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALJuliene Rezende Cunha_seg.pdfapplication/pdf708084http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1103/1/Juliene%20Rezende%20Cunha_seg.pdfcf695a985d654880afabc5701ea8e909MD5120.500.11874/11032021-08-23 14:41:18.792oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1103Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2021-08-23T17:41:18Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competências na formação em ciências contábeis e suas implicações no desenvolvimento regional
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Competence training in accounting in science and its implications on regional development
title Competências na formação em ciências contábeis e suas implicações no desenvolvimento regional
spellingShingle Competências na formação em ciências contábeis e suas implicações no desenvolvimento regional
Cunha, Juliene Rezende
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Gestão
Planejamento
Contabilidade
Desenvolvimento regional
title_short Competências na formação em ciências contábeis e suas implicações no desenvolvimento regional
title_full Competências na formação em ciências contábeis e suas implicações no desenvolvimento regional
title_fullStr Competências na formação em ciências contábeis e suas implicações no desenvolvimento regional
title_full_unstemmed Competências na formação em ciências contábeis e suas implicações no desenvolvimento regional
title_sort Competências na formação em ciências contábeis e suas implicações no desenvolvimento regional
author Cunha, Juliene Rezende
author_facet Cunha, Juliene Rezende
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Oliveira, Edson Aparecida de Araújo Querido
Lopes, Eloisa de Moura
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Juliene Rezende
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tadeucci, Marilsa de Sá Rodrigues
contributor_str_mv Tadeucci, Marilsa de Sá Rodrigues
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Gestão
Planejamento
Contabilidade
Desenvolvimento regional
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Planejamento
Contabilidade
Desenvolvimento regional
description Orientador Profa. Dra. Marilsa de Sá Rodrigues
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-16T14:17:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-16T14:17:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1103
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 93 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1103/1/Juliene%20Rezende%20Cunha_seg.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cf695a985d654880afabc5701ea8e909
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844386920660992