Afetividade e cognição : lembranças de professores do ensino fundamental e suas experiências como sujeito-leitores de obras literárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Rodrigo Luiz de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5520
Resumo: Orientação: Prof. Dr. Orlando de Paula
id UNITAU_c08a0edc2a97f2e6267950265d1af316
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5520
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Araújo, Rodrigo Luiz deSilva, Elisabeth Ramos da, 1953-Barbosa, Severino Antônio M.Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaPaula, Orlando de2022-03-26T00:23:51Z2022-03-26T00:23:51Z2016http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5520Orientação: Prof. Dr. Orlando de PaulaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2016.RESUMO: Este presente trabalho tem por objetivo geral refletir sobre as relações afetivo-cognitivas resultantes das primeiras experiências de leitura de obras literárias de professores do Ensino Fundamental (EF), bem como sobre o processo de mediação na formação do sujeito-leitor, a partir das implicações e propostas teóricas de Vigotski (2007, 2008, 2009, 2010, 2011) acerca dos processos afetivo-cognitivos e da experiência emocional (perezhivanie). Parte-se da concepção monista e da indissociável relação entre afetividade e cognição no funcionamento da psicologia humana. É pela memória que se pretende verificar as experiências emocionais de leitura que ocorreram durante a vida, uma vez que, para Vigotski (2007), a memória é uma função psicológica superior que vincula elementos da experiência passada com o presente. Vigotski (1934) utilizou o termo perezhivanie em suas obras para discutir as experiências emocionais que cada sujeito vivenciou de forma única e como as internalizou. Diante disso, procuramos responder às seguintes questões: 1) As primeiras experiências de leitura de obras literárias de professores do Ensino Fundamental foram prazerosas (ou não)? Por quê?; 2) Nesse processo de iniciação à leitura, houve intervenção de pares experientes (ou não)? Como ocorreu?; 3) As lembranças dessas primeiras experiências influenciam (aram) a atuação desses professores em sala de aula? Por quê? Como procedimento metodológico, foi proposto aos professores do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de São José dos Campos-SP um questionário sobre leituras literárias. As análises das respostas seguiram os dispositivos de análise de conteúdo segundo Bardin (2010). Como aporte teórico principal sobre afetividade, cognição, mediação, interação e experiência emocional (perezhivanie), adotamos a perspectiva sociointeracionista de Vigotski (1934, 1996, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011). Em relação à leitura sociocognitiva, os autores Koch (2005), Koch e Elias (2012) Marcuschi (2008), Silva e Abud (2013) e Zilberman (2009). Conforme os resultados obtidos, a maioria das experiências dos sujeitos da pesquisa em relação à leitura de obras literárias foi prazerosa. Para esse resultado, a intervenção de pares experientes e a indicação formal de leitura foram importantes. Além disso, os sujeitos da pesquisa, também em sua maioria, relataram que as leituras de obras literárias influenciam suas atuações em sala de aula. Porém, para que ocorra essa influência, chama a atenção o modo como o professor, sujeito-leitor, internalizou suas experiências marcantes (perezhivanie) de leitura, pois estas refletem em sua atuação em sala de aula.ABSTRACT: This present work has the objective to reflect on the affective-cognitive relations resulting from the first reading experiences of literary works of elementary school teachers (EF), as well as the mediation process in the formation of the subject reader, from the implications and theoretical proposals of Vygotsky (2007, 2008, 2009, 2010, 2011) about the affective-cognitive processes and emotional experience (perezhivanie). It starts with the monistic conception and inseparable relationship between affect and cognition in the functioning of human psychology. It is the memory that you want to check the emotional reading experiences that occurred during life, since, for Vygotsky (2007), the memory is a higher psychological function that links elements of past experience with this. Vygotsky (1934) used the term in his works perezhivanie to discuss the emotional experiences that each individual has experienced in a unique way and how internalized. Therefore, we seek to answer the following questions: 1) The first reading experiences of literary works of elementary school teachers were pleasant (or not)? Because?; 2) In the process of introduction to reading, there was intervention experienced peers (or not)? As occurred ?; 3) The first memories of these experiences influence (plow) the performance of these teachers in the classroom? Because?. As methodological procedure, it was proposed to elementary school teachers from a public school in São José dos Campos-SP a questionnaire about literary readings. The analysis of responses followed the analysis device content according to Bardin (2010). As the main theoretical framework on affectivity, cognition, mediation, interaction and emotional experience (perezhivanie) adopt the sociointeractionist perspective of Vygotsky (1934, 1996, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011). Regarding reading sociocognitive authors Koch (2005), Koch and Elias (2012), Marcuschi (2008), Silva and Abud (2013), Zilberman (2009). According to the results, most of the experiences of the research subjects in relation to the reading of literary works was pleasant. For this result, the intervention of experienced peers and formal indication reading were important. In addition, the subjects also mostly reported that the readings of literary works influence their performance in the classroom. However, to occur this influence, draws attention to how the teacher, subject-reader, internalized their remarkable experiences (perezhivanie) read, as they reflect on their performance in the classroom.Made available in DSpace on 2022-03-26T00:23:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao MLA Rodrigo Luiz de Araujo.pdf: 730240 bytes, checksum: 815ce95f8adf354d10bd30ca0f4140b3 (MD5) Previous issue date: 20161 recurso online (135 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.LeituraObra literáriaEnsino fundamentalAfetividadeCogniçãoVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934Afetividade e cognição : lembranças de professores do ensino fundamental e suas experiências como sujeito-leitores de obras literáriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDissertacao MLA Rodrigo Luiz de Araujo.pdfapplication/pdf730240http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5520/1/Dissertacao%20MLA%20Rodrigo%20Luiz%20de%20Araujo.pdf815ce95f8adf354d10bd30ca0f4140b3MD5120.500.11874/55202022-05-19 15:26:16.088oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5520Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:16Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Afetividade e cognição : lembranças de professores do ensino fundamental e suas experiências como sujeito-leitores de obras literárias
title Afetividade e cognição : lembranças de professores do ensino fundamental e suas experiências como sujeito-leitores de obras literárias
spellingShingle Afetividade e cognição : lembranças de professores do ensino fundamental e suas experiências como sujeito-leitores de obras literárias
Araújo, Rodrigo Luiz de
Leitura
Obra literária
Ensino fundamental
Afetividade
Cognição
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
title_short Afetividade e cognição : lembranças de professores do ensino fundamental e suas experiências como sujeito-leitores de obras literárias
title_full Afetividade e cognição : lembranças de professores do ensino fundamental e suas experiências como sujeito-leitores de obras literárias
title_fullStr Afetividade e cognição : lembranças de professores do ensino fundamental e suas experiências como sujeito-leitores de obras literárias
title_full_unstemmed Afetividade e cognição : lembranças de professores do ensino fundamental e suas experiências como sujeito-leitores de obras literárias
title_sort Afetividade e cognição : lembranças de professores do ensino fundamental e suas experiências como sujeito-leitores de obras literárias
author Araújo, Rodrigo Luiz de
author_facet Araújo, Rodrigo Luiz de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Silva, Elisabeth Ramos da, 1953-
Barbosa, Severino Antônio M.
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Rodrigo Luiz de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paula, Orlando de
contributor_str_mv Paula, Orlando de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Obra literária
Ensino fundamental
Afetividade
Cognição
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
topic Leitura
Obra literária
Ensino fundamental
Afetividade
Cognição
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
description Orientação: Prof. Dr. Orlando de Paula
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-26T00:23:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-26T00:23:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5520
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (135 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5520/1/Dissertacao%20MLA%20Rodrigo%20Luiz%20de%20Araujo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 815ce95f8adf354d10bd30ca0f4140b3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263158624649216