Gestão de ambulatório público : organização direcionada para o bom atendimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, André Luís
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/556
Resumo: Orientador Prof. Dr. José Rogério Lopes
id UNITAU_c7f551059f86abae97070fa3f6a9d47e
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/556
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Oliveira, André LuísCarvalho Júnior, João Andrade deFisch, Gilberto FernandoUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em AdministraçãoCosta, José Marques da2019-08-16T18:15:05Z2019-08-16T18:15:05Z2004http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/556Orientador Prof. Dr. José Rogério LopesDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2004.Resumo: A administração do serviço público de saúde, historicamente organizada pelo Estado, passa por transformações que buscam a melhoria do serviço oferecido ao seu público alvo, o cidadão usuário. O estado de São Paulo implementou a partir de 1998 um sistema de gestão que utiliza entidades reconhecidas socialmente (OSS – Organização Social de Saúde) para executar as ações de saúde planejadas e controladas pelo governo. Em concordância à essa tendência de abertura e remodelamento das políticas públicas, o Governo Federal busca melhorar a qualidade de relacionamento em seus setores de atendimento. A pesquisa avaliou questões organizacionais de um ambulatório de especialidades da cidade de São Paulo que funciona operacionalizado por uma OSS. Usando a perspectiva do usuário, buscou verificar quais são os quesitos administrativos que são percebidos e valorizados pelo cidadão. Os resultados evidenciaram a baixa capacidade de percepção e avaliação dos usuários do ambulatório. A análise percebida nos dados da pesquisa, com características superficiais, emotivas e sem critérios técnicos, pode estar relacionada com o baixo nível educacional das camadas mais pobres da população brasileira que são os principais usuários do sistema público de saúde (SUS – Sistema Único de Saúde). A pesquisa provou o desenvolvimento do gerenciamento público na área de saúde, assim como a viabilidade de aplicação de pesquisas correlacionadas ao modelo aplicado.Abstract: The administration of the public service of health, historically organized for the state, passes for transformations that search the improvement of the service offered to its public, the using citizen. The state of São Paulo implemented from 1998 a management system that uses recognized entities socially (SOH - Social Organization of Health) to execute the planned and controlled actions of health for the government. In agreement to this trend of opening and development of the public politics, the federal government search to improve the quality of relationship in its sectors of attendance. The presented research evaluated questions organizations of a clinic of specialties of the city of São Paulo that functions operated for a SOH. Using the perspective of the user, it searched to verify with are the administrative questions that are perceived and valued for the citizen. The results had evidenced low the capacity of perception and evaluation of the users of the clinic. The analysis perceived in the data of the research with superficial characteristics and without criteria technician, can be related with the low educational level of the layers poor of main the Brazilian population that are user public system of health. (National system of health). The research proved the development of the public management in the health area, as well as the viability of application of research correlated to the applied model.Made available in DSpace on 2019-08-16T18:15:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 oliveira_andre_luis.pdf: 588773 bytes, checksum: b0c038e5bec9efae728262451361338e (MD5) Previous issue date: 200496 f. : il.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoUNITAUBrasilDepartamento de Gestão e NegóciosRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALAmbulatório hospitalarOrganização e administraçãoQualidade percebidaGestão de ambulatório público : organização direcionada para o bom atendimentoManagement of public hospital clinic: organization lead for a good attendance.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALoliveira_andre_luis.pdfapplication/pdf588773http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/556/1/oliveira_andre_luis.pdfb0c038e5bec9efae728262451361338eMD5120.500.11874/5562021-08-23 13:01:43.209oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/556Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2021-08-23T16:01:43Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão de ambulatório público : organização direcionada para o bom atendimento
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Management of public hospital clinic: organization lead for a good attendance.
title Gestão de ambulatório público : organização direcionada para o bom atendimento
spellingShingle Gestão de ambulatório público : organização direcionada para o bom atendimento
Oliveira, André Luís
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Ambulatório hospitalar
Organização e administração
Qualidade percebida
title_short Gestão de ambulatório público : organização direcionada para o bom atendimento
title_full Gestão de ambulatório público : organização direcionada para o bom atendimento
title_fullStr Gestão de ambulatório público : organização direcionada para o bom atendimento
title_full_unstemmed Gestão de ambulatório público : organização direcionada para o bom atendimento
title_sort Gestão de ambulatório público : organização direcionada para o bom atendimento
author Oliveira, André Luís
author_facet Oliveira, André Luís
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Carvalho Júnior, João Andrade de
Fisch, Gilberto Fernando
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, André Luís
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, José Marques da
contributor_str_mv Costa, José Marques da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Ambulatório hospitalar
Organização e administração
Qualidade percebida
dc.subject.por.fl_str_mv Ambulatório hospitalar
Organização e administração
Qualidade percebida
description Orientador Prof. Dr. José Rogério Lopes
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-16T18:15:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-16T18:15:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/556
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 96 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/556/1/oliveira_andre_luis.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b0c038e5bec9efae728262451361338e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844387390423040