Ensinar português é ensinar gramática? : as expectativas de pais e alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Danieli Francine
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3383
Resumo: Orientação: Profa Dra. Elisabeth Ramos da Silva
id UNITAU_cf691b3209e915bd44410867b79b45d4
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3383
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Ferreira, Danieli FrancineUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaSilva, Elisabeth Ramos da, 1953-2019-09-19T17:04:27Z2019-09-19T17:04:27Z2008http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3383Orientação: Profa Dra. Elisabeth Ramos da SilvaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2008.Resumo: Este trabalho consiste em uma pesquisa realizada junto a pais e a alunos das três séries do Ensino Médio de uma escola da rede particular de ensino do sul de Minas Gerais. O Objetivo foi investigar quais são suas expectativas com relação ao ensino de Língua Portuguesa. Os fatores que motivaram a realização da pesquisa foram as contínuas reclamações e questionamentos de pais e alunos para com o material didático utilizado, pois este suprime o ensino da teoria gramatical de seu conteúdo e, consequentemente, limitava as aulas ao ensino da teoria e produção de texto. Muitos pais reclamavam que seus filhos não estavam realmente "aprendendo português". Assim sendo, solicitamos aos pais e aos alulnos que respondessem a um questionário contendo perguntas objetivas a respeito da importância do ensino da teoria gramatical nas aulas de Língua Portuguesa. Constatamos que a grande maioria atribui significativa importância ao ensino e domínio das regras da norma culta e esperam que, além da leitura e da produção de texto, a gramática também seja ensinada nas aulas de língua materna. A presente dissertação tem como principais referências teóricas Bechara (2003), Silva (2004), Silva, E. (2006), Leite (1999), Bagno (2005) e Coelho (2007).Abstract: This paper consists on a research with parents and students from the high school three first grades from a private institution in the south of the state of Minas Gerais. The aim was to investigate which are the parents and the students' expectations concerning the teaching of the Portuguese Language . The factors that motivated the research were the continuous parents and students' complaining and questioning when it came to the material that was being used in the classes, because it suppressed the theoretical grammar teaching and, consequently, it limited the classes to the teaching of reading and text production. A lot of parents complained that their sons were not "learning Portuguese". This way, parents and students were asked to answer a set of straight questions related to the importance of the theoretical grammar during the Portuguese classes. We have noticed that the majority of the questioned people gives considerable importance to the teaching and mastering of the standard speech rules, and that, besides the reading and text production teaching, they expect that the grammar rules be taught as well. This dissertation has as main theoretical references Bechara (2003), Silva (2004), Silva,E. (2006), Leite (1999), Bagno (2005) and Colello (2007).Made available in DSpace on 2019-09-19T17:04:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Danieli Francine Ferreira.pdf: 755739 bytes, checksum: 3a2b9131e0643ea28cabc100bbe122f5 (MD5) Previous issue date: 20081 recurso online (155 f.) : il.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomínio Públicoreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUGramáticaEnsino médioLíngua maternaEnsinar português é ensinar gramática? : as expectativas de pais e alunosIs teaching portuguese teaching grammar? The parents and students' expectations.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporORIGINALDanieli Francine Ferreira.pdfapplication/pdf755739http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3383/1/Danieli%20Francine%20Ferreira.pdf3a2b9131e0643ea28cabc100bbe122f5MD5120.500.11874/33832019-09-19 20:47:22.067oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3383Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-19T23:47:22Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensinar português é ensinar gramática? : as expectativas de pais e alunos
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Is teaching portuguese teaching grammar? The parents and students' expectations.
title Ensinar português é ensinar gramática? : as expectativas de pais e alunos
spellingShingle Ensinar português é ensinar gramática? : as expectativas de pais e alunos
Ferreira, Danieli Francine
Gramática
Ensino médio
Língua materna
title_short Ensinar português é ensinar gramática? : as expectativas de pais e alunos
title_full Ensinar português é ensinar gramática? : as expectativas de pais e alunos
title_fullStr Ensinar português é ensinar gramática? : as expectativas de pais e alunos
title_full_unstemmed Ensinar português é ensinar gramática? : as expectativas de pais e alunos
title_sort Ensinar português é ensinar gramática? : as expectativas de pais e alunos
author Ferreira, Danieli Francine
author_facet Ferreira, Danieli Francine
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Danieli Francine
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Elisabeth Ramos da, 1953-
contributor_str_mv Silva, Elisabeth Ramos da, 1953-
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática
Ensino médio
Língua materna
topic Gramática
Ensino médio
Língua materna
description Orientação: Profa Dra. Elisabeth Ramos da Silva
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-19T17:04:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-19T17:04:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3383
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (155 f.) : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Domínio Público
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3383/1/Danieli%20Francine%20Ferreira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a2b9131e0643ea28cabc100bbe122f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844391548026880