Memes em perspectivas dialógica : uma análise bakhtiniana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jociana Pessanha Barbosa da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5473
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Miriam Bauab Puzzo
id UNITAU_e422a6319e38a3b5a80a0a726e093349
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5473
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Silva, Jociana Pessanha Barbosa daBrito, Eliana Vianna, 1958-Pinto, Sonia Sueli BertiUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaPuzzo, Miriam Bauab2022-03-22T00:46:15Z2022-03-22T00:46:15Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5473Orientação: Profa. Dra. Miriam Bauab PuzzoDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2017.ABSTRACT:This study concerns the dialogical analysis of the concrete meme statement from the perspective of students' reading formation. The research was motivated by the belief that the school has an important role in contributing to the formation of responsive attitude, with students in the position of both reader and enunciator. By fostering reflection on the events of the world and the possible consequent reflections on human life refracted in the statements of memes and their relation to events, the research data will provide improvement basis of the learner in an active role as to the facts that occur in their socio-historical context. In this paperwork, the analysis aims to investigate the circulation of memes on the Internet in response to other discourses. As specific objectives we aim to: work the dialogic dynamic present in these statements, identify the articulation between the verbal and the visual aspects in the meme, verify that the meme is a critical statement that articulates with other statements, responding to them and realize how the meme can arouse laughter by fostering a critique. The data were analyzed in the light of Bakhtin's discursive dialogic theory, with emphasis on the following categories of analysis: The linguistic-discursive materiality of meme and reportage, the chronotope, the concrete statement, the value tone and the responsive attitude. We also present Brait's contributions about the analysis of verbal-visual statements among other researchers. The corpus of analysis is constituted by a meme widely disseminated in social networks, called BELA, RECATADA E DO LAR. The criteria for the selection of this meme was the controversy it raised, as well as its dissemination in social networks. We also collected a report that gave origin to the meme, which was published on Veja's magazine website on 18 April 2016, also entitled BELA, RECATADA AND DO LAR. The analysis has shown that Bakhtin's dialogic theory can support the analysis of memes as a response to other discourses and that this type of statement, because it expresses a great potential of axiological beliefs, ideologies and positioning, can be a powerful ally in the reading learning. The implication of this research is that the establishment of the discursive relations between the statements presented here is not exhausted, this leads us to conclude that much is yet to be explored. We hope, therefore, that this study will inspire new research in the field of education.RESUMO: O presente trabalho trata da análise dialógica do enunciado concreto meme tendo em vista a formação leitora dos alunos. A pesquisa foi motivada por acreditarmos que a escola possui um papel importante na contribuição para a formação da atitude responsiva do indivíduo, tanto na posição de leitor, quanto na posição de enunciador. A escola, ao fomentar a reflexão acerca dos acontecimentos do mundo e os possíveis reflexos consequentes na vida humana refratados nos enunciados dos memes e sua relação com os acontecimentos, proporcionará o aprimoramento do educando num papel ativo quanto aos fatos que ocorrem no seu contexto sócio-histórico. Neste trabalho, é apresentada uma análise que objetivou investigar a circulação dos memes na internet como resposta a outros discursos. Como objetivos específicos, visamos a trabalhar a dinâmica dialógica presente nesses enunciados, identificar a articulação entre o verbal e o visual no meme, verificar que o meme é um enunciado crítico que se articula a outros enunciados. Os dados foram analisados à luz da teoria dialógica discursiva bakhtiniana, com destaque às seguintes categorias de análise: a materialidade lingüístico-discursiva do meme e da reportagem, o cronotopo, o enunciado concreto, o tom valorativo e a atitude responsiva. Também se fazem presentes as contribuições de Brait acerca da análise de enunciados verbo-visuais entre outros pesquisadores. O corpus de análise da pesquisa é constituído por um meme amplamente disseminado nas redes sociais, denominado BELA, RECATADA E DO LAR. O critério para a seleção deste meme foi a polêmica por ele suscitada, bem como a sua disseminação nas redes sociais, também coletamos uma reportagem que deu origem ao meme, veiculada no site da revista Veja, em 18 de abril de 2016, também intitulada BELA, RECATADA E DO LAR . A pesquisa dos dados evidenciou que a teoria dialógica bakhtiniana pode subsidiar a análise dos memes como resposta a outros discursos e que esse tipo de enunciado, por expressar um grande potencial de crenças, ideologias e posicionamentos axiológicos, pode ser um poderoso aliado na formação leitora dos alunos. A implicação dessa pesquisa é que não se esgota o estabelecimento das relações discursivas entre os enunciados aqui apresentados, e isso nos faz concluir que muito ainda há por ser explorado. Esperamos, portanto, que este estudo suscite novas pesquisas no campo do ensino.Made available in DSpace on 2022-03-22T00:46:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao MLA Joaciana Pessanha Barbosa.pdf: 1145101 bytes, checksum: f102fe2c3eb2340215ac12a2469585ff (MD5) Previous issue date: 20171 recurso online (80 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.DialogismoMemesLinguagem verbo-visualFormação do leitorBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975Memes em perspectivas dialógica : uma análise bakhtinianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDissertacao MLA Joaciana Pessanha Barbosa.pdfapplication/pdf1145101http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5473/1/Dissertacao%20MLA%20Joaciana%20Pessanha%20Barbosa.pdff102fe2c3eb2340215ac12a2469585ffMD5120.500.11874/54732022-05-19 15:26:17.358oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5473Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:17Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Memes em perspectivas dialógica : uma análise bakhtiniana
title Memes em perspectivas dialógica : uma análise bakhtiniana
spellingShingle Memes em perspectivas dialógica : uma análise bakhtiniana
Silva, Jociana Pessanha Barbosa da
Dialogismo
Memes
Linguagem verbo-visual
Formação do leitor
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
title_short Memes em perspectivas dialógica : uma análise bakhtiniana
title_full Memes em perspectivas dialógica : uma análise bakhtiniana
title_fullStr Memes em perspectivas dialógica : uma análise bakhtiniana
title_full_unstemmed Memes em perspectivas dialógica : uma análise bakhtiniana
title_sort Memes em perspectivas dialógica : uma análise bakhtiniana
author Silva, Jociana Pessanha Barbosa da
author_facet Silva, Jociana Pessanha Barbosa da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Brito, Eliana Vianna, 1958-
Pinto, Sonia Sueli Berti
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jociana Pessanha Barbosa da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Puzzo, Miriam Bauab
contributor_str_mv Puzzo, Miriam Bauab
dc.subject.por.fl_str_mv Dialogismo
Memes
Linguagem verbo-visual
Formação do leitor
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
topic Dialogismo
Memes
Linguagem verbo-visual
Formação do leitor
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
description Orientação: Profa. Dra. Miriam Bauab Puzzo
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-22T00:46:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-22T00:46:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5473
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (80 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5473/1/Dissertacao%20MLA%20Joaciana%20Pessanha%20Barbosa.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f102fe2c3eb2340215ac12a2469585ff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263158158032896