Análise de um condicionador de ar automotivo utilizando o efeito termoelétrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silverio, Letícia Borges
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/395
Resumo: Orientação: Prof. Dr. José Rui Camargo
id UNITAU_e86035f89679d123dace346b635e73ef
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/395
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Silverio, Letícia BorgesGodoy Júnior, EderaldoCamargo, Edilson Alexandre deUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Engenharia MecânicaCamargo, José Rui2019-06-19T20:58:25Z2019-06-19T20:58:25Z2012http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/395Orientação: Prof. Dr. José Rui CamargoDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2012Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de viabilidade técnica da utilização de módulos termoelétricos para condicionamento de ar automotivo, com ênfase ao sistema de resfriamento. O sistema termoelétrico de refrigeração baseia-se no efeito descoberto por Jean Charles Athanase Peltier em 1834, onde uma corrente elétrica flui na junção de dois materiais semicondutores de propriedades diferentes fazendo com que haja um gradiente de temperatura na junção dos materiais. Os módulos termoelétricos são fabricados por materiais semicondutores selados entre duas placas e, conforme o sentido que a corrente flui, uma superfície da placa torna-se aquecida e a outra resfriada. A refrigeração proveniente dos fenômenos termoelétricos surgiu como uma alternativa aos meios convencionais de refrigeração, pois não gera impactos ambientais, não produz barulho, não possui partes móveis, podendo ser montado em variadas posições de acordo com a necessidade, além de ocupar um volume pequeno em comparação com os outros sistemas. Os efeitos termoelétricos e suas aplicações são apresentados neste estudo, assim como o modelo matemático do sistema de refrigeração, que permite determinar o desempenho do sistema. Dissipadores de calor comercialmente disponíveis são analisados para determinação da melhor troca térmica para o sistema e protótipos são montados para a obtenção de resultados experimentais de um refrigerador, a fim de verificar sua viabilidade e funcionalidade.Abstract: This paper aims to present a technical feasibility study of the use of thermoelectric modules for automotive air conditioning, with emphasis on the cooling system. The thermoelectric cooling system is based on the effect discovered by Jean Charles Athanase Peltier in 1834, where an electric current flows at the junction of two semiconductor materials of different properties so that there is a temperature gradient at the junction of the materials. The thermoelectric modules are manufactured by semiconductor material sealed between two sheets and, as the current flows, a plate surface becomes heated and the other cooled. Thermoelectric cooling from phenomena like Peltier effect has emerged as an alternative to conventional cooling systems, it does not generate environmental impact, do not produce noise, has no moving parts, the system can be mounted in various positions according to the need, and occupies a small volume in comparison with other systems. Thermoelectric effects and their applications are presented in this study, as well as the mathematical modeling of the cooling system, which determines system performance. Heat sinks commercially available are analyzed for determining the best heat transfer to the system and prototypes are assembled to obtain the experimental results for a refrigerator in order to verify its feasibility and functionality.Made available in DSpace on 2019-06-19T20:58:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leticia Borges Silverio.pdf: 5677553 bytes, checksum: 4474a966b34e5ddfb9882e21901ab276 (MD5) Previous issue date: 2012Mestrado em Engenharia Mecânica72 f. : il. ; 30 cm.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Engenharia MecânicaUNITAUBrasilDepartamento de Engenharia Mecânica e ElétricaRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAEfeito termoelétricoEfeito PeltierCondicionador de arAnálise de um condicionador de ar automotivo utilizando o efeito termoelétricoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALLeticia Borges Silverio.pdfapplication/pdf5677553http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/395/1/Leticia%20Borges%20Silverio.pdf4474a966b34e5ddfb9882e21901ab276MD5120.500.11874/3952019-09-10 17:30:59.784oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/395Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:30:59Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de um condicionador de ar automotivo utilizando o efeito termoelétrico
title Análise de um condicionador de ar automotivo utilizando o efeito termoelétrico
spellingShingle Análise de um condicionador de ar automotivo utilizando o efeito termoelétrico
Silverio, Letícia Borges
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Efeito termoelétrico
Efeito Peltier
Condicionador de ar
title_short Análise de um condicionador de ar automotivo utilizando o efeito termoelétrico
title_full Análise de um condicionador de ar automotivo utilizando o efeito termoelétrico
title_fullStr Análise de um condicionador de ar automotivo utilizando o efeito termoelétrico
title_full_unstemmed Análise de um condicionador de ar automotivo utilizando o efeito termoelétrico
title_sort Análise de um condicionador de ar automotivo utilizando o efeito termoelétrico
author Silverio, Letícia Borges
author_facet Silverio, Letícia Borges
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Godoy Júnior, Ederaldo
Camargo, Edilson Alexandre de
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
dc.contributor.author.fl_str_mv Silverio, Letícia Borges
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camargo, José Rui
contributor_str_mv Camargo, José Rui
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Efeito termoelétrico
Efeito Peltier
Condicionador de ar
dc.subject.por.fl_str_mv Efeito termoelétrico
Efeito Peltier
Condicionador de ar
description Orientação: Prof. Dr. José Rui Camargo
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-19T20:58:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-19T20:58:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/395
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 72 f. : il. ; 30 cm.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/395/1/Leticia%20Borges%20Silverio.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4474a966b34e5ddfb9882e21901ab276
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844384610648064