Different experiences in work contexts: sociocultural interactions
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3118 |
Resumo: | Este artigo faz uma reflexão sobre a aprendizagem, o clima emocional e os processos interativos em diferentes ambientes de trabalho, com destaque para o relacionamento e a docência no ensino superior, o relacionamento de uma equipe de vendas e o relacionamento na Administração Pública. Considera que um dos desafios da atualidade diz respeito à questão das formas através das quais as relações humanas se estabelecem, concluindo que mesmo apresentando diferentes capacidades biológicas e psíquicas nas diversas etapas da vida, desde o momento do nascimento até os últimos minutos de vida o ser humano é capaz de aprender. Sejam nas universidades ou quaisquer instituições de ensino, sejam nas empresas privadas que visam o lucro ou nos mais diversos órgãos da Administração Pública, solidifica-se a importância do clima emocional nos ambientes de trabalho para a promoção de uma excelente qualidade de vida e, consequentemente, para o contínuo processo de aprendizagem. |
id |
UNITAU_e97bd019fef81572454f7a3fa26c1609 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3118 |
network_acronym_str |
UNITAU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
repository_id_str |
|
spelling |
Tavares, Paulo Sergio AraujoCastro, Maria Aparecida Campos Diniz deBoaventura, Camila Nogueira de SaSantos, Filipe Guimaraes dos2019-09-12T16:57:10Z2019-09-12T16:57:10Z201581708010.32813/2179-1120.2015.v8.n1.a1872179-1120http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3118WOS:000216395700008Este artigo faz uma reflexão sobre a aprendizagem, o clima emocional e os processos interativos em diferentes ambientes de trabalho, com destaque para o relacionamento e a docência no ensino superior, o relacionamento de uma equipe de vendas e o relacionamento na Administração Pública. Considera que um dos desafios da atualidade diz respeito à questão das formas através das quais as relações humanas se estabelecem, concluindo que mesmo apresentando diferentes capacidades biológicas e psíquicas nas diversas etapas da vida, desde o momento do nascimento até os últimos minutos de vida o ser humano é capaz de aprender. Sejam nas universidades ou quaisquer instituições de ensino, sejam nas empresas privadas que visam o lucro ou nos mais diversos órgãos da Administração Pública, solidifica-se a importância do clima emocional nos ambientes de trabalho para a promoção de uma excelente qualidade de vida e, consequentemente, para o contínuo processo de aprendizagem.This article, through literature narrative type research and making use of search in databases on the theme aimed to reflect on learning, emotional climate and interactive processes in different working environments, with emphasis on the relationship and teaching in higher education, the relationship of a team of sales and relationships in Public Administration. Considers that one of the challenges today concerns the question of the ways in which human relations are established, concluding that even with different biological and psychic abilities in the different stages of life from the moment of birth until the last minutes of life being human is capable of learning. Are in universities or any educational institutions, whether private enterprises aimed at profit or in various organs of government, the importance of the emotional climate in the workplace solidifies to promote an excellent quality of life and consequently to the continuous process of learning.Made available in DSpace on 2019-09-12T16:57:10Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2015[Araujo Tavares, Paulo Sergio] Univ Municipal Sao Caetano Do Sul, Curso Exito, Sao Caetano do Sul, Brazil[Campos Diniz de Castro, Maria Aparecida; dos Santos, Filipe Guimaraes] Universidade de Taubaté (Unitau) , Programa Posgrad Educ Desenvolvimento Humano, BR-12100000 Taubate, SP, Brazil[de Sa Boaventura, Camila Nogueira] Ctr Univ Itajuba, Itajuba, MG, BrazilUniv TaubateBrasilRevista Ciências Humanashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWeb of Sciencereponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUHuman DevelopmentLearningEmotional ClimateInteractive ProcessesWorkplacesSocial WorkSocial WorkDifferent experiences in work contexts: sociocultural interactionsDiferentes experiências em contextos de trabalho: interações socioculturaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporORIGINALWOS000216395700008.pdfWOS000216395700008.pdfapplication/pdf320378http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3118/1/WOS000216395700008.pdf5ec3f81f8b406510d7f77f641aa43816MD5120.500.11874/31182020-10-05 14:37:16.087oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3118Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2020-10-05T17:37:16Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Different experiences in work contexts: sociocultural interactions |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Diferentes experiências em contextos de trabalho: interações socioculturais |
title |
Different experiences in work contexts: sociocultural interactions |
spellingShingle |
Different experiences in work contexts: sociocultural interactions Tavares, Paulo Sergio Araujo Human Development Learning Emotional Climate Interactive Processes Workplaces Social Work Social Work |
title_short |
Different experiences in work contexts: sociocultural interactions |
title_full |
Different experiences in work contexts: sociocultural interactions |
title_fullStr |
Different experiences in work contexts: sociocultural interactions |
title_full_unstemmed |
Different experiences in work contexts: sociocultural interactions |
title_sort |
Different experiences in work contexts: sociocultural interactions |
author |
Tavares, Paulo Sergio Araujo |
author_facet |
Tavares, Paulo Sergio Araujo Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de Boaventura, Camila Nogueira de Sa Santos, Filipe Guimaraes dos |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de Boaventura, Camila Nogueira de Sa Santos, Filipe Guimaraes dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Paulo Sergio Araujo Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de Boaventura, Camila Nogueira de Sa Santos, Filipe Guimaraes dos |
dc.subject.other.en.fl_str_mv |
Human Development Learning Emotional Climate Interactive Processes Workplaces |
topic |
Human Development Learning Emotional Climate Interactive Processes Workplaces Social Work Social Work |
dc.subject.wosarea.en.fl_str_mv |
Social Work |
dc.subject.researcharea.en.fl_str_mv |
Social Work |
description |
Este artigo faz uma reflexão sobre a aprendizagem, o clima emocional e os processos interativos em diferentes ambientes de trabalho, com destaque para o relacionamento e a docência no ensino superior, o relacionamento de uma equipe de vendas e o relacionamento na Administração Pública. Considera que um dos desafios da atualidade diz respeito à questão das formas através das quais as relações humanas se estabelecem, concluindo que mesmo apresentando diferentes capacidades biológicas e psíquicas nas diversas etapas da vida, desde o momento do nascimento até os últimos minutos de vida o ser humano é capaz de aprender. Sejam nas universidades ou quaisquer instituições de ensino, sejam nas empresas privadas que visam o lucro ou nos mais diversos órgãos da Administração Pública, solidifica-se a importância do clima emocional nos ambientes de trabalho para a promoção de uma excelente qualidade de vida e, consequentemente, para o contínuo processo de aprendizagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-12T16:57:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-12T16:57:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3118 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
10.32813/2179-1120.2015.v8.n1.a187 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2179-1120 |
dc.identifier.wos.none.fl_str_mv |
WOS:000216395700008 |
identifier_str_mv |
10.32813/2179-1120.2015.v8.n1.a187 2179-1120 WOS:000216395700008 |
url |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Revista Ciências Humanas |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Univ Taubate |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Univ Taubate |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
Web of Science |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNITAU instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
collection |
Repositório Institucional da UNITAU |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3118/1/WOS000216395700008.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5ec3f81f8b406510d7f77f641aa43816 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263155785105408 |