Ação supervisora nas escolas do programa ensino integral da rede estadual de São Paulo
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
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Clemente, Vanilda Aparecida Pereira da SilvaPacheco, Márcia Maria Dias ReisMendonça, Suelene Regina DonolaGimenes, Nelson A. S. (Nelson Antonio Simão)Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento HumanoCastro, Maria Aparecida Campos Diniz de2019-07-04T22:14:40Z2019-07-04T22:14:40Z2015http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/730Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Campos Diniz de CastroDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2015.Resumo: Esta pesquisa visou compreender o papel que o Supervisor de Ensino, em sua atuação, desempenha nas escolas públicas da rede estadual que aderiram ao Programa Ensino Integral (PEI) da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE/SP). Com a utilização dos referenciais que fundamentaram a construção da pesquisa realizou-se uma retrospectiva histórica da ação supervisora na educação brasileira, em especial a trajetória do Supervisor de Ensino no estado de São Paulo Numa abordagem qualitativa, o presente estudo constituiu-se de uma pesquisa de natureza básica, descritiva e exploratória. Como procedimento de coleta de dados foi utilizado questionário e entrevista, além de análise documental. Foram sujeitos do estudo Supervisores de Ensino que possuem em seu setor de trabalho escola estadual pertencente ao PEI, que atuam numa Diretoria de Ensino localizada no Vale do Paraíba e que se encontra inserida no macro contexto organizacional da SEE/SP. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin (2012) e interpretados à luz das teorias que tratam do desenvolvimento humano e das políticas de gestão pública educacional. Os resultados obtidos apontam que o trabalho de acompanhamento realizado pelo Supervisor de Ensino nessas escolas integrais possui alguns diferenciais quanto ao realizado nas escolas regulares de tempo parcial da rede estadual paulista, pois além do acompanhamento de rotina previsto em legislação feito em todas as escolas estaduais paulistas, o supervisor responsável por uma escola do PEI também realiza Ciclos Formativos de Acompanhamento, com ações de monitoramento e intervenção, num trabalho conjunto com a equipe escolar, de acordo com as necessidades da escola, principalmente nos ciclos formativos, que acontecem por meio da metodologia PDCA, além dos instrumentos de gestão que são utilizados, em especial a agenda bimestral que norteia o acompanhamento do Supervisor. O que indica uma ação supervisora diferenciada em prol do desenvolvimento da política pública de extensão da permanência na escola para uma formação integral que concorra para a melhoria da educação pública.Abstract: This research aimed to understand the role that the Education Supervisor in his acting, plays in the public schools of the state that have joined the Integral Education Program (IEP) of the Ministry of Education of São Paulo (SEE / SP). With the use of benchmarks that underlie the construction of the research took place a historical retrospective of the supervisory action in Brazilian education, especially the trajectory of Teaching Supervisor in São Paulo In a qualitative approach, this study consisted of a survey basic, descriptive and exploratory nature. Data collection procedure was used questionnaires and interviews, and document analysis. Were subjects of the Teaching Supervisors study that have in their state school work sector belonging to PEI who work in Educational Board located in the Paraíba Valley and which is inserted into the macro organizational context of SEE / SP. The collected data were submitted to Bardin content analysis (2012) and interpreted in the light of the theories that deal with human development and educational public management policies. The results suggest that the monitoring work of the Education Advisor in these whole schools have some differences regarding performed in mainstream schools part-time the state public network, because besides the routine monitoring provided for in made law in all São Paulo state schools the supervisor responsible for a PEI school also conducts Formative Cycles Monitoring with monitoring actions and intervention, in a joint effort with the school staff, according to the school's needs, especially in the formative cycles, which take place through the methodology PDCA, in addition to management tools that are used, especially the bimonthly schedule that guides the monitoring supervisor. This indicates a different supervisory action on behalf of the public policy of extension of stay in the school development for an integral formation which contributes to the improvement of public education.Made available in DSpace on 2019-07-04T22:14:40Z (GMT). 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