A Copa do Mundo de 2010 entre o jornalismo e o entretenimento: uma análise do Central da Copa, da TV Globo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortes Lima, Mellina Cheminand
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Marques, José Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vozes e Diálogo (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/4240
Resumo: Este artigo procura compreender a forma como o telejornalismo esportivo tem se modificado no Brasil, influenciando as coberturas de eventos importantes como a Copa do Mundo de futebol. O impacto dessas mudanças se reflete na utilização da interatividade, do entretenimento e da apresentação da notícia em quadros e programas inseridos em telejornais brasileiros. O estudo propõe-se a analisar, por meio das teorias jornalísticas e da análise de conteúdo, como dois conceitos aparentemente antagônicos (jornalismo e entretenimento) foram postos em perspectiva pelo programa televisivo Central da Copa, exibido durante o ano de 2010 pela Rede Globo de Televisão, por ocasião da Copa do Mundo da África do Sul.
id UNIVALI-2_18e84c438bbb735fbcbaf118f6026b70
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/4240
network_acronym_str UNIVALI-2
network_name_str Vozes e Diálogo (Online)
repository_id_str
spelling A Copa do Mundo de 2010 entre o jornalismo e o entretenimento: uma análise do Central da Copa, da TV GloboCentral da Copatelejornalismoinfoetenimentocobertura da Copa do Mundo de 2010Este artigo procura compreender a forma como o telejornalismo esportivo tem se modificado no Brasil, influenciando as coberturas de eventos importantes como a Copa do Mundo de futebol. O impacto dessas mudanças se reflete na utilização da interatividade, do entretenimento e da apresentação da notícia em quadros e programas inseridos em telejornais brasileiros. O estudo propõe-se a analisar, por meio das teorias jornalísticas e da análise de conteúdo, como dois conceitos aparentemente antagônicos (jornalismo e entretenimento) foram postos em perspectiva pelo programa televisivo Central da Copa, exibido durante o ano de 2010 pela Rede Globo de Televisão, por ocasião da Copa do Mundo da África do Sul.Universidade do Vale do Itajaí2013-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDOSSIÊapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/424010.14210/vd.v12n01.p%pVozes e Diálogo; v. 12 n. 01 (2013): Mídia e Entretenimento2237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/4240/2631Fortes Lima, Mellina CheminandMarques, José Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-08T06:34:26Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/4240Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2013-08-08T06:34:26Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv A Copa do Mundo de 2010 entre o jornalismo e o entretenimento: uma análise do Central da Copa, da TV Globo
title A Copa do Mundo de 2010 entre o jornalismo e o entretenimento: uma análise do Central da Copa, da TV Globo
spellingShingle A Copa do Mundo de 2010 entre o jornalismo e o entretenimento: uma análise do Central da Copa, da TV Globo
Fortes Lima, Mellina Cheminand
Central da Copa
telejornalismo
infoetenimento
cobertura da Copa do Mundo de 2010
title_short A Copa do Mundo de 2010 entre o jornalismo e o entretenimento: uma análise do Central da Copa, da TV Globo
title_full A Copa do Mundo de 2010 entre o jornalismo e o entretenimento: uma análise do Central da Copa, da TV Globo
title_fullStr A Copa do Mundo de 2010 entre o jornalismo e o entretenimento: uma análise do Central da Copa, da TV Globo
title_full_unstemmed A Copa do Mundo de 2010 entre o jornalismo e o entretenimento: uma análise do Central da Copa, da TV Globo
title_sort A Copa do Mundo de 2010 entre o jornalismo e o entretenimento: uma análise do Central da Copa, da TV Globo
author Fortes Lima, Mellina Cheminand
author_facet Fortes Lima, Mellina Cheminand
Marques, José Carlos
author_role author
author2 Marques, José Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortes Lima, Mellina Cheminand
Marques, José Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Central da Copa
telejornalismo
infoetenimento
cobertura da Copa do Mundo de 2010
topic Central da Copa
telejornalismo
infoetenimento
cobertura da Copa do Mundo de 2010
description Este artigo procura compreender a forma como o telejornalismo esportivo tem se modificado no Brasil, influenciando as coberturas de eventos importantes como a Copa do Mundo de futebol. O impacto dessas mudanças se reflete na utilização da interatividade, do entretenimento e da apresentação da notícia em quadros e programas inseridos em telejornais brasileiros. O estudo propõe-se a analisar, por meio das teorias jornalísticas e da análise de conteúdo, como dois conceitos aparentemente antagônicos (jornalismo e entretenimento) foram postos em perspectiva pelo programa televisivo Central da Copa, exibido durante o ano de 2010 pela Rede Globo de Televisão, por ocasião da Copa do Mundo da África do Sul.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
DOSSIÊ
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/4240
10.14210/vd.v12n01.p%p
url https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/4240
identifier_str_mv 10.14210/vd.v12n01.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/4240/2631
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
dc.source.none.fl_str_mv Vozes e Diálogo; v. 12 n. 01 (2013): Mídia e Entretenimento
2237-4531
1519-5864
reponame:Vozes e Diálogo (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Vozes e Diálogo (Online)
collection Vozes e Diálogo (Online)
repository.name.fl_str_mv Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv seligman@univali.br
_version_ 1798329568855064576