É verdade porque eu digo que é: análise do discurso editorial de periódico cascavelense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sá França, Juliana
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vozes e Diálogo (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/9551
Resumo: O editorial é um dos gêneros mais populares do Jornalismo. Ele atua como reflexo do consenso de opiniões que constituem a empresa jornalística e figura como um indicador, que busca pautar a opinião pública ao destinar-se à coletividade. Em outras palavras, o objetivo do editorial é persuadir o leitor a compactuar com o mesmo posicionamento assumido pela imprensa diante de um acontecimento. Nesse processo argumentativo, o discurso editorial constitui-se a partir de um mosaico de ideologias e discursos das instituições e pessoas que se ligam a dinâmica de influência da empresa comunicativa. Dessa forma, o presente artigo pretende analisar como se dá a composição argumentativa de dois editoriais do periódico cascavelense Gazeta do Paraná. A análise baseia-se nos estudos de autores, como Koch (2000, 2004), Charaudeau (2006), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Breton (1999), Melo (2003) e Rossi (2000).
id UNIVALI-2_42dcab6d730e1df3c12d8f97a6a588e4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/9551
network_acronym_str UNIVALI-2
network_name_str Vozes e Diálogo (Online)
repository_id_str
spelling É verdade porque eu digo que é: análise do discurso editorial de periódico cascavelenseeditorialargumento de autoridadediscursoAnálise da composição discursivo-argumentativa de editorial jornalísticoO editorial é um dos gêneros mais populares do Jornalismo. Ele atua como reflexo do consenso de opiniões que constituem a empresa jornalística e figura como um indicador, que busca pautar a opinião pública ao destinar-se à coletividade. Em outras palavras, o objetivo do editorial é persuadir o leitor a compactuar com o mesmo posicionamento assumido pela imprensa diante de um acontecimento. Nesse processo argumentativo, o discurso editorial constitui-se a partir de um mosaico de ideologias e discursos das instituições e pessoas que se ligam a dinâmica de influência da empresa comunicativa. Dessa forma, o presente artigo pretende analisar como se dá a composição argumentativa de dois editoriais do periódico cascavelense Gazeta do Paraná. A análise baseia-se nos estudos de autores, como Koch (2000, 2004), Charaudeau (2006), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Breton (1999), Melo (2003) e Rossi (2000).Universidade do Vale do Itajaí2017-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDOSSIÊapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/955110.14210/vd.v16n01.p%pVozes e Diálogo; v. 16 n. 01 (2017): Crítica de Mídia2237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/9551/5776Copyright (c) 2017 Vozes e Diálogoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Sá França, Juliana2021-04-05T21:30:06Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/9551Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2021-04-05T21:30:06Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv É verdade porque eu digo que é: análise do discurso editorial de periódico cascavelense
title É verdade porque eu digo que é: análise do discurso editorial de periódico cascavelense
spellingShingle É verdade porque eu digo que é: análise do discurso editorial de periódico cascavelense
de Sá França, Juliana
editorial
argumento de autoridade
discurso
Análise da composição discursivo-argumentativa de editorial jornalístico
title_short É verdade porque eu digo que é: análise do discurso editorial de periódico cascavelense
title_full É verdade porque eu digo que é: análise do discurso editorial de periódico cascavelense
title_fullStr É verdade porque eu digo que é: análise do discurso editorial de periódico cascavelense
title_full_unstemmed É verdade porque eu digo que é: análise do discurso editorial de periódico cascavelense
title_sort É verdade porque eu digo que é: análise do discurso editorial de periódico cascavelense
author de Sá França, Juliana
author_facet de Sá França, Juliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sá França, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv editorial
argumento de autoridade
discurso
Análise da composição discursivo-argumentativa de editorial jornalístico
topic editorial
argumento de autoridade
discurso
Análise da composição discursivo-argumentativa de editorial jornalístico
description O editorial é um dos gêneros mais populares do Jornalismo. Ele atua como reflexo do consenso de opiniões que constituem a empresa jornalística e figura como um indicador, que busca pautar a opinião pública ao destinar-se à coletividade. Em outras palavras, o objetivo do editorial é persuadir o leitor a compactuar com o mesmo posicionamento assumido pela imprensa diante de um acontecimento. Nesse processo argumentativo, o discurso editorial constitui-se a partir de um mosaico de ideologias e discursos das instituições e pessoas que se ligam a dinâmica de influência da empresa comunicativa. Dessa forma, o presente artigo pretende analisar como se dá a composição argumentativa de dois editoriais do periódico cascavelense Gazeta do Paraná. A análise baseia-se nos estudos de autores, como Koch (2000, 2004), Charaudeau (2006), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Breton (1999), Melo (2003) e Rossi (2000).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
DOSSIÊ
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/9551
10.14210/vd.v16n01.p%p
url https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/9551
identifier_str_mv 10.14210/vd.v16n01.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/9551/5776
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Vozes e Diálogo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Vozes e Diálogo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
dc.source.none.fl_str_mv Vozes e Diálogo; v. 16 n. 01 (2017): Crítica de Mídia
2237-4531
1519-5864
reponame:Vozes e Diálogo (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Vozes e Diálogo (Online)
collection Vozes e Diálogo (Online)
repository.name.fl_str_mv Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv seligman@univali.br
_version_ 1798329569472675840