A CONSTRUÇÃO DO MITO NA FALA DO HERÓI:
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vozes e Diálogo (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/2846 |
Resumo: | O presente artigo: A construção do mito na fala do herói: do cavaleiro das trevas ao motorista da rodada na cultura de massa apresenta como investigação a presença do herói nos dias de hoje, contextualizado com a formação do mito na comunicação de massa. Relaciona a formação mítica das personagens analisadas e como estes podem exercer influência na identificação do sujeito. A cultura de massa é estudada como caminho construtivo e mercadológico na aquisição de falas e produtos. Alguns questionamentos são apresentados: Quem é o herói de hoje? Como são construídos? Como foram formados nos últimos anos na indústria cinematográfica? No contexto social encontram-se formas de se perceber a atuação destes sujeitos e identificações discursivas, bem como toda a produção simbólica. Como recorte, o artigo possui a observação do filme Batman Begins (2006) em que é analisada a história dessa identidade, falas, fraquezas e os motivos que o levam a abdicar suas histórias pessoais para então lutar por um bem social. Investiga a relação social exercida no contexto narrativo e a relação com a atual sociedade onde este herói surge como produto de massa. Após a análise da forma como se produz o herói nesse filme, propõe-se fazer uma comparação do herói destacado no discurso publicitário, neste caso o herói visto sob a perspectiva de um cidadão comum veiculado no comercial "Herói Redondo", da cerveja Skol.Palavras-chave: Mito. Herói. Discurso. Cultura de Massa. |
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A CONSTRUÇÃO DO MITO NA FALA DO HERÓI:O presente artigo: A construção do mito na fala do herói: do cavaleiro das trevas ao motorista da rodada na cultura de massa apresenta como investigação a presença do herói nos dias de hoje, contextualizado com a formação do mito na comunicação de massa. Relaciona a formação mítica das personagens analisadas e como estes podem exercer influência na identificação do sujeito. A cultura de massa é estudada como caminho construtivo e mercadológico na aquisição de falas e produtos. Alguns questionamentos são apresentados: Quem é o herói de hoje? Como são construídos? Como foram formados nos últimos anos na indústria cinematográfica? No contexto social encontram-se formas de se perceber a atuação destes sujeitos e identificações discursivas, bem como toda a produção simbólica. Como recorte, o artigo possui a observação do filme Batman Begins (2006) em que é analisada a história dessa identidade, falas, fraquezas e os motivos que o levam a abdicar suas histórias pessoais para então lutar por um bem social. Investiga a relação social exercida no contexto narrativo e a relação com a atual sociedade onde este herói surge como produto de massa. Após a análise da forma como se produz o herói nesse filme, propõe-se fazer uma comparação do herói destacado no discurso publicitário, neste caso o herói visto sob a perspectiva de um cidadão comum veiculado no comercial "Herói Redondo", da cerveja Skol.Palavras-chave: Mito. Herói. Discurso. Cultura de Massa.Universidade do Vale do Itajaí2011-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionARTIGOSapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/284610.14210/vd.v10n1.p%pVozes e Diálogo; v. 10 n. 1 (2011): Comunicação e Novas Linguagens – percursos teóricos e empíricos2237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/2846/1996Bressan Junior, Mario Abelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-05T15:44:04Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/2846Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2011-09-05T15:44:04Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
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