Crianças como fontes de informação: um desafio de inclusão para o jornalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marôpo, Lidia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vozes e Diálogo (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8054
Resumo:  ResumoCom base em entrevistas com 21 jornalistas portugueses e brasileiros e tomando como referencial teórico as teorias do jornalismo e a sociologia da infância, este artigo discute a escassez da voz das crianças nas notícias. O estatuto minoritário das crianças na sociedade, as rotinas produtivas dos jornalismo e as prioridades comerciais dos media são alguns dos obstáculos para promover o ponto de vista infantil no discurso noticioso. Apontamos caminhos para promover esta participação com base no depoimento dos próprios entrevistados, nas boas práticas de alguns veículos de informação e nas sugestões de organizações de defesa dos direitos infantis.
id UNIVALI-2_4f00cdbb1f67ce69750466eb27193e2a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/8054
network_acronym_str UNIVALI-2
network_name_str Vozes e Diálogo (Online)
repository_id_str
spelling Crianças como fontes de informação: um desafio de inclusão para o jornalismojornalismofontes de informaçãocriançascrianças como fonte de informação no jornalismo ResumoCom base em entrevistas com 21 jornalistas portugueses e brasileiros e tomando como referencial teórico as teorias do jornalismo e a sociologia da infância, este artigo discute a escassez da voz das crianças nas notícias. O estatuto minoritário das crianças na sociedade, as rotinas produtivas dos jornalismo e as prioridades comerciais dos media são alguns dos obstáculos para promover o ponto de vista infantil no discurso noticioso. Apontamos caminhos para promover esta participação com base no depoimento dos próprios entrevistados, nas boas práticas de alguns veículos de informação e nas sugestões de organizações de defesa dos direitos infantis.Universidade do Vale do Itajaí2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDOSSIÊapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/805410.14210/vd.v14n02.p%pVozes e Diálogo; v. 14 n. 02 (2015): Infância, juventude e mídia2237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8054/4773Copyright (c) 2016 Vozes e Diálogoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarôpo, Lidia2016-02-18T19:20:17Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/8054Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2016-02-18T19:20:17Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv Crianças como fontes de informação: um desafio de inclusão para o jornalismo
title Crianças como fontes de informação: um desafio de inclusão para o jornalismo
spellingShingle Crianças como fontes de informação: um desafio de inclusão para o jornalismo
Marôpo, Lidia
jornalismo
fontes de informação
crianças
crianças como fonte de informação no jornalismo
title_short Crianças como fontes de informação: um desafio de inclusão para o jornalismo
title_full Crianças como fontes de informação: um desafio de inclusão para o jornalismo
title_fullStr Crianças como fontes de informação: um desafio de inclusão para o jornalismo
title_full_unstemmed Crianças como fontes de informação: um desafio de inclusão para o jornalismo
title_sort Crianças como fontes de informação: um desafio de inclusão para o jornalismo
author Marôpo, Lidia
author_facet Marôpo, Lidia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marôpo, Lidia
dc.subject.por.fl_str_mv jornalismo
fontes de informação
crianças
crianças como fonte de informação no jornalismo
topic jornalismo
fontes de informação
crianças
crianças como fonte de informação no jornalismo
description  ResumoCom base em entrevistas com 21 jornalistas portugueses e brasileiros e tomando como referencial teórico as teorias do jornalismo e a sociologia da infância, este artigo discute a escassez da voz das crianças nas notícias. O estatuto minoritário das crianças na sociedade, as rotinas produtivas dos jornalismo e as prioridades comerciais dos media são alguns dos obstáculos para promover o ponto de vista infantil no discurso noticioso. Apontamos caminhos para promover esta participação com base no depoimento dos próprios entrevistados, nas boas práticas de alguns veículos de informação e nas sugestões de organizações de defesa dos direitos infantis.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
DOSSIÊ
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8054
10.14210/vd.v14n02.p%p
url https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8054
identifier_str_mv 10.14210/vd.v14n02.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8054/4773
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Vozes e Diálogo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Vozes e Diálogo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
dc.source.none.fl_str_mv Vozes e Diálogo; v. 14 n. 02 (2015): Infância, juventude e mídia
2237-4531
1519-5864
reponame:Vozes e Diálogo (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Vozes e Diálogo (Online)
collection Vozes e Diálogo (Online)
repository.name.fl_str_mv Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv seligman@univali.br
_version_ 1798329568838287360