Sob o Arquétipo do Puer:Juvenilização, Comunicação e Consumo na Cultura Contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vozes e Diálogo (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/6946 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo refletir sobre as novas formas de consumo na cultura midiática contemporânea. Partimos da premissa que muitos adultos contemporâneos (principalmente os que vivem nas grandes megalópoles) possuem hábitos, crenças e valores juvenilizados. A mídia exerce um papel central na criação de padrões juvenis que servem como referências para adultos, incentivando uma demanda por produtos que assinalam essa tendência. Para compreender esse padrão cultural, optamos por uma análise que caminha na interseção entre as Ciências da Comunicação e a Psicologia Analítica enfocando a análise dos aspectos arquetípicos do puer aeternus (a eterna criança). Esses aspectos acabam refletidos nos conteúdos midiáticos e nos processos de identificação e projeção que atuam nos indivíduos hodiernos. |
id |
UNIVALI-2_7199d0d00699395b35c78d222c9b8e6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/6946 |
network_acronym_str |
UNIVALI-2 |
network_name_str |
Vozes e Diálogo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sob o Arquétipo do Puer:Juvenilização, Comunicação e Consumo na Cultura ContemporâneaCultura MidiáticaConsumoPuer Aeternus.Cultura de ConsumoEste artigo tem por objetivo refletir sobre as novas formas de consumo na cultura midiática contemporânea. Partimos da premissa que muitos adultos contemporâneos (principalmente os que vivem nas grandes megalópoles) possuem hábitos, crenças e valores juvenilizados. A mídia exerce um papel central na criação de padrões juvenis que servem como referências para adultos, incentivando uma demanda por produtos que assinalam essa tendência. Para compreender esse padrão cultural, optamos por uma análise que caminha na interseção entre as Ciências da Comunicação e a Psicologia Analítica enfocando a análise dos aspectos arquetípicos do puer aeternus (a eterna criança). Esses aspectos acabam refletidos nos conteúdos midiáticos e nos processos de identificação e projeção que atuam nos indivíduos hodiernos.Universidade do Vale do Itajaí2015-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionARTIGOSapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/694610.14210/vd.v14n01.p%pVozes e Diálogo; v. 14 n. 01 (2015): Comunicão e Cultura2237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/6946/4538Copyright (c) 2015 Vozes e Diálogoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiklos, JorgeEscudero, Andreia Perroni2015-08-20T19:40:19Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/6946Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2015-08-20T19:40:19Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sob o Arquétipo do Puer:Juvenilização, Comunicação e Consumo na Cultura Contemporânea |
title |
Sob o Arquétipo do Puer:Juvenilização, Comunicação e Consumo na Cultura Contemporânea |
spellingShingle |
Sob o Arquétipo do Puer:Juvenilização, Comunicação e Consumo na Cultura Contemporânea Miklos, Jorge Cultura Midiática Consumo Puer Aeternus. Cultura de Consumo |
title_short |
Sob o Arquétipo do Puer:Juvenilização, Comunicação e Consumo na Cultura Contemporânea |
title_full |
Sob o Arquétipo do Puer:Juvenilização, Comunicação e Consumo na Cultura Contemporânea |
title_fullStr |
Sob o Arquétipo do Puer:Juvenilização, Comunicação e Consumo na Cultura Contemporânea |
title_full_unstemmed |
Sob o Arquétipo do Puer:Juvenilização, Comunicação e Consumo na Cultura Contemporânea |
title_sort |
Sob o Arquétipo do Puer:Juvenilização, Comunicação e Consumo na Cultura Contemporânea |
author |
Miklos, Jorge |
author_facet |
Miklos, Jorge Escudero, Andreia Perroni |
author_role |
author |
author2 |
Escudero, Andreia Perroni |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miklos, Jorge Escudero, Andreia Perroni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Midiática Consumo Puer Aeternus. Cultura de Consumo |
topic |
Cultura Midiática Consumo Puer Aeternus. Cultura de Consumo |
description |
Este artigo tem por objetivo refletir sobre as novas formas de consumo na cultura midiática contemporânea. Partimos da premissa que muitos adultos contemporâneos (principalmente os que vivem nas grandes megalópoles) possuem hábitos, crenças e valores juvenilizados. A mídia exerce um papel central na criação de padrões juvenis que servem como referências para adultos, incentivando uma demanda por produtos que assinalam essa tendência. Para compreender esse padrão cultural, optamos por uma análise que caminha na interseção entre as Ciências da Comunicação e a Psicologia Analítica enfocando a análise dos aspectos arquetípicos do puer aeternus (a eterna criança). Esses aspectos acabam refletidos nos conteúdos midiáticos e nos processos de identificação e projeção que atuam nos indivíduos hodiernos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion ARTIGOS |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/6946 10.14210/vd.v14n01.p%p |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/6946 |
identifier_str_mv |
10.14210/vd.v14n01.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/6946/4538 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Vozes e Diálogo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Vozes e Diálogo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Vozes e Diálogo; v. 14 n. 01 (2015): Comunicão e Cultura 2237-4531 1519-5864 reponame:Vozes e Diálogo (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Vozes e Diálogo (Online) |
collection |
Vozes e Diálogo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
seligman@univali.br |
_version_ |
1798329569172783104 |