Sob o Arquétipo do Puer:Juvenilização, Comunicação e Consumo na Cultura Contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miklos, Jorge
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Escudero, Andreia Perroni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vozes e Diálogo (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/6946
Resumo: Este artigo tem por objetivo refletir sobre as novas formas de consumo na cultura midiática contemporânea. Partimos da premissa que muitos adultos contemporâneos (principalmente os que vivem nas grandes megalópoles) possuem hábitos, crenças e valores juvenilizados. A mídia exerce um papel central na criação de padrões juvenis que servem como referências para adultos, incentivando uma demanda por produtos que assinalam essa tendência. Para compreender esse padrão cultural, optamos por uma análise que caminha na interseção entre as Ciências da Comunicação e a Psicologia Analítica enfocando a análise dos aspectos arquetípicos do puer aeternus (a eterna criança). Esses aspectos acabam refletidos nos conteúdos midiáticos e nos processos de identificação e projeção que atuam nos indivíduos hodiernos.
id UNIVALI-2_7199d0d00699395b35c78d222c9b8e6b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/6946
network_acronym_str UNIVALI-2
network_name_str Vozes e Diálogo (Online)
repository_id_str
spelling Sob o Arquétipo do Puer:Juvenilização, Comunicação e Consumo na Cultura ContemporâneaCultura MidiáticaConsumoPuer Aeternus.Cultura de ConsumoEste artigo tem por objetivo refletir sobre as novas formas de consumo na cultura midiática contemporânea. Partimos da premissa que muitos adultos contemporâneos (principalmente os que vivem nas grandes megalópoles) possuem hábitos, crenças e valores juvenilizados. A mídia exerce um papel central na criação de padrões juvenis que servem como referências para adultos, incentivando uma demanda por produtos que assinalam essa tendência. Para compreender esse padrão cultural, optamos por uma análise que caminha na interseção entre as Ciências da Comunicação e a Psicologia Analítica enfocando a análise dos aspectos arquetípicos do puer aeternus (a eterna criança). Esses aspectos acabam refletidos nos conteúdos midiáticos e nos processos de identificação e projeção que atuam nos indivíduos hodiernos.Universidade do Vale do Itajaí2015-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionARTIGOSapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/694610.14210/vd.v14n01.p%pVozes e Diálogo; v. 14 n. 01 (2015): Comunicão e Cultura2237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/6946/4538Copyright (c) 2015 Vozes e Diálogoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiklos, JorgeEscudero, Andreia Perroni2015-08-20T19:40:19Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/6946Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2015-08-20T19:40:19Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv Sob o Arquétipo do Puer:Juvenilização, Comunicação e Consumo na Cultura Contemporânea
title Sob o Arquétipo do Puer:Juvenilização, Comunicação e Consumo na Cultura Contemporânea
spellingShingle Sob o Arquétipo do Puer:Juvenilização, Comunicação e Consumo na Cultura Contemporânea
Miklos, Jorge
Cultura Midiática
Consumo
Puer Aeternus.
Cultura de Consumo
title_short Sob o Arquétipo do Puer:Juvenilização, Comunicação e Consumo na Cultura Contemporânea
title_full Sob o Arquétipo do Puer:Juvenilização, Comunicação e Consumo na Cultura Contemporânea
title_fullStr Sob o Arquétipo do Puer:Juvenilização, Comunicação e Consumo na Cultura Contemporânea
title_full_unstemmed Sob o Arquétipo do Puer:Juvenilização, Comunicação e Consumo na Cultura Contemporânea
title_sort Sob o Arquétipo do Puer:Juvenilização, Comunicação e Consumo na Cultura Contemporânea
author Miklos, Jorge
author_facet Miklos, Jorge
Escudero, Andreia Perroni
author_role author
author2 Escudero, Andreia Perroni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miklos, Jorge
Escudero, Andreia Perroni
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura Midiática
Consumo
Puer Aeternus.
Cultura de Consumo
topic Cultura Midiática
Consumo
Puer Aeternus.
Cultura de Consumo
description Este artigo tem por objetivo refletir sobre as novas formas de consumo na cultura midiática contemporânea. Partimos da premissa que muitos adultos contemporâneos (principalmente os que vivem nas grandes megalópoles) possuem hábitos, crenças e valores juvenilizados. A mídia exerce um papel central na criação de padrões juvenis que servem como referências para adultos, incentivando uma demanda por produtos que assinalam essa tendência. Para compreender esse padrão cultural, optamos por uma análise que caminha na interseção entre as Ciências da Comunicação e a Psicologia Analítica enfocando a análise dos aspectos arquetípicos do puer aeternus (a eterna criança). Esses aspectos acabam refletidos nos conteúdos midiáticos e nos processos de identificação e projeção que atuam nos indivíduos hodiernos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ARTIGOS
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/6946
10.14210/vd.v14n01.p%p
url https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/6946
identifier_str_mv 10.14210/vd.v14n01.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/6946/4538
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Vozes e Diálogo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Vozes e Diálogo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
dc.source.none.fl_str_mv Vozes e Diálogo; v. 14 n. 01 (2015): Comunicão e Cultura
2237-4531
1519-5864
reponame:Vozes e Diálogo (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Vozes e Diálogo (Online)
collection Vozes e Diálogo (Online)
repository.name.fl_str_mv Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv seligman@univali.br
_version_ 1798329569172783104