A televisão como “espelho” do mundo real: crianças discutem questões do cotidiano através dos enredos ficcionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vozes e Diálogo (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/4318 |
Resumo: | Este trabalho busca compartilhar os resultados da pesquisa de mestrado que teve como objetivo entender como as crianças se relacionam com as representações identitárias produzidas pelas mídias, e como tais representações são eventualmente efetivadas nas práticas culturais cotidianas das crianças. A pesquisa está fundamentada principalmente nos Estudos Culturais, buscando inspirações e respostas em situações de recepção envolvendo crianças de 9 a 12 anos, meninos e meninas. Em síntese, foi mostrado às crianças um episódio do seriado Hannah Montana, do Disney Channel, e o desenho animado Zica e os Camaleões, entendidos como textos geradores de análise e discussões em grupos focais e entrevistas semiestruturadas. |
id |
UNIVALI-2_872e14515dc3b09eb0615272deed8a41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/4318 |
network_acronym_str |
UNIVALI-2 |
network_name_str |
Vozes e Diálogo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A televisão como “espelho” do mundo real: crianças discutem questões do cotidiano através dos enredos ficcionaiscriançastelevisãoidentidades culturaisEstudo de recepção com crianças a partir de programas de televisãoEste trabalho busca compartilhar os resultados da pesquisa de mestrado que teve como objetivo entender como as crianças se relacionam com as representações identitárias produzidas pelas mídias, e como tais representações são eventualmente efetivadas nas práticas culturais cotidianas das crianças. A pesquisa está fundamentada principalmente nos Estudos Culturais, buscando inspirações e respostas em situações de recepção envolvendo crianças de 9 a 12 anos, meninos e meninas. Em síntese, foi mostrado às crianças um episódio do seriado Hannah Montana, do Disney Channel, e o desenho animado Zica e os Camaleões, entendidos como textos geradores de análise e discussões em grupos focais e entrevistas semiestruturadas.Universidade do Vale do Itajaí2013-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDOSSIÊapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/431810.14210/vd.v12n01.p%pVozes e Diálogo; v. 12 n. 01 (2013): Mídia e Entretenimento2237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/4318/2637Bieging, Patriciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-08T06:34:26Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/4318Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2013-08-08T06:34:26Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A televisão como “espelho” do mundo real: crianças discutem questões do cotidiano através dos enredos ficcionais |
title |
A televisão como “espelho” do mundo real: crianças discutem questões do cotidiano através dos enredos ficcionais |
spellingShingle |
A televisão como “espelho” do mundo real: crianças discutem questões do cotidiano através dos enredos ficcionais Bieging, Patricia crianças televisão identidades culturais Estudo de recepção com crianças a partir de programas de televisão |
title_short |
A televisão como “espelho” do mundo real: crianças discutem questões do cotidiano através dos enredos ficcionais |
title_full |
A televisão como “espelho” do mundo real: crianças discutem questões do cotidiano através dos enredos ficcionais |
title_fullStr |
A televisão como “espelho” do mundo real: crianças discutem questões do cotidiano através dos enredos ficcionais |
title_full_unstemmed |
A televisão como “espelho” do mundo real: crianças discutem questões do cotidiano através dos enredos ficcionais |
title_sort |
A televisão como “espelho” do mundo real: crianças discutem questões do cotidiano através dos enredos ficcionais |
author |
Bieging, Patricia |
author_facet |
Bieging, Patricia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bieging, Patricia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
crianças televisão identidades culturais Estudo de recepção com crianças a partir de programas de televisão |
topic |
crianças televisão identidades culturais Estudo de recepção com crianças a partir de programas de televisão |
description |
Este trabalho busca compartilhar os resultados da pesquisa de mestrado que teve como objetivo entender como as crianças se relacionam com as representações identitárias produzidas pelas mídias, e como tais representações são eventualmente efetivadas nas práticas culturais cotidianas das crianças. A pesquisa está fundamentada principalmente nos Estudos Culturais, buscando inspirações e respostas em situações de recepção envolvendo crianças de 9 a 12 anos, meninos e meninas. Em síntese, foi mostrado às crianças um episódio do seriado Hannah Montana, do Disney Channel, e o desenho animado Zica e os Camaleões, entendidos como textos geradores de análise e discussões em grupos focais e entrevistas semiestruturadas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion DOSSIÊ |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/4318 10.14210/vd.v12n01.p%p |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/4318 |
identifier_str_mv |
10.14210/vd.v12n01.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/4318/2637 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Vozes e Diálogo; v. 12 n. 01 (2013): Mídia e Entretenimento 2237-4531 1519-5864 reponame:Vozes e Diálogo (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Vozes e Diálogo (Online) |
collection |
Vozes e Diálogo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
seligman@univali.br |
_version_ |
1798329568805781504 |