A televisão como “espelho” do mundo real: crianças discutem questões do cotidiano através dos enredos ficcionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bieging, Patricia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vozes e Diálogo (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/4318
Resumo: Este trabalho busca compartilhar os resultados da pesquisa de mestrado que teve como objetivo entender como as crianças se relacionam com as representações identitárias produzidas pelas mídias, e como tais representações são eventualmente efetivadas nas práticas culturais cotidianas das crianças. A pesquisa está fundamentada principalmente nos Estudos Culturais, buscando inspirações e respostas em situações de recepção envolvendo crianças de 9 a 12 anos, meninos e meninas. Em síntese, foi mostrado às crianças um episódio do seriado Hannah Montana, do Disney Channel, e o desenho animado Zica e os Camaleões, entendidos como textos geradores de análise e discussões em grupos focais e entrevistas semiestruturadas.
id UNIVALI-2_872e14515dc3b09eb0615272deed8a41
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/4318
network_acronym_str UNIVALI-2
network_name_str Vozes e Diálogo (Online)
repository_id_str
spelling A televisão como “espelho” do mundo real: crianças discutem questões do cotidiano através dos enredos ficcionaiscriançastelevisãoidentidades culturaisEstudo de recepção com crianças a partir de programas de televisãoEste trabalho busca compartilhar os resultados da pesquisa de mestrado que teve como objetivo entender como as crianças se relacionam com as representações identitárias produzidas pelas mídias, e como tais representações são eventualmente efetivadas nas práticas culturais cotidianas das crianças. A pesquisa está fundamentada principalmente nos Estudos Culturais, buscando inspirações e respostas em situações de recepção envolvendo crianças de 9 a 12 anos, meninos e meninas. Em síntese, foi mostrado às crianças um episódio do seriado Hannah Montana, do Disney Channel, e o desenho animado Zica e os Camaleões, entendidos como textos geradores de análise e discussões em grupos focais e entrevistas semiestruturadas.Universidade do Vale do Itajaí2013-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDOSSIÊapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/431810.14210/vd.v12n01.p%pVozes e Diálogo; v. 12 n. 01 (2013): Mídia e Entretenimento2237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/4318/2637Bieging, Patriciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-08T06:34:26Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/4318Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2013-08-08T06:34:26Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv A televisão como “espelho” do mundo real: crianças discutem questões do cotidiano através dos enredos ficcionais
title A televisão como “espelho” do mundo real: crianças discutem questões do cotidiano através dos enredos ficcionais
spellingShingle A televisão como “espelho” do mundo real: crianças discutem questões do cotidiano através dos enredos ficcionais
Bieging, Patricia
crianças
televisão
identidades culturais
Estudo de recepção com crianças a partir de programas de televisão
title_short A televisão como “espelho” do mundo real: crianças discutem questões do cotidiano através dos enredos ficcionais
title_full A televisão como “espelho” do mundo real: crianças discutem questões do cotidiano através dos enredos ficcionais
title_fullStr A televisão como “espelho” do mundo real: crianças discutem questões do cotidiano através dos enredos ficcionais
title_full_unstemmed A televisão como “espelho” do mundo real: crianças discutem questões do cotidiano através dos enredos ficcionais
title_sort A televisão como “espelho” do mundo real: crianças discutem questões do cotidiano através dos enredos ficcionais
author Bieging, Patricia
author_facet Bieging, Patricia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bieging, Patricia
dc.subject.por.fl_str_mv crianças
televisão
identidades culturais
Estudo de recepção com crianças a partir de programas de televisão
topic crianças
televisão
identidades culturais
Estudo de recepção com crianças a partir de programas de televisão
description Este trabalho busca compartilhar os resultados da pesquisa de mestrado que teve como objetivo entender como as crianças se relacionam com as representações identitárias produzidas pelas mídias, e como tais representações são eventualmente efetivadas nas práticas culturais cotidianas das crianças. A pesquisa está fundamentada principalmente nos Estudos Culturais, buscando inspirações e respostas em situações de recepção envolvendo crianças de 9 a 12 anos, meninos e meninas. Em síntese, foi mostrado às crianças um episódio do seriado Hannah Montana, do Disney Channel, e o desenho animado Zica e os Camaleões, entendidos como textos geradores de análise e discussões em grupos focais e entrevistas semiestruturadas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
DOSSIÊ
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/4318
10.14210/vd.v12n01.p%p
url https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/4318
identifier_str_mv 10.14210/vd.v12n01.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/4318/2637
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
dc.source.none.fl_str_mv Vozes e Diálogo; v. 12 n. 01 (2013): Mídia e Entretenimento
2237-4531
1519-5864
reponame:Vozes e Diálogo (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Vozes e Diálogo (Online)
collection Vozes e Diálogo (Online)
repository.name.fl_str_mv Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv seligman@univali.br
_version_ 1798329568805781504