A tarefa de crescer em Atrevidinha: como as figuras exemplares de ídolos adolescentes comunicam sucesso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomaz, Renata Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vozes e Diálogo (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8092
Resumo: Este artigo se origina de pesquisa que investigou possíveis modos por meio dos quais a cultura contemporânea permite a passagem da infância para a adolescência, no contexto brasileiro da primeira década do século XXI. O objetivo foi mostrar como a cultura midiática interpela crianças a partir de imperativos de crescimento e, assim, produz novas formas de subjetivação. A partir de um estudo de caso de Atrevidinha, autointitulada "a revista da pré-adolescente", foi possível elencar eixos temáticos através dos quais a publicação roteiriza a tarefa de crescer. Este artigo destaca um deles: a vida das celebridades teen não apenas como ídolos de sucesso, mas também como figuras modelares de adolescentes que cresceram de forma bem-sucedida.
id UNIVALI-2_c8c49046c17f8792926decea63f2419f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/8092
network_acronym_str UNIVALI-2
network_name_str Vozes e Diálogo (Online)
repository_id_str
spelling A tarefa de crescer em Atrevidinha: como as figuras exemplares de ídolos adolescentes comunicam sucessocelebridades teensubjetividades juvenisrevista AtrevidinhaCelebridades teenEste artigo se origina de pesquisa que investigou possíveis modos por meio dos quais a cultura contemporânea permite a passagem da infância para a adolescência, no contexto brasileiro da primeira década do século XXI. O objetivo foi mostrar como a cultura midiática interpela crianças a partir de imperativos de crescimento e, assim, produz novas formas de subjetivação. A partir de um estudo de caso de Atrevidinha, autointitulada "a revista da pré-adolescente", foi possível elencar eixos temáticos através dos quais a publicação roteiriza a tarefa de crescer. Este artigo destaca um deles: a vida das celebridades teen não apenas como ídolos de sucesso, mas também como figuras modelares de adolescentes que cresceram de forma bem-sucedida.Universidade do Vale do Itajaí2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDOSSIÊapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/809210.14210/vd.v14n02.p%pVozes e Diálogo; v. 14 n. 02 (2015): Infância, juventude e mídia2237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8092/4775Copyright (c) 2016 Vozes e Diálogoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTomaz, Renata Oliveira2016-02-17T22:16:13Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/8092Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2016-02-17T22:16:13Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv A tarefa de crescer em Atrevidinha: como as figuras exemplares de ídolos adolescentes comunicam sucesso
title A tarefa de crescer em Atrevidinha: como as figuras exemplares de ídolos adolescentes comunicam sucesso
spellingShingle A tarefa de crescer em Atrevidinha: como as figuras exemplares de ídolos adolescentes comunicam sucesso
Tomaz, Renata Oliveira
celebridades teen
subjetividades juvenis
revista Atrevidinha
Celebridades teen
title_short A tarefa de crescer em Atrevidinha: como as figuras exemplares de ídolos adolescentes comunicam sucesso
title_full A tarefa de crescer em Atrevidinha: como as figuras exemplares de ídolos adolescentes comunicam sucesso
title_fullStr A tarefa de crescer em Atrevidinha: como as figuras exemplares de ídolos adolescentes comunicam sucesso
title_full_unstemmed A tarefa de crescer em Atrevidinha: como as figuras exemplares de ídolos adolescentes comunicam sucesso
title_sort A tarefa de crescer em Atrevidinha: como as figuras exemplares de ídolos adolescentes comunicam sucesso
author Tomaz, Renata Oliveira
author_facet Tomaz, Renata Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomaz, Renata Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv celebridades teen
subjetividades juvenis
revista Atrevidinha
Celebridades teen
topic celebridades teen
subjetividades juvenis
revista Atrevidinha
Celebridades teen
description Este artigo se origina de pesquisa que investigou possíveis modos por meio dos quais a cultura contemporânea permite a passagem da infância para a adolescência, no contexto brasileiro da primeira década do século XXI. O objetivo foi mostrar como a cultura midiática interpela crianças a partir de imperativos de crescimento e, assim, produz novas formas de subjetivação. A partir de um estudo de caso de Atrevidinha, autointitulada "a revista da pré-adolescente", foi possível elencar eixos temáticos através dos quais a publicação roteiriza a tarefa de crescer. Este artigo destaca um deles: a vida das celebridades teen não apenas como ídolos de sucesso, mas também como figuras modelares de adolescentes que cresceram de forma bem-sucedida.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
DOSSIÊ
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8092
10.14210/vd.v14n02.p%p
url https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8092
identifier_str_mv 10.14210/vd.v14n02.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8092/4775
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Vozes e Diálogo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Vozes e Diálogo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
dc.source.none.fl_str_mv Vozes e Diálogo; v. 14 n. 02 (2015): Infância, juventude e mídia
2237-4531
1519-5864
reponame:Vozes e Diálogo (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Vozes e Diálogo (Online)
collection Vozes e Diálogo (Online)
repository.name.fl_str_mv Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv seligman@univali.br
_version_ 1798329569181171712