A tarefa de crescer em Atrevidinha: como as figuras exemplares de ídolos adolescentes comunicam sucesso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vozes e Diálogo (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8092 |
Resumo: | Este artigo se origina de pesquisa que investigou possíveis modos por meio dos quais a cultura contemporânea permite a passagem da infância para a adolescência, no contexto brasileiro da primeira década do século XXI. O objetivo foi mostrar como a cultura midiática interpela crianças a partir de imperativos de crescimento e, assim, produz novas formas de subjetivação. A partir de um estudo de caso de Atrevidinha, autointitulada "a revista da pré-adolescente", foi possível elencar eixos temáticos através dos quais a publicação roteiriza a tarefa de crescer. Este artigo destaca um deles: a vida das celebridades teen não apenas como ídolos de sucesso, mas também como figuras modelares de adolescentes que cresceram de forma bem-sucedida. |
id |
UNIVALI-2_c8c49046c17f8792926decea63f2419f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/8092 |
network_acronym_str |
UNIVALI-2 |
network_name_str |
Vozes e Diálogo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A tarefa de crescer em Atrevidinha: como as figuras exemplares de ídolos adolescentes comunicam sucessocelebridades teensubjetividades juvenisrevista AtrevidinhaCelebridades teenEste artigo se origina de pesquisa que investigou possíveis modos por meio dos quais a cultura contemporânea permite a passagem da infância para a adolescência, no contexto brasileiro da primeira década do século XXI. O objetivo foi mostrar como a cultura midiática interpela crianças a partir de imperativos de crescimento e, assim, produz novas formas de subjetivação. A partir de um estudo de caso de Atrevidinha, autointitulada "a revista da pré-adolescente", foi possível elencar eixos temáticos através dos quais a publicação roteiriza a tarefa de crescer. Este artigo destaca um deles: a vida das celebridades teen não apenas como ídolos de sucesso, mas também como figuras modelares de adolescentes que cresceram de forma bem-sucedida.Universidade do Vale do Itajaí2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDOSSIÊapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/809210.14210/vd.v14n02.p%pVozes e Diálogo; v. 14 n. 02 (2015): Infância, juventude e mídia2237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8092/4775Copyright (c) 2016 Vozes e Diálogoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTomaz, Renata Oliveira2016-02-17T22:16:13Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/8092Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2016-02-17T22:16:13Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tarefa de crescer em Atrevidinha: como as figuras exemplares de ídolos adolescentes comunicam sucesso |
title |
A tarefa de crescer em Atrevidinha: como as figuras exemplares de ídolos adolescentes comunicam sucesso |
spellingShingle |
A tarefa de crescer em Atrevidinha: como as figuras exemplares de ídolos adolescentes comunicam sucesso Tomaz, Renata Oliveira celebridades teen subjetividades juvenis revista Atrevidinha Celebridades teen |
title_short |
A tarefa de crescer em Atrevidinha: como as figuras exemplares de ídolos adolescentes comunicam sucesso |
title_full |
A tarefa de crescer em Atrevidinha: como as figuras exemplares de ídolos adolescentes comunicam sucesso |
title_fullStr |
A tarefa de crescer em Atrevidinha: como as figuras exemplares de ídolos adolescentes comunicam sucesso |
title_full_unstemmed |
A tarefa de crescer em Atrevidinha: como as figuras exemplares de ídolos adolescentes comunicam sucesso |
title_sort |
A tarefa de crescer em Atrevidinha: como as figuras exemplares de ídolos adolescentes comunicam sucesso |
author |
Tomaz, Renata Oliveira |
author_facet |
Tomaz, Renata Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomaz, Renata Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
celebridades teen subjetividades juvenis revista Atrevidinha Celebridades teen |
topic |
celebridades teen subjetividades juvenis revista Atrevidinha Celebridades teen |
description |
Este artigo se origina de pesquisa que investigou possíveis modos por meio dos quais a cultura contemporânea permite a passagem da infância para a adolescência, no contexto brasileiro da primeira década do século XXI. O objetivo foi mostrar como a cultura midiática interpela crianças a partir de imperativos de crescimento e, assim, produz novas formas de subjetivação. A partir de um estudo de caso de Atrevidinha, autointitulada "a revista da pré-adolescente", foi possível elencar eixos temáticos através dos quais a publicação roteiriza a tarefa de crescer. Este artigo destaca um deles: a vida das celebridades teen não apenas como ídolos de sucesso, mas também como figuras modelares de adolescentes que cresceram de forma bem-sucedida. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion DOSSIÊ |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8092 10.14210/vd.v14n02.p%p |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8092 |
identifier_str_mv |
10.14210/vd.v14n02.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8092/4775 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Vozes e Diálogo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Vozes e Diálogo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Vozes e Diálogo; v. 14 n. 02 (2015): Infância, juventude e mídia 2237-4531 1519-5864 reponame:Vozes e Diálogo (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Vozes e Diálogo (Online) |
collection |
Vozes e Diálogo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
seligman@univali.br |
_version_ |
1798329569181171712 |