Cultura da celebridade, fãs e a nova mídia: um estudo sobre a promoção da imagem e trabalho de Justin Bieber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Camyla da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Renata Prado Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vozes e Diálogo (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8589
Resumo: Este artigo se propõe a analisar as dinâmicas de comunicação entre Justin Bieber e seus seguidores na web, buscando compreender as formas de promoção da imagem e trabalhos do artista nas novas mídias. Nos métodos de pesquisa se destacam a netnografia das redes de fãs e análise de conteúdo para as mensagens dos canais de comunicação oficiais, além das trocas de informação entre membros do fandom. Os resultados apontam para as novas mídias como plataforma dinâmica para divulgação de informações não apenas através de canais oficiais da celebridade, mas especialmente por meio do compartilhamento e apropriação de conteúdos de fãs para fãs, que utilizam a web para criação, publicação e disseminação de mensagens, alimentando a expectativa de se comunicarem diretamente com seu ídolo.
id UNIVALI-2_d22070f357f589b8f6cc27f7022a448f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/8589
network_acronym_str UNIVALI-2
network_name_str Vozes e Diálogo (Online)
repository_id_str
spelling Cultura da celebridade, fãs e a nova mídia: um estudo sobre a promoção da imagem e trabalho de Justin Biebercelebridadefandomnovas mídiasCultura de fãsEste artigo se propõe a analisar as dinâmicas de comunicação entre Justin Bieber e seus seguidores na web, buscando compreender as formas de promoção da imagem e trabalhos do artista nas novas mídias. Nos métodos de pesquisa se destacam a netnografia das redes de fãs e análise de conteúdo para as mensagens dos canais de comunicação oficiais, além das trocas de informação entre membros do fandom. Os resultados apontam para as novas mídias como plataforma dinâmica para divulgação de informações não apenas através de canais oficiais da celebridade, mas especialmente por meio do compartilhamento e apropriação de conteúdos de fãs para fãs, que utilizam a web para criação, publicação e disseminação de mensagens, alimentando a expectativa de se comunicarem diretamente com seu ídolo.Universidade do Vale do Itajaí2016-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDOSSIÊapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/858910.14210/vd.v15n02.p%pVozes e Diálogo; v. 15 n. 02 (2016): Cultura de Fãs2237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8589/5326Copyright (c) 2016 Vozes e Diálogoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Camyla da SilvaSilva, Renata Prado Alves2016-09-29T00:11:27Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/8589Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2016-09-29T00:11:27Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura da celebridade, fãs e a nova mídia: um estudo sobre a promoção da imagem e trabalho de Justin Bieber
title Cultura da celebridade, fãs e a nova mídia: um estudo sobre a promoção da imagem e trabalho de Justin Bieber
spellingShingle Cultura da celebridade, fãs e a nova mídia: um estudo sobre a promoção da imagem e trabalho de Justin Bieber
Oliveira, Camyla da Silva
celebridade
fandom
novas mídias
Cultura de fãs
title_short Cultura da celebridade, fãs e a nova mídia: um estudo sobre a promoção da imagem e trabalho de Justin Bieber
title_full Cultura da celebridade, fãs e a nova mídia: um estudo sobre a promoção da imagem e trabalho de Justin Bieber
title_fullStr Cultura da celebridade, fãs e a nova mídia: um estudo sobre a promoção da imagem e trabalho de Justin Bieber
title_full_unstemmed Cultura da celebridade, fãs e a nova mídia: um estudo sobre a promoção da imagem e trabalho de Justin Bieber
title_sort Cultura da celebridade, fãs e a nova mídia: um estudo sobre a promoção da imagem e trabalho de Justin Bieber
author Oliveira, Camyla da Silva
author_facet Oliveira, Camyla da Silva
Silva, Renata Prado Alves
author_role author
author2 Silva, Renata Prado Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Camyla da Silva
Silva, Renata Prado Alves
dc.subject.por.fl_str_mv celebridade
fandom
novas mídias
Cultura de fãs
topic celebridade
fandom
novas mídias
Cultura de fãs
description Este artigo se propõe a analisar as dinâmicas de comunicação entre Justin Bieber e seus seguidores na web, buscando compreender as formas de promoção da imagem e trabalhos do artista nas novas mídias. Nos métodos de pesquisa se destacam a netnografia das redes de fãs e análise de conteúdo para as mensagens dos canais de comunicação oficiais, além das trocas de informação entre membros do fandom. Os resultados apontam para as novas mídias como plataforma dinâmica para divulgação de informações não apenas através de canais oficiais da celebridade, mas especialmente por meio do compartilhamento e apropriação de conteúdos de fãs para fãs, que utilizam a web para criação, publicação e disseminação de mensagens, alimentando a expectativa de se comunicarem diretamente com seu ídolo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
DOSSIÊ
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8589
10.14210/vd.v15n02.p%p
url https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8589
identifier_str_mv 10.14210/vd.v15n02.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8589/5326
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Vozes e Diálogo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Vozes e Diálogo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
dc.source.none.fl_str_mv Vozes e Diálogo; v. 15 n. 02 (2016): Cultura de Fãs
2237-4531
1519-5864
reponame:Vozes e Diálogo (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Vozes e Diálogo (Online)
collection Vozes e Diálogo (Online)
repository.name.fl_str_mv Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv seligman@univali.br
_version_ 1798329569201094656