Cultura da celebridade, fãs e a nova mídia: um estudo sobre a promoção da imagem e trabalho de Justin Bieber
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vozes e Diálogo (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8589 |
Resumo: | Este artigo se propõe a analisar as dinâmicas de comunicação entre Justin Bieber e seus seguidores na web, buscando compreender as formas de promoção da imagem e trabalhos do artista nas novas mídias. Nos métodos de pesquisa se destacam a netnografia das redes de fãs e análise de conteúdo para as mensagens dos canais de comunicação oficiais, além das trocas de informação entre membros do fandom. Os resultados apontam para as novas mídias como plataforma dinâmica para divulgação de informações não apenas através de canais oficiais da celebridade, mas especialmente por meio do compartilhamento e apropriação de conteúdos de fãs para fãs, que utilizam a web para criação, publicação e disseminação de mensagens, alimentando a expectativa de se comunicarem diretamente com seu ídolo. |
id |
UNIVALI-2_d22070f357f589b8f6cc27f7022a448f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/8589 |
network_acronym_str |
UNIVALI-2 |
network_name_str |
Vozes e Diálogo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura da celebridade, fãs e a nova mídia: um estudo sobre a promoção da imagem e trabalho de Justin Biebercelebridadefandomnovas mídiasCultura de fãsEste artigo se propõe a analisar as dinâmicas de comunicação entre Justin Bieber e seus seguidores na web, buscando compreender as formas de promoção da imagem e trabalhos do artista nas novas mídias. Nos métodos de pesquisa se destacam a netnografia das redes de fãs e análise de conteúdo para as mensagens dos canais de comunicação oficiais, além das trocas de informação entre membros do fandom. Os resultados apontam para as novas mídias como plataforma dinâmica para divulgação de informações não apenas através de canais oficiais da celebridade, mas especialmente por meio do compartilhamento e apropriação de conteúdos de fãs para fãs, que utilizam a web para criação, publicação e disseminação de mensagens, alimentando a expectativa de se comunicarem diretamente com seu ídolo.Universidade do Vale do Itajaí2016-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDOSSIÊapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/858910.14210/vd.v15n02.p%pVozes e Diálogo; v. 15 n. 02 (2016): Cultura de Fãs2237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8589/5326Copyright (c) 2016 Vozes e Diálogoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Camyla da SilvaSilva, Renata Prado Alves2016-09-29T00:11:27Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/8589Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2016-09-29T00:11:27Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura da celebridade, fãs e a nova mídia: um estudo sobre a promoção da imagem e trabalho de Justin Bieber |
title |
Cultura da celebridade, fãs e a nova mídia: um estudo sobre a promoção da imagem e trabalho de Justin Bieber |
spellingShingle |
Cultura da celebridade, fãs e a nova mídia: um estudo sobre a promoção da imagem e trabalho de Justin Bieber Oliveira, Camyla da Silva celebridade fandom novas mídias Cultura de fãs |
title_short |
Cultura da celebridade, fãs e a nova mídia: um estudo sobre a promoção da imagem e trabalho de Justin Bieber |
title_full |
Cultura da celebridade, fãs e a nova mídia: um estudo sobre a promoção da imagem e trabalho de Justin Bieber |
title_fullStr |
Cultura da celebridade, fãs e a nova mídia: um estudo sobre a promoção da imagem e trabalho de Justin Bieber |
title_full_unstemmed |
Cultura da celebridade, fãs e a nova mídia: um estudo sobre a promoção da imagem e trabalho de Justin Bieber |
title_sort |
Cultura da celebridade, fãs e a nova mídia: um estudo sobre a promoção da imagem e trabalho de Justin Bieber |
author |
Oliveira, Camyla da Silva |
author_facet |
Oliveira, Camyla da Silva Silva, Renata Prado Alves |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Renata Prado Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Camyla da Silva Silva, Renata Prado Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
celebridade fandom novas mídias Cultura de fãs |
topic |
celebridade fandom novas mídias Cultura de fãs |
description |
Este artigo se propõe a analisar as dinâmicas de comunicação entre Justin Bieber e seus seguidores na web, buscando compreender as formas de promoção da imagem e trabalhos do artista nas novas mídias. Nos métodos de pesquisa se destacam a netnografia das redes de fãs e análise de conteúdo para as mensagens dos canais de comunicação oficiais, além das trocas de informação entre membros do fandom. Os resultados apontam para as novas mídias como plataforma dinâmica para divulgação de informações não apenas através de canais oficiais da celebridade, mas especialmente por meio do compartilhamento e apropriação de conteúdos de fãs para fãs, que utilizam a web para criação, publicação e disseminação de mensagens, alimentando a expectativa de se comunicarem diretamente com seu ídolo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion DOSSIÊ |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8589 10.14210/vd.v15n02.p%p |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8589 |
identifier_str_mv |
10.14210/vd.v15n02.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8589/5326 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Vozes e Diálogo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Vozes e Diálogo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Vozes e Diálogo; v. 15 n. 02 (2016): Cultura de Fãs 2237-4531 1519-5864 reponame:Vozes e Diálogo (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Vozes e Diálogo (Online) |
collection |
Vozes e Diálogo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
seligman@univali.br |
_version_ |
1798329569201094656 |