Transmídia Voraz: considerações sobre o fandom na contemporaneidade.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vozes e Diálogo (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8842 |
Resumo: | Possuidores dos mais diversos interesses e entusiastas, os fãs fazem parte da história da cultura das franquias de entretenimento. Além de serem foco de comunicações específicas, eles também ganharam espaço como coprodutores de conteúdos, o que se intensificou com as redes sociais digitais e a internet mobile, de modo que eles ultrapassam as denominações de consumidor, usuário, espectador, comprador e até admirador. Tendo esses pressupostos, este artigo discute o papel do fã dentro do sistema midiático contemporâneo de franquias que se utilizam da produção flexível e do afeto como promotores de uma experiência de pertencimento àquele discurso. Para tal, buscaremos como exemplo o evento ConTribute, que foi uma ação desenvolvida pela franquia ‘Jogos Vorazes’[1], direcionada ao seu fandom.[1] Sempre que falamos do primeiro livro da franquia e do seu primeiro filme, serão utilizadas aspas duplas (“). Quando estivermos nos referindo à franquia, utilizaremos aspas simples (‘). |
id |
UNIVALI-2_d7c1595a556275bc005c7f0bf31fe979 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/8842 |
network_acronym_str |
UNIVALI-2 |
network_name_str |
Vozes e Diálogo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Transmídia Voraz: considerações sobre o fandom na contemporaneidade.fandomtransmídiaJogos VorazesTransmídiafãContemporâneoPossuidores dos mais diversos interesses e entusiastas, os fãs fazem parte da história da cultura das franquias de entretenimento. Além de serem foco de comunicações específicas, eles também ganharam espaço como coprodutores de conteúdos, o que se intensificou com as redes sociais digitais e a internet mobile, de modo que eles ultrapassam as denominações de consumidor, usuário, espectador, comprador e até admirador. Tendo esses pressupostos, este artigo discute o papel do fã dentro do sistema midiático contemporâneo de franquias que se utilizam da produção flexível e do afeto como promotores de uma experiência de pertencimento àquele discurso. Para tal, buscaremos como exemplo o evento ConTribute, que foi uma ação desenvolvida pela franquia ‘Jogos Vorazes’[1], direcionada ao seu fandom.[1] Sempre que falamos do primeiro livro da franquia e do seu primeiro filme, serão utilizadas aspas duplas (“). Quando estivermos nos referindo à franquia, utilizaremos aspas simples (‘).Universidade do Vale do Itajaí2016-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionARTIGOSapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/884210.14210/vd.v15n02.p%pVozes e Diálogo; v. 15 n. 02 (2016): Cultura de Fãs2237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8842/5334Copyright (c) 2016 Vozes e Diálogoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Ana Carolina Almeida2016-09-29T00:11:27Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/8842Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2016-09-29T00:11:27Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transmídia Voraz: considerações sobre o fandom na contemporaneidade. |
title |
Transmídia Voraz: considerações sobre o fandom na contemporaneidade. |
spellingShingle |
Transmídia Voraz: considerações sobre o fandom na contemporaneidade. Souza, Ana Carolina Almeida fandom transmídia Jogos Vorazes Transmídia fã Contemporâneo |
title_short |
Transmídia Voraz: considerações sobre o fandom na contemporaneidade. |
title_full |
Transmídia Voraz: considerações sobre o fandom na contemporaneidade. |
title_fullStr |
Transmídia Voraz: considerações sobre o fandom na contemporaneidade. |
title_full_unstemmed |
Transmídia Voraz: considerações sobre o fandom na contemporaneidade. |
title_sort |
Transmídia Voraz: considerações sobre o fandom na contemporaneidade. |
author |
Souza, Ana Carolina Almeida |
author_facet |
Souza, Ana Carolina Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ana Carolina Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
fandom transmídia Jogos Vorazes Transmídia fã Contemporâneo |
topic |
fandom transmídia Jogos Vorazes Transmídia fã Contemporâneo |
description |
Possuidores dos mais diversos interesses e entusiastas, os fãs fazem parte da história da cultura das franquias de entretenimento. Além de serem foco de comunicações específicas, eles também ganharam espaço como coprodutores de conteúdos, o que se intensificou com as redes sociais digitais e a internet mobile, de modo que eles ultrapassam as denominações de consumidor, usuário, espectador, comprador e até admirador. Tendo esses pressupostos, este artigo discute o papel do fã dentro do sistema midiático contemporâneo de franquias que se utilizam da produção flexível e do afeto como promotores de uma experiência de pertencimento àquele discurso. Para tal, buscaremos como exemplo o evento ConTribute, que foi uma ação desenvolvida pela franquia ‘Jogos Vorazes’[1], direcionada ao seu fandom.[1] Sempre que falamos do primeiro livro da franquia e do seu primeiro filme, serão utilizadas aspas duplas (“). Quando estivermos nos referindo à franquia, utilizaremos aspas simples (‘). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion ARTIGOS |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8842 10.14210/vd.v15n02.p%p |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8842 |
identifier_str_mv |
10.14210/vd.v15n02.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8842/5334 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Vozes e Diálogo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Vozes e Diálogo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Vozes e Diálogo; v. 15 n. 02 (2016): Cultura de Fãs 2237-4531 1519-5864 reponame:Vozes e Diálogo (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Vozes e Diálogo (Online) |
collection |
Vozes e Diálogo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
seligman@univali.br |
_version_ |
1798329569224163328 |