GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO NA PEQUENA EMPRESA HOTELEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Suzana Xavier
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Escrivão Filho, Edmundo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2295
Resumo: A gestão da comunicação organizacional é fundamental para o bom desempenho de todo tipo de organização, pois é entendida como a análise do sistema, do funcionamento e do processo de comunicação entre a organização e seus vários públicos internos e externos. O objetivo neste artigo é apresentar os resultados de pesquisa na área de Hotelaria com o propósito de analisar como a comunicação pode ser gerenciada na pequena empresa da área de Hoteleira, considerando suas especificidades. Os métodos de pesquisa empregados foram o levantamento, na primeira fase, e o estudo de caso, na segunda fase. Foram estudados 6 hotéis da região central do Estado de São Paulo. As técnicas de coleta de dados dessa fase foram entrevista semiestruturada e observação livre nas empresas visitadas. O método usado para a análise e interpretação dos dados do estudo comparativo dos casos foi baseado na análise de conteúdo. Foram feitas 9 sugestões de melhoria na gestão estratégica da comunicação organizacional na pequena empresa hoteleira.
id UNIVALI-3_04e4deda009843af458b2f58e60bb7af
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/2295
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO NA PEQUENA EMPRESA HOTELEIRAHotelaria. Comunicação OrganizacionalPequena Empresa.A gestão da comunicação organizacional é fundamental para o bom desempenho de todo tipo de organização, pois é entendida como a análise do sistema, do funcionamento e do processo de comunicação entre a organização e seus vários públicos internos e externos. O objetivo neste artigo é apresentar os resultados de pesquisa na área de Hotelaria com o propósito de analisar como a comunicação pode ser gerenciada na pequena empresa da área de Hoteleira, considerando suas especificidades. Os métodos de pesquisa empregados foram o levantamento, na primeira fase, e o estudo de caso, na segunda fase. Foram estudados 6 hotéis da região central do Estado de São Paulo. As técnicas de coleta de dados dessa fase foram entrevista semiestruturada e observação livre nas empresas visitadas. O método usado para a análise e interpretação dos dados do estudo comparativo dos casos foi baseado na análise de conteúdo. Foram feitas 9 sugestões de melhoria na gestão estratégica da comunicação organizacional na pequena empresa hoteleira.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2011-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/229510.14210/rtva.v13n3.p398-411Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 No. 3 (2011); 398-411Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 Núm. 3 (2011); 398-411Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 3 (2011); 398-4111983-71511415-639310.14210/rtva.v13i3reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2295/2075Ribeiro, Suzana XavierEscrivão Filho, Edmundoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-29T00:43:38Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/2295Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2011-11-29T00:43:38Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO NA PEQUENA EMPRESA HOTELEIRA
title GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO NA PEQUENA EMPRESA HOTELEIRA
spellingShingle GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO NA PEQUENA EMPRESA HOTELEIRA
Ribeiro, Suzana Xavier
Hotelaria. Comunicação Organizacional
Pequena Empresa.
title_short GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO NA PEQUENA EMPRESA HOTELEIRA
title_full GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO NA PEQUENA EMPRESA HOTELEIRA
title_fullStr GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO NA PEQUENA EMPRESA HOTELEIRA
title_full_unstemmed GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO NA PEQUENA EMPRESA HOTELEIRA
title_sort GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO NA PEQUENA EMPRESA HOTELEIRA
author Ribeiro, Suzana Xavier
author_facet Ribeiro, Suzana Xavier
Escrivão Filho, Edmundo
author_role author
author2 Escrivão Filho, Edmundo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Suzana Xavier
Escrivão Filho, Edmundo
dc.subject.por.fl_str_mv Hotelaria. Comunicação Organizacional
Pequena Empresa.
topic Hotelaria. Comunicação Organizacional
Pequena Empresa.
description A gestão da comunicação organizacional é fundamental para o bom desempenho de todo tipo de organização, pois é entendida como a análise do sistema, do funcionamento e do processo de comunicação entre a organização e seus vários públicos internos e externos. O objetivo neste artigo é apresentar os resultados de pesquisa na área de Hotelaria com o propósito de analisar como a comunicação pode ser gerenciada na pequena empresa da área de Hoteleira, considerando suas especificidades. Os métodos de pesquisa empregados foram o levantamento, na primeira fase, e o estudo de caso, na segunda fase. Foram estudados 6 hotéis da região central do Estado de São Paulo. As técnicas de coleta de dados dessa fase foram entrevista semiestruturada e observação livre nas empresas visitadas. O método usado para a análise e interpretação dos dados do estudo comparativo dos casos foi baseado na análise de conteúdo. Foram feitas 9 sugestões de melhoria na gestão estratégica da comunicação organizacional na pequena empresa hoteleira.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2295
10.14210/rtva.v13n3.p398-411
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2295
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v13n3.p398-411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2295/2075
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 No. 3 (2011); 398-411
Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 Núm. 3 (2011); 398-411
Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 3 (2011); 398-411
1983-7151
1415-6393
10.14210/rtva.v13i3
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045019943206912