GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO NA PEQUENA EMPRESA HOTELEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2295 |
Resumo: | A gestão da comunicação organizacional é fundamental para o bom desempenho de todo tipo de organização, pois é entendida como a análise do sistema, do funcionamento e do processo de comunicação entre a organização e seus vários públicos internos e externos. O objetivo neste artigo é apresentar os resultados de pesquisa na área de Hotelaria com o propósito de analisar como a comunicação pode ser gerenciada na pequena empresa da área de Hoteleira, considerando suas especificidades. Os métodos de pesquisa empregados foram o levantamento, na primeira fase, e o estudo de caso, na segunda fase. Foram estudados 6 hotéis da região central do Estado de São Paulo. As técnicas de coleta de dados dessa fase foram entrevista semiestruturada e observação livre nas empresas visitadas. O método usado para a análise e interpretação dos dados do estudo comparativo dos casos foi baseado na análise de conteúdo. Foram feitas 9 sugestões de melhoria na gestão estratégica da comunicação organizacional na pequena empresa hoteleira. |
id |
UNIVALI-3_04e4deda009843af458b2f58e60bb7af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/2295 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO NA PEQUENA EMPRESA HOTELEIRAHotelaria. Comunicação OrganizacionalPequena Empresa.A gestão da comunicação organizacional é fundamental para o bom desempenho de todo tipo de organização, pois é entendida como a análise do sistema, do funcionamento e do processo de comunicação entre a organização e seus vários públicos internos e externos. O objetivo neste artigo é apresentar os resultados de pesquisa na área de Hotelaria com o propósito de analisar como a comunicação pode ser gerenciada na pequena empresa da área de Hoteleira, considerando suas especificidades. Os métodos de pesquisa empregados foram o levantamento, na primeira fase, e o estudo de caso, na segunda fase. Foram estudados 6 hotéis da região central do Estado de São Paulo. As técnicas de coleta de dados dessa fase foram entrevista semiestruturada e observação livre nas empresas visitadas. O método usado para a análise e interpretação dos dados do estudo comparativo dos casos foi baseado na análise de conteúdo. Foram feitas 9 sugestões de melhoria na gestão estratégica da comunicação organizacional na pequena empresa hoteleira.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2011-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/229510.14210/rtva.v13n3.p398-411Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 No. 3 (2011); 398-411Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 Núm. 3 (2011); 398-411Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 3 (2011); 398-4111983-71511415-639310.14210/rtva.v13i3reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2295/2075Ribeiro, Suzana XavierEscrivão Filho, Edmundoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-29T00:43:38Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/2295Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2011-11-29T00:43:38Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO NA PEQUENA EMPRESA HOTELEIRA |
title |
GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO NA PEQUENA EMPRESA HOTELEIRA |
spellingShingle |
GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO NA PEQUENA EMPRESA HOTELEIRA Ribeiro, Suzana Xavier Hotelaria. Comunicação Organizacional Pequena Empresa. |
title_short |
GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO NA PEQUENA EMPRESA HOTELEIRA |
title_full |
GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO NA PEQUENA EMPRESA HOTELEIRA |
title_fullStr |
GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO NA PEQUENA EMPRESA HOTELEIRA |
title_full_unstemmed |
GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO NA PEQUENA EMPRESA HOTELEIRA |
title_sort |
GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO NA PEQUENA EMPRESA HOTELEIRA |
author |
Ribeiro, Suzana Xavier |
author_facet |
Ribeiro, Suzana Xavier Escrivão Filho, Edmundo |
author_role |
author |
author2 |
Escrivão Filho, Edmundo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Suzana Xavier Escrivão Filho, Edmundo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hotelaria. Comunicação Organizacional Pequena Empresa. |
topic |
Hotelaria. Comunicação Organizacional Pequena Empresa. |
description |
A gestão da comunicação organizacional é fundamental para o bom desempenho de todo tipo de organização, pois é entendida como a análise do sistema, do funcionamento e do processo de comunicação entre a organização e seus vários públicos internos e externos. O objetivo neste artigo é apresentar os resultados de pesquisa na área de Hotelaria com o propósito de analisar como a comunicação pode ser gerenciada na pequena empresa da área de Hoteleira, considerando suas especificidades. Os métodos de pesquisa empregados foram o levantamento, na primeira fase, e o estudo de caso, na segunda fase. Foram estudados 6 hotéis da região central do Estado de São Paulo. As técnicas de coleta de dados dessa fase foram entrevista semiestruturada e observação livre nas empresas visitadas. O método usado para a análise e interpretação dos dados do estudo comparativo dos casos foi baseado na análise de conteúdo. Foram feitas 9 sugestões de melhoria na gestão estratégica da comunicação organizacional na pequena empresa hoteleira. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2295 10.14210/rtva.v13n3.p398-411 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2295 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v13n3.p398-411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2295/2075 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 No. 3 (2011); 398-411 Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 Núm. 3 (2011); 398-411 Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 3 (2011); 398-411 1983-7151 1415-6393 10.14210/rtva.v13i3 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045019943206912 |