DIFERENCIAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR TURÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO DE SÃO SEBASTIÃO – SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maiochi, Ana Paula
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Guevara, Arnoldo Hoyos, Las Casas, Alexandre Luzzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1843
Resumo: O setor turístico vem ganhando cada vez mais importância como atividade econômica, tanto no Brasil como no exterior. Como consequência, o governo brasileiro vem desenvolvendo uma série de ações voltadas ao desenvolvimento da indústria turística nacional, buscando estabelecer novos produtos turísticos através da diferenciação das ofertas disponíveis. Nesse contexto, o estado de São Paulo possui grande relevância, por ser um dos principais receptores de turistas nacionais e estrangeiros em razão, especialmente, da qualidade da infraestrutura local. Todavia, o estado ainda possui potencial de desenvolvimento da atratividade turística em cidades satélites, principalmente através do estabelecimento de argumentos que tornem as ofertas singulares frente a outros destinos. Assim, no presente artigo apresenta-se um estudo de caso de caráter exploratório sobre São Sebastião – SP, município litorâneo do estado com representativo fl uxo turístico; e os resultados da pesquisa realizada neste município com o intuito de verifi car os diferenciais dos serviços turísticos locais a partir das impressões dos turistas. Como principais contribuições destacam-se a verifi cação dos diferenciais do município, bem como as lacunas no que diz respeito a tais diferenciais.
id UNIVALI-3_15b446f8291f4d77ea2d16d0de5faa23
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/1843
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling DIFERENCIAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR TURÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO DE SÃO SEBASTIÃO – SPMarketing turísticoDiferenciação de serviçosPlano Nacional de Turismo/PNTSão Sebastião/SP.Marketing - Diferenciação de ServiçosO setor turístico vem ganhando cada vez mais importância como atividade econômica, tanto no Brasil como no exterior. Como consequência, o governo brasileiro vem desenvolvendo uma série de ações voltadas ao desenvolvimento da indústria turística nacional, buscando estabelecer novos produtos turísticos através da diferenciação das ofertas disponíveis. Nesse contexto, o estado de São Paulo possui grande relevância, por ser um dos principais receptores de turistas nacionais e estrangeiros em razão, especialmente, da qualidade da infraestrutura local. Todavia, o estado ainda possui potencial de desenvolvimento da atratividade turística em cidades satélites, principalmente através do estabelecimento de argumentos que tornem as ofertas singulares frente a outros destinos. Assim, no presente artigo apresenta-se um estudo de caso de caráter exploratório sobre São Sebastião – SP, município litorâneo do estado com representativo fl uxo turístico; e os resultados da pesquisa realizada neste município com o intuito de verifi car os diferenciais dos serviços turísticos locais a partir das impressões dos turistas. Como principais contribuições destacam-se a verifi cação dos diferenciais do município, bem como as lacunas no que diz respeito a tais diferenciais.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2011-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo exploratórioapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/184310.14210/rtva.v13n2.p220-243Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 No. 2 (2011); 220-243Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 Núm. 2 (2011); 220-243Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 2 (2011); 220-2431983-71511415-639310.14210/rtva.v13i2reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1843/1908Maiochi, Ana PaulaGuevara, Arnoldo HoyosLas Casas, Alexandre Luzziinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-01T01:49:40Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/1843Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2011-12-01T01:49:40Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv DIFERENCIAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR TURÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO DE SÃO SEBASTIÃO – SP
title DIFERENCIAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR TURÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO DE SÃO SEBASTIÃO – SP
spellingShingle DIFERENCIAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR TURÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO DE SÃO SEBASTIÃO – SP
Maiochi, Ana Paula
Marketing turístico
Diferenciação de serviços
Plano Nacional de Turismo/PNT
São Sebastião/SP.
Marketing - Diferenciação de Serviços
title_short DIFERENCIAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR TURÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO DE SÃO SEBASTIÃO – SP
title_full DIFERENCIAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR TURÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO DE SÃO SEBASTIÃO – SP
title_fullStr DIFERENCIAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR TURÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO DE SÃO SEBASTIÃO – SP
title_full_unstemmed DIFERENCIAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR TURÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO DE SÃO SEBASTIÃO – SP
title_sort DIFERENCIAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR TURÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO DE SÃO SEBASTIÃO – SP
author Maiochi, Ana Paula
author_facet Maiochi, Ana Paula
Guevara, Arnoldo Hoyos
Las Casas, Alexandre Luzzi
author_role author
author2 Guevara, Arnoldo Hoyos
Las Casas, Alexandre Luzzi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maiochi, Ana Paula
Guevara, Arnoldo Hoyos
Las Casas, Alexandre Luzzi
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing turístico
Diferenciação de serviços
Plano Nacional de Turismo/PNT
São Sebastião/SP.
Marketing - Diferenciação de Serviços
topic Marketing turístico
Diferenciação de serviços
Plano Nacional de Turismo/PNT
São Sebastião/SP.
Marketing - Diferenciação de Serviços
description O setor turístico vem ganhando cada vez mais importância como atividade econômica, tanto no Brasil como no exterior. Como consequência, o governo brasileiro vem desenvolvendo uma série de ações voltadas ao desenvolvimento da indústria turística nacional, buscando estabelecer novos produtos turísticos através da diferenciação das ofertas disponíveis. Nesse contexto, o estado de São Paulo possui grande relevância, por ser um dos principais receptores de turistas nacionais e estrangeiros em razão, especialmente, da qualidade da infraestrutura local. Todavia, o estado ainda possui potencial de desenvolvimento da atratividade turística em cidades satélites, principalmente através do estabelecimento de argumentos que tornem as ofertas singulares frente a outros destinos. Assim, no presente artigo apresenta-se um estudo de caso de caráter exploratório sobre São Sebastião – SP, município litorâneo do estado com representativo fl uxo turístico; e os resultados da pesquisa realizada neste município com o intuito de verifi car os diferenciais dos serviços turísticos locais a partir das impressões dos turistas. Como principais contribuições destacam-se a verifi cação dos diferenciais do município, bem como as lacunas no que diz respeito a tais diferenciais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo exploratório
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1843
10.14210/rtva.v13n2.p220-243
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1843
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v13n2.p220-243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1843/1908
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 No. 2 (2011); 220-243
Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 Núm. 2 (2011); 220-243
Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 2 (2011); 220-243
1983-7151
1415-6393
10.14210/rtva.v13i2
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045019898118144