DIFERENCIAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR TURÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO DE SÃO SEBASTIÃO – SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1843 |
Resumo: | O setor turístico vem ganhando cada vez mais importância como atividade econômica, tanto no Brasil como no exterior. Como consequência, o governo brasileiro vem desenvolvendo uma série de ações voltadas ao desenvolvimento da indústria turística nacional, buscando estabelecer novos produtos turísticos através da diferenciação das ofertas disponíveis. Nesse contexto, o estado de São Paulo possui grande relevância, por ser um dos principais receptores de turistas nacionais e estrangeiros em razão, especialmente, da qualidade da infraestrutura local. Todavia, o estado ainda possui potencial de desenvolvimento da atratividade turística em cidades satélites, principalmente através do estabelecimento de argumentos que tornem as ofertas singulares frente a outros destinos. Assim, no presente artigo apresenta-se um estudo de caso de caráter exploratório sobre São Sebastião – SP, município litorâneo do estado com representativo fl uxo turístico; e os resultados da pesquisa realizada neste município com o intuito de verifi car os diferenciais dos serviços turísticos locais a partir das impressões dos turistas. Como principais contribuições destacam-se a verifi cação dos diferenciais do município, bem como as lacunas no que diz respeito a tais diferenciais. |
id |
UNIVALI-3_15b446f8291f4d77ea2d16d0de5faa23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/1843 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DIFERENCIAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR TURÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO DE SÃO SEBASTIÃO – SPMarketing turísticoDiferenciação de serviçosPlano Nacional de Turismo/PNTSão Sebastião/SP.Marketing - Diferenciação de ServiçosO setor turístico vem ganhando cada vez mais importância como atividade econômica, tanto no Brasil como no exterior. Como consequência, o governo brasileiro vem desenvolvendo uma série de ações voltadas ao desenvolvimento da indústria turística nacional, buscando estabelecer novos produtos turísticos através da diferenciação das ofertas disponíveis. Nesse contexto, o estado de São Paulo possui grande relevância, por ser um dos principais receptores de turistas nacionais e estrangeiros em razão, especialmente, da qualidade da infraestrutura local. Todavia, o estado ainda possui potencial de desenvolvimento da atratividade turística em cidades satélites, principalmente através do estabelecimento de argumentos que tornem as ofertas singulares frente a outros destinos. Assim, no presente artigo apresenta-se um estudo de caso de caráter exploratório sobre São Sebastião – SP, município litorâneo do estado com representativo fl uxo turístico; e os resultados da pesquisa realizada neste município com o intuito de verifi car os diferenciais dos serviços turísticos locais a partir das impressões dos turistas. Como principais contribuições destacam-se a verifi cação dos diferenciais do município, bem como as lacunas no que diz respeito a tais diferenciais.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2011-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo exploratórioapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/184310.14210/rtva.v13n2.p220-243Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 No. 2 (2011); 220-243Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 Núm. 2 (2011); 220-243Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 2 (2011); 220-2431983-71511415-639310.14210/rtva.v13i2reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1843/1908Maiochi, Ana PaulaGuevara, Arnoldo HoyosLas Casas, Alexandre Luzziinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-01T01:49:40Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/1843Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2011-12-01T01:49:40Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIFERENCIAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR TURÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO DE SÃO SEBASTIÃO – SP |
title |
DIFERENCIAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR TURÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO DE SÃO SEBASTIÃO – SP |
spellingShingle |
DIFERENCIAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR TURÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO DE SÃO SEBASTIÃO – SP Maiochi, Ana Paula Marketing turístico Diferenciação de serviços Plano Nacional de Turismo/PNT São Sebastião/SP. Marketing - Diferenciação de Serviços |
title_short |
DIFERENCIAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR TURÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO DE SÃO SEBASTIÃO – SP |
title_full |
DIFERENCIAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR TURÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO DE SÃO SEBASTIÃO – SP |
title_fullStr |
DIFERENCIAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR TURÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO DE SÃO SEBASTIÃO – SP |
title_full_unstemmed |
DIFERENCIAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR TURÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO DE SÃO SEBASTIÃO – SP |
title_sort |
DIFERENCIAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR TURÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO DE SÃO SEBASTIÃO – SP |
author |
Maiochi, Ana Paula |
author_facet |
Maiochi, Ana Paula Guevara, Arnoldo Hoyos Las Casas, Alexandre Luzzi |
author_role |
author |
author2 |
Guevara, Arnoldo Hoyos Las Casas, Alexandre Luzzi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maiochi, Ana Paula Guevara, Arnoldo Hoyos Las Casas, Alexandre Luzzi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing turístico Diferenciação de serviços Plano Nacional de Turismo/PNT São Sebastião/SP. Marketing - Diferenciação de Serviços |
topic |
Marketing turístico Diferenciação de serviços Plano Nacional de Turismo/PNT São Sebastião/SP. Marketing - Diferenciação de Serviços |
description |
O setor turístico vem ganhando cada vez mais importância como atividade econômica, tanto no Brasil como no exterior. Como consequência, o governo brasileiro vem desenvolvendo uma série de ações voltadas ao desenvolvimento da indústria turística nacional, buscando estabelecer novos produtos turísticos através da diferenciação das ofertas disponíveis. Nesse contexto, o estado de São Paulo possui grande relevância, por ser um dos principais receptores de turistas nacionais e estrangeiros em razão, especialmente, da qualidade da infraestrutura local. Todavia, o estado ainda possui potencial de desenvolvimento da atratividade turística em cidades satélites, principalmente através do estabelecimento de argumentos que tornem as ofertas singulares frente a outros destinos. Assim, no presente artigo apresenta-se um estudo de caso de caráter exploratório sobre São Sebastião – SP, município litorâneo do estado com representativo fl uxo turístico; e os resultados da pesquisa realizada neste município com o intuito de verifi car os diferenciais dos serviços turísticos locais a partir das impressões dos turistas. Como principais contribuições destacam-se a verifi cação dos diferenciais do município, bem como as lacunas no que diz respeito a tais diferenciais. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo exploratório |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1843 10.14210/rtva.v13n2.p220-243 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1843 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v13n2.p220-243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1843/1908 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 No. 2 (2011); 220-243 Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 Núm. 2 (2011); 220-243 Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 2 (2011); 220-243 1983-7151 1415-6393 10.14210/rtva.v13i2 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045019898118144 |