A EXPERIÊNCIA DO TURISMO ECOLÓGICO NO BRASIL: UM NOVO NICHO DE MERCADO OU UM ESFORÇO PARA ATINGIR A SUSTENTABILIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1182 |
Resumo: | A diversidade dos ecossistemas e a variedade biológica que situa o Brasil como um dos maiores detentores de espécies de fauna e flora tropicais do planeta faz com que seus governantes e os empresários do turismo se envolvam de forma séria e ambientalmente correta na comercialização de aspectos únicos e insubstituíveis para os turistas de todo o mundo. Desta forma, o ecoturismo, desenvolvido dentro dos seus princípios conceituais e tendo ampliada sua abrangência para além da proteção do meio físico, constitui-se uma fator de sustentabilidade dos meios visitados, não só a partir da conscientização ambiental de um “novo turista”, mas também do envolvimento socio-cultural e econômico das comunidades receptoras no processo de desenvolvimento da atividade. Palavras-chave: turismo ecológico; desenvolvimento sustentável. |
id |
UNIVALI-3_1e68d2521e053ca788edd1d21517e86e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/1182 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A EXPERIÊNCIA DO TURISMO ECOLÓGICO NO BRASIL: UM NOVO NICHO DE MERCADO OU UM ESFORÇO PARA ATINGIR A SUSTENTABILIDADEA diversidade dos ecossistemas e a variedade biológica que situa o Brasil como um dos maiores detentores de espécies de fauna e flora tropicais do planeta faz com que seus governantes e os empresários do turismo se envolvam de forma séria e ambientalmente correta na comercialização de aspectos únicos e insubstituíveis para os turistas de todo o mundo. Desta forma, o ecoturismo, desenvolvido dentro dos seus princípios conceituais e tendo ampliada sua abrangência para além da proteção do meio físico, constitui-se uma fator de sustentabilidade dos meios visitados, não só a partir da conscientização ambiental de um “novo turista”, mas também do envolvimento socio-cultural e econômico das comunidades receptoras no processo de desenvolvimento da atividade. Palavras-chave: turismo ecológico; desenvolvimento sustentável.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2000-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/118210.14210/rtva.v2n5.p81Turismo: Visão e Ação; Vol. 2 No. 5 (2000); 81Turismo: Visão e Ação; Vol. 2 Núm. 5 (2000); 81Turismo: Visão e Ação; v. 2 n. 5 (2000); 811983-71511415-639310.14210/rtva.v2i5reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1182/938RUSCHMANN, Doris van de Meeneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-07-29T18:09:03Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/1182Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2009-07-29T18:09:03Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EXPERIÊNCIA DO TURISMO ECOLÓGICO NO BRASIL: UM NOVO NICHO DE MERCADO OU UM ESFORÇO PARA ATINGIR A SUSTENTABILIDADE |
title |
A EXPERIÊNCIA DO TURISMO ECOLÓGICO NO BRASIL: UM NOVO NICHO DE MERCADO OU UM ESFORÇO PARA ATINGIR A SUSTENTABILIDADE |
spellingShingle |
A EXPERIÊNCIA DO TURISMO ECOLÓGICO NO BRASIL: UM NOVO NICHO DE MERCADO OU UM ESFORÇO PARA ATINGIR A SUSTENTABILIDADE RUSCHMANN, Doris van de Meene |
title_short |
A EXPERIÊNCIA DO TURISMO ECOLÓGICO NO BRASIL: UM NOVO NICHO DE MERCADO OU UM ESFORÇO PARA ATINGIR A SUSTENTABILIDADE |
title_full |
A EXPERIÊNCIA DO TURISMO ECOLÓGICO NO BRASIL: UM NOVO NICHO DE MERCADO OU UM ESFORÇO PARA ATINGIR A SUSTENTABILIDADE |
title_fullStr |
A EXPERIÊNCIA DO TURISMO ECOLÓGICO NO BRASIL: UM NOVO NICHO DE MERCADO OU UM ESFORÇO PARA ATINGIR A SUSTENTABILIDADE |
title_full_unstemmed |
A EXPERIÊNCIA DO TURISMO ECOLÓGICO NO BRASIL: UM NOVO NICHO DE MERCADO OU UM ESFORÇO PARA ATINGIR A SUSTENTABILIDADE |
title_sort |
A EXPERIÊNCIA DO TURISMO ECOLÓGICO NO BRASIL: UM NOVO NICHO DE MERCADO OU UM ESFORÇO PARA ATINGIR A SUSTENTABILIDADE |
author |
RUSCHMANN, Doris van de Meene |
author_facet |
RUSCHMANN, Doris van de Meene |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RUSCHMANN, Doris van de Meene |
description |
A diversidade dos ecossistemas e a variedade biológica que situa o Brasil como um dos maiores detentores de espécies de fauna e flora tropicais do planeta faz com que seus governantes e os empresários do turismo se envolvam de forma séria e ambientalmente correta na comercialização de aspectos únicos e insubstituíveis para os turistas de todo o mundo. Desta forma, o ecoturismo, desenvolvido dentro dos seus princípios conceituais e tendo ampliada sua abrangência para além da proteção do meio físico, constitui-se uma fator de sustentabilidade dos meios visitados, não só a partir da conscientização ambiental de um “novo turista”, mas também do envolvimento socio-cultural e econômico das comunidades receptoras no processo de desenvolvimento da atividade. Palavras-chave: turismo ecológico; desenvolvimento sustentável. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1182 10.14210/rtva.v2n5.p81 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1182 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v2n5.p81 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1182/938 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 2 No. 5 (2000); 81 Turismo: Visão e Ação; Vol. 2 Núm. 5 (2000); 81 Turismo: Visão e Ação; v. 2 n. 5 (2000); 81 1983-7151 1415-6393 10.14210/rtva.v2i5 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045018584252416 |