A EXPERIÊNCIA DO TURISMO ECOLÓGICO NO BRASIL: UM NOVO NICHO DE MERCADO OU UM ESFORÇO PARA ATINGIR A SUSTENTABILIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RUSCHMANN, Doris van de Meene
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1182
Resumo: A diversidade dos ecossistemas e a variedade biológica que situa o Brasil como um dos maiores detentores de espécies de fauna e flora tropicais do planeta faz com que seus governantes e os empresários do turismo se envolvam de forma séria e ambientalmente correta na comercialização de aspectos únicos e insubstituíveis para os turistas de todo o mundo. Desta forma, o ecoturismo, desenvolvido dentro dos seus princípios conceituais e tendo ampliada sua abrangência para além da proteção do meio físico, constitui-se uma fator de sustentabilidade dos meios visitados, não só a partir da conscientização ambiental de um “novo turista”, mas também do envolvimento socio-cultural e econômico das comunidades receptoras no processo de desenvolvimento da atividade. Palavras-chave: turismo ecológico; desenvolvimento sustentável.
id UNIVALI-3_1e68d2521e053ca788edd1d21517e86e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/1182
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling A EXPERIÊNCIA DO TURISMO ECOLÓGICO NO BRASIL: UM NOVO NICHO DE MERCADO OU UM ESFORÇO PARA ATINGIR A SUSTENTABILIDADEA diversidade dos ecossistemas e a variedade biológica que situa o Brasil como um dos maiores detentores de espécies de fauna e flora tropicais do planeta faz com que seus governantes e os empresários do turismo se envolvam de forma séria e ambientalmente correta na comercialização de aspectos únicos e insubstituíveis para os turistas de todo o mundo. Desta forma, o ecoturismo, desenvolvido dentro dos seus princípios conceituais e tendo ampliada sua abrangência para além da proteção do meio físico, constitui-se uma fator de sustentabilidade dos meios visitados, não só a partir da conscientização ambiental de um “novo turista”, mas também do envolvimento socio-cultural e econômico das comunidades receptoras no processo de desenvolvimento da atividade. Palavras-chave: turismo ecológico; desenvolvimento sustentável.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2000-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/118210.14210/rtva.v2n5.p81Turismo: Visão e Ação; Vol. 2 No. 5 (2000); 81Turismo: Visão e Ação; Vol. 2 Núm. 5 (2000); 81Turismo: Visão e Ação; v. 2 n. 5 (2000); 811983-71511415-639310.14210/rtva.v2i5reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1182/938RUSCHMANN, Doris van de Meeneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-07-29T18:09:03Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/1182Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2009-07-29T18:09:03Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv A EXPERIÊNCIA DO TURISMO ECOLÓGICO NO BRASIL: UM NOVO NICHO DE MERCADO OU UM ESFORÇO PARA ATINGIR A SUSTENTABILIDADE
title A EXPERIÊNCIA DO TURISMO ECOLÓGICO NO BRASIL: UM NOVO NICHO DE MERCADO OU UM ESFORÇO PARA ATINGIR A SUSTENTABILIDADE
spellingShingle A EXPERIÊNCIA DO TURISMO ECOLÓGICO NO BRASIL: UM NOVO NICHO DE MERCADO OU UM ESFORÇO PARA ATINGIR A SUSTENTABILIDADE
RUSCHMANN, Doris van de Meene
title_short A EXPERIÊNCIA DO TURISMO ECOLÓGICO NO BRASIL: UM NOVO NICHO DE MERCADO OU UM ESFORÇO PARA ATINGIR A SUSTENTABILIDADE
title_full A EXPERIÊNCIA DO TURISMO ECOLÓGICO NO BRASIL: UM NOVO NICHO DE MERCADO OU UM ESFORÇO PARA ATINGIR A SUSTENTABILIDADE
title_fullStr A EXPERIÊNCIA DO TURISMO ECOLÓGICO NO BRASIL: UM NOVO NICHO DE MERCADO OU UM ESFORÇO PARA ATINGIR A SUSTENTABILIDADE
title_full_unstemmed A EXPERIÊNCIA DO TURISMO ECOLÓGICO NO BRASIL: UM NOVO NICHO DE MERCADO OU UM ESFORÇO PARA ATINGIR A SUSTENTABILIDADE
title_sort A EXPERIÊNCIA DO TURISMO ECOLÓGICO NO BRASIL: UM NOVO NICHO DE MERCADO OU UM ESFORÇO PARA ATINGIR A SUSTENTABILIDADE
author RUSCHMANN, Doris van de Meene
author_facet RUSCHMANN, Doris van de Meene
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RUSCHMANN, Doris van de Meene
description A diversidade dos ecossistemas e a variedade biológica que situa o Brasil como um dos maiores detentores de espécies de fauna e flora tropicais do planeta faz com que seus governantes e os empresários do turismo se envolvam de forma séria e ambientalmente correta na comercialização de aspectos únicos e insubstituíveis para os turistas de todo o mundo. Desta forma, o ecoturismo, desenvolvido dentro dos seus princípios conceituais e tendo ampliada sua abrangência para além da proteção do meio físico, constitui-se uma fator de sustentabilidade dos meios visitados, não só a partir da conscientização ambiental de um “novo turista”, mas também do envolvimento socio-cultural e econômico das comunidades receptoras no processo de desenvolvimento da atividade. Palavras-chave: turismo ecológico; desenvolvimento sustentável.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1182
10.14210/rtva.v2n5.p81
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1182
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v2n5.p81
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1182/938
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 2 No. 5 (2000); 81
Turismo: Visão e Ação; Vol. 2 Núm. 5 (2000); 81
Turismo: Visão e Ação; v. 2 n. 5 (2000); 81
1983-7151
1415-6393
10.14210/rtva.v2i5
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045018584252416