Avaliação do bacharelado em Turismo no Brasil à luz do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Alissandra Nazareth de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Holanda, Luciana Araújo de, Martins, Patricia Cristina S., Novo, Cristiane Barroncas Maciel Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13489
Resumo: O presente artigo tem como objetivo avaliar o curso de bacharelado em Turismo no Brasil com base nos indicadores dos cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no período de 2006 a 2012, bem como conhecer a visão que as Instituições de Ensino Superior (IES) e as associações/entidades profissionais da área de turismo têm a respeito do referido exame. Para construção deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográfica, documental e de campo, nas quais foram aplicados questionários a docentes e coordenadores de cursos, bem como a representantes de associações e entidades de classe. Foi possível observar que o Enade é um instrumento de avaliação relevante que impacta na formação do estudante, bem como na atuação de coordenadores e professores de IES, ainda que a relevância desse processo e a infinidade de possibilidades de aprimoramento educacionais apresentadas pelo referido exame não estejam totalmente claras para esses acadêmicos e profissionais.
id UNIVALI-3_1fc6c02432e26621ee676a30e6c096fd
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/13489
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação do bacharelado em Turismo no Brasil à luz do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)O presente artigo tem como objetivo avaliar o curso de bacharelado em Turismo no Brasil com base nos indicadores dos cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no período de 2006 a 2012, bem como conhecer a visão que as Instituições de Ensino Superior (IES) e as associações/entidades profissionais da área de turismo têm a respeito do referido exame. Para construção deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográfica, documental e de campo, nas quais foram aplicados questionários a docentes e coordenadores de cursos, bem como a representantes de associações e entidades de classe. Foi possível observar que o Enade é um instrumento de avaliação relevante que impacta na formação do estudante, bem como na atuação de coordenadores e professores de IES, ainda que a relevância desse processo e a infinidade de possibilidades de aprimoramento educacionais apresentadas pelo referido exame não estejam totalmente claras para esses acadêmicos e profissionais.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2018-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1348910.14210/rtva.v20n3.p389-401Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 No. 3 (2018): Setembro-Dezembro; 389-401Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 Núm. 3 (2018): Setembro-Dezembro; 389-401Turismo: Visão e Ação; v. 20 n. 3 (2018): Setembro-Dezembro; 389-4011983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13489/7661Copyright (c) 2018 Turismo Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Alissandra Nazareth deHolanda, Luciana Araújo deMartins, Patricia Cristina S.Novo, Cristiane Barroncas Maciel Costa2020-01-01T01:10:06Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/13489Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2020-01-01T01:10:06Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do bacharelado em Turismo no Brasil à luz do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
title Avaliação do bacharelado em Turismo no Brasil à luz do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
spellingShingle Avaliação do bacharelado em Turismo no Brasil à luz do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
Carvalho, Alissandra Nazareth de
title_short Avaliação do bacharelado em Turismo no Brasil à luz do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
title_full Avaliação do bacharelado em Turismo no Brasil à luz do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
title_fullStr Avaliação do bacharelado em Turismo no Brasil à luz do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
title_full_unstemmed Avaliação do bacharelado em Turismo no Brasil à luz do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
title_sort Avaliação do bacharelado em Turismo no Brasil à luz do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
author Carvalho, Alissandra Nazareth de
author_facet Carvalho, Alissandra Nazareth de
Holanda, Luciana Araújo de
Martins, Patricia Cristina S.
Novo, Cristiane Barroncas Maciel Costa
author_role author
author2 Holanda, Luciana Araújo de
Martins, Patricia Cristina S.
Novo, Cristiane Barroncas Maciel Costa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Alissandra Nazareth de
Holanda, Luciana Araújo de
Martins, Patricia Cristina S.
Novo, Cristiane Barroncas Maciel Costa
description O presente artigo tem como objetivo avaliar o curso de bacharelado em Turismo no Brasil com base nos indicadores dos cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no período de 2006 a 2012, bem como conhecer a visão que as Instituições de Ensino Superior (IES) e as associações/entidades profissionais da área de turismo têm a respeito do referido exame. Para construção deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográfica, documental e de campo, nas quais foram aplicados questionários a docentes e coordenadores de cursos, bem como a representantes de associações e entidades de classe. Foi possível observar que o Enade é um instrumento de avaliação relevante que impacta na formação do estudante, bem como na atuação de coordenadores e professores de IES, ainda que a relevância desse processo e a infinidade de possibilidades de aprimoramento educacionais apresentadas pelo referido exame não estejam totalmente claras para esses acadêmicos e profissionais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13489
10.14210/rtva.v20n3.p389-401
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13489
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v20n3.p389-401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13489/7661
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Turismo Visão e Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Turismo Visão e Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 No. 3 (2018): Setembro-Dezembro; 389-401
Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 Núm. 3 (2018): Setembro-Dezembro; 389-401
Turismo: Visão e Ação; v. 20 n. 3 (2018): Setembro-Dezembro; 389-401
1983-7151
1415-6393
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045022351785984