A COMUNICAÇÃO E A INTEGRAÇÃO DOS ATORES DO TURISMO REGIONAL: O CASO DO OBSERVATÓRIO DE TURISMO E CULTURA DA SERRA GAÚCHA (OBSERVATUR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomazzoni, Edegar Luis
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Meneghel, Lírian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2777
Resumo: É inquestionável a necessidade da comunicação nas relações humanas e sociais. As organizações são coletividades de pessoas especializadas na produção de bens e serviços, cuja constituição e o desenvolvimento fundamentam-se na comunicação. Muitos dos problemas e desafios organizacionais são, entretanto, originados da falta ou da dificuldade de comunicação. O sucesso da implementação de propostas de desenvolvimento do turismo depende da consistência, da clareza e da eficácia da comunicação entre os atores e as comunidades responsáveis pelo setor, visando à sua participação e ao seu comprometimento com as decisões e realizações. O objetivo deste artigo é mostrar a importância do Observatório de Turismo e Cultura da Serra Gaúcha (Observatur) para a comunicação entre os atores do turismo regional. A região é um dos cinco principais destinos turísticos do Brasil. Para a realização do estudo, de natureza descritiva e exploratória, além de observação direta e observação participante, fez-se revisão de relatórios e de históricos do Observatur. Em razão da série de atividades inéditas realizadas pelo Observatur, verificam se avanços nas propostas de integração regional por meio da comunicação entre os atores do turismo da região da Serra Gaúcha.
id UNIVALI-3_348fbe785c95b22e59f9892db454747d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/2777
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling A COMUNICAÇÃO E A INTEGRAÇÃO DOS ATORES DO TURISMO REGIONAL: O CASO DO OBSERVATÓRIO DE TURISMO E CULTURA DA SERRA GAÚCHA (OBSERVATUR)Comunicação. Turismo. Observatur. Serra Gaúcha. Integração.É inquestionável a necessidade da comunicação nas relações humanas e sociais. As organizações são coletividades de pessoas especializadas na produção de bens e serviços, cuja constituição e o desenvolvimento fundamentam-se na comunicação. Muitos dos problemas e desafios organizacionais são, entretanto, originados da falta ou da dificuldade de comunicação. O sucesso da implementação de propostas de desenvolvimento do turismo depende da consistência, da clareza e da eficácia da comunicação entre os atores e as comunidades responsáveis pelo setor, visando à sua participação e ao seu comprometimento com as decisões e realizações. O objetivo deste artigo é mostrar a importância do Observatório de Turismo e Cultura da Serra Gaúcha (Observatur) para a comunicação entre os atores do turismo regional. A região é um dos cinco principais destinos turísticos do Brasil. Para a realização do estudo, de natureza descritiva e exploratória, além de observação direta e observação participante, fez-se revisão de relatórios e de históricos do Observatur. Em razão da série de atividades inéditas realizadas pelo Observatur, verificam se avanços nas propostas de integração regional por meio da comunicação entre os atores do turismo da região da Serra Gaúcha.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2012-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/277710.14210/rtva.v14n2.p246-260Turismo: Visão e Ação; Vol. 14 No. 2 (2012); 246-260Turismo: Visão e Ação; Vol. 14 Núm. 2 (2012); 246-260Turismo: Visão e Ação; v. 14 n. 2 (2012); 246-2601983-71511415-639310.14210/rtva.v14i2reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2777/2352Tomazzoni, Edegar LuisMeneghel, Lírianinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-19T16:28:42Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/2777Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2012-10-19T16:28:42Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv A COMUNICAÇÃO E A INTEGRAÇÃO DOS ATORES DO TURISMO REGIONAL: O CASO DO OBSERVATÓRIO DE TURISMO E CULTURA DA SERRA GAÚCHA (OBSERVATUR)
title A COMUNICAÇÃO E A INTEGRAÇÃO DOS ATORES DO TURISMO REGIONAL: O CASO DO OBSERVATÓRIO DE TURISMO E CULTURA DA SERRA GAÚCHA (OBSERVATUR)
spellingShingle A COMUNICAÇÃO E A INTEGRAÇÃO DOS ATORES DO TURISMO REGIONAL: O CASO DO OBSERVATÓRIO DE TURISMO E CULTURA DA SERRA GAÚCHA (OBSERVATUR)
Tomazzoni, Edegar Luis
Comunicação. Turismo. Observatur. Serra Gaúcha. Integração.
title_short A COMUNICAÇÃO E A INTEGRAÇÃO DOS ATORES DO TURISMO REGIONAL: O CASO DO OBSERVATÓRIO DE TURISMO E CULTURA DA SERRA GAÚCHA (OBSERVATUR)
title_full A COMUNICAÇÃO E A INTEGRAÇÃO DOS ATORES DO TURISMO REGIONAL: O CASO DO OBSERVATÓRIO DE TURISMO E CULTURA DA SERRA GAÚCHA (OBSERVATUR)
title_fullStr A COMUNICAÇÃO E A INTEGRAÇÃO DOS ATORES DO TURISMO REGIONAL: O CASO DO OBSERVATÓRIO DE TURISMO E CULTURA DA SERRA GAÚCHA (OBSERVATUR)
title_full_unstemmed A COMUNICAÇÃO E A INTEGRAÇÃO DOS ATORES DO TURISMO REGIONAL: O CASO DO OBSERVATÓRIO DE TURISMO E CULTURA DA SERRA GAÚCHA (OBSERVATUR)
title_sort A COMUNICAÇÃO E A INTEGRAÇÃO DOS ATORES DO TURISMO REGIONAL: O CASO DO OBSERVATÓRIO DE TURISMO E CULTURA DA SERRA GAÚCHA (OBSERVATUR)
author Tomazzoni, Edegar Luis
author_facet Tomazzoni, Edegar Luis
Meneghel, Lírian
author_role author
author2 Meneghel, Lírian
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomazzoni, Edegar Luis
Meneghel, Lírian
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação. Turismo. Observatur. Serra Gaúcha. Integração.
topic Comunicação. Turismo. Observatur. Serra Gaúcha. Integração.
description É inquestionável a necessidade da comunicação nas relações humanas e sociais. As organizações são coletividades de pessoas especializadas na produção de bens e serviços, cuja constituição e o desenvolvimento fundamentam-se na comunicação. Muitos dos problemas e desafios organizacionais são, entretanto, originados da falta ou da dificuldade de comunicação. O sucesso da implementação de propostas de desenvolvimento do turismo depende da consistência, da clareza e da eficácia da comunicação entre os atores e as comunidades responsáveis pelo setor, visando à sua participação e ao seu comprometimento com as decisões e realizações. O objetivo deste artigo é mostrar a importância do Observatório de Turismo e Cultura da Serra Gaúcha (Observatur) para a comunicação entre os atores do turismo regional. A região é um dos cinco principais destinos turísticos do Brasil. Para a realização do estudo, de natureza descritiva e exploratória, além de observação direta e observação participante, fez-se revisão de relatórios e de históricos do Observatur. Em razão da série de atividades inéditas realizadas pelo Observatur, verificam se avanços nas propostas de integração regional por meio da comunicação entre os atores do turismo da região da Serra Gaúcha.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2777
10.14210/rtva.v14n2.p246-260
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2777
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v14n2.p246-260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2777/2352
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 14 No. 2 (2012); 246-260
Turismo: Visão e Ação; Vol. 14 Núm. 2 (2012); 246-260
Turismo: Visão e Ação; v. 14 n. 2 (2012); 246-260
1983-7151
1415-6393
10.14210/rtva.v14i2
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045019983052800