MOTIVAÇÕES E BENEFÍCIOS SOCIOECONÔMICOS DO TURISMO RURAL PEDAGÓGICO PARA OS EMPREENDEDORES E A COMUNIDADE RURAL: O CASO DO PROJETO VIVA CIRANDA E ROTEIRO CAMINHOS RURAIS
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/8304 |
Resumo: | A dinâmica rural no novo século, baseada na multifuncionalidade da agricultura, assim como a busca da valorização do rural, da reconexão entre cidade e campo e da conscientização de crianças e jovens sobre a produção de alimentos, trouxeram à tona a emergência de novas atividades não agrícolas, como o Turismo Rural Pedagógico (TRP), uma nova modalidade de turismo rural e agroturismo voltada à prática pedagógica. Desta forma, o presente artigo apresenta alguns resultados da dissertação intitulada A prática do turismo rural pedagógico: aspectos motivacionais e impressões dos benefícios para as famílias e comunidades rurais, cujo principal objetivo foi investigar e identificar as motivações e os benefícios socioeconômicos do turismo rural pedagógico para as famílias e a comunidade no entorno do projeto Viva Ciranda e do roteiro Caminhos Rurais. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os empreendedores e a comunidade local. A análise dos dados foi realizada por meio da categorização das respostas, tabulação dos dados e dos softwares Web-QDA e Excel. Os resultados revelaram que o TRP consolida-se como uma interessante opção de investimento e de estratégia de desenvolvimento local, atraindo diferentes perfis de empreendedores. Observou-se que, embora represente uma oportunidade de diversificação econômica, as principais motivações para iniciar e permanecer no TRP, bem como os principais benefícios reconhecidos pelos empreendedores, estão vinculados aos aspectos sociais, como a valorização do meio rural, a satisfação pessoal e a conexão entre rural e urbano. Além disso, a pesquisa verificou o reconhecimento e a valorização dessa prática pela comunidade do entorno das propriedades pedagógicas. Palavras-chave: Turismo rural pedagógico. Turismo rural. Motivações. Desenvolvimento rural. |
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MOTIVAÇÕES E BENEFÍCIOS SOCIOECONÔMICOS DO TURISMO RURAL PEDAGÓGICO PARA OS EMPREENDEDORES E A COMUNIDADE RURAL: O CASO DO PROJETO VIVA CIRANDA E ROTEIRO CAMINHOS RURAISA dinâmica rural no novo século, baseada na multifuncionalidade da agricultura, assim como a busca da valorização do rural, da reconexão entre cidade e campo e da conscientização de crianças e jovens sobre a produção de alimentos, trouxeram à tona a emergência de novas atividades não agrícolas, como o Turismo Rural Pedagógico (TRP), uma nova modalidade de turismo rural e agroturismo voltada à prática pedagógica. Desta forma, o presente artigo apresenta alguns resultados da dissertação intitulada A prática do turismo rural pedagógico: aspectos motivacionais e impressões dos benefícios para as famílias e comunidades rurais, cujo principal objetivo foi investigar e identificar as motivações e os benefícios socioeconômicos do turismo rural pedagógico para as famílias e a comunidade no entorno do projeto Viva Ciranda e do roteiro Caminhos Rurais. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os empreendedores e a comunidade local. A análise dos dados foi realizada por meio da categorização das respostas, tabulação dos dados e dos softwares Web-QDA e Excel. Os resultados revelaram que o TRP consolida-se como uma interessante opção de investimento e de estratégia de desenvolvimento local, atraindo diferentes perfis de empreendedores. Observou-se que, embora represente uma oportunidade de diversificação econômica, as principais motivações para iniciar e permanecer no TRP, bem como os principais benefícios reconhecidos pelos empreendedores, estão vinculados aos aspectos sociais, como a valorização do meio rural, a satisfação pessoal e a conexão entre rural e urbano. Além disso, a pesquisa verificou o reconhecimento e a valorização dessa prática pela comunidade do entorno das propriedades pedagógicas. Palavras-chave: Turismo rural pedagógico. Turismo rural. Motivações. Desenvolvimento rural.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/830410.14210/rtva.v17n3.p630-657Turismo: Visão e Ação; Vol. 17 No. 3 (2015): Setembro-Dezembro; 630-657Turismo: Visão e Ação; Vol. 17 Núm. 3 (2015): Setembro-Dezembro; 630-657Turismo: Visão e Ação; v. 17 n. 3 (2015): Setembro-Dezembro; 630-6571983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/8304/4667Copyright (c) 2015 Turismo - Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Marielen Aline Costade Souza, Marcelino2017-09-19T23:45:43Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/8304Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2017-09-19T23:45:43Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
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