Relacionamento entre capacidade absortiva e orientação empreendedora: um estudo nos hotéis de Florianópolis (SC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sbissa, Amanda Paterno
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rossetto, Carlos Ricardo, Carvalho, Carlos Eduardo, Zonatto, Patrinês Aparecida Franca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13165
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar o relacionamento entre a capacidade absortiva (ACAP) e orientação empreendedora (OE) em hotéis de Florianópolis/SC. O estudo testou a hipótese de que a Capacidade Absortiva influencia a Orientação Empreendedora. Para isso foi realizado um estudo quantitativo, de caráter descritivo, utilizando-se o método levantamento ou survey. A população alvo foi composta de hotéis situados na cidade de Florianópolis (SC). A coleta de dados foi realizada por meio de questionários com escalas tipo Likert, aplicados junto a 88 gestores dos hotéis. A análise e o teste de hipótese foram realizados por meio de modelagem de equações estruturais. Como resultado encontrado foi possível confirmar que a capacidade absortiva influencia positivamente na orientação empreendedora, sendo que no modelo testado o coeficiente de determinação encontrado foi de 52%. Isto mostra que hotéis que tenham maior capacidade de absorver conhecimentos externos apresentam maior nível de práticas empreendedoras.
id UNIVALI-3_3d360e871cbb6b78b03a696777fae7be
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/13165
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling Relacionamento entre capacidade absortiva e orientação empreendedora: um estudo nos hotéis de Florianópolis (SC)Capacidade AbsortivaOrientação EmpreendedoraSetor HoteleiroFlorianópolis-SC.Este estudo teve por objetivo analisar o relacionamento entre a capacidade absortiva (ACAP) e orientação empreendedora (OE) em hotéis de Florianópolis/SC. O estudo testou a hipótese de que a Capacidade Absortiva influencia a Orientação Empreendedora. Para isso foi realizado um estudo quantitativo, de caráter descritivo, utilizando-se o método levantamento ou survey. A população alvo foi composta de hotéis situados na cidade de Florianópolis (SC). A coleta de dados foi realizada por meio de questionários com escalas tipo Likert, aplicados junto a 88 gestores dos hotéis. A análise e o teste de hipótese foram realizados por meio de modelagem de equações estruturais. Como resultado encontrado foi possível confirmar que a capacidade absortiva influencia positivamente na orientação empreendedora, sendo que no modelo testado o coeficiente de determinação encontrado foi de 52%. Isto mostra que hotéis que tenham maior capacidade de absorver conhecimentos externos apresentam maior nível de práticas empreendedoras.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2018-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1316510.14210/rtva.v20n2.p311-323Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 No. 2 (2018): Maio-Agosto; 311-323Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 Núm. 2 (2018): Maio-Agosto; 311-323Turismo: Visão e Ação; v. 20 n. 2 (2018): Maio-Agosto; 311-3231983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13165/pdfCopyright (c) 2018 Turismo, Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSbissa, Amanda PaternoRossetto, Carlos RicardoCarvalho, Carlos EduardoZonatto, Patrinês Aparecida Franca2018-08-09T02:20:07Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/13165Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2018-08-09T02:20:07Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv Relacionamento entre capacidade absortiva e orientação empreendedora: um estudo nos hotéis de Florianópolis (SC)
title Relacionamento entre capacidade absortiva e orientação empreendedora: um estudo nos hotéis de Florianópolis (SC)
spellingShingle Relacionamento entre capacidade absortiva e orientação empreendedora: um estudo nos hotéis de Florianópolis (SC)
Sbissa, Amanda Paterno
Capacidade Absortiva
Orientação Empreendedora
Setor Hoteleiro
Florianópolis-SC.
title_short Relacionamento entre capacidade absortiva e orientação empreendedora: um estudo nos hotéis de Florianópolis (SC)
title_full Relacionamento entre capacidade absortiva e orientação empreendedora: um estudo nos hotéis de Florianópolis (SC)
title_fullStr Relacionamento entre capacidade absortiva e orientação empreendedora: um estudo nos hotéis de Florianópolis (SC)
title_full_unstemmed Relacionamento entre capacidade absortiva e orientação empreendedora: um estudo nos hotéis de Florianópolis (SC)
title_sort Relacionamento entre capacidade absortiva e orientação empreendedora: um estudo nos hotéis de Florianópolis (SC)
author Sbissa, Amanda Paterno
author_facet Sbissa, Amanda Paterno
Rossetto, Carlos Ricardo
Carvalho, Carlos Eduardo
Zonatto, Patrinês Aparecida Franca
author_role author
author2 Rossetto, Carlos Ricardo
Carvalho, Carlos Eduardo
Zonatto, Patrinês Aparecida Franca
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sbissa, Amanda Paterno
Rossetto, Carlos Ricardo
Carvalho, Carlos Eduardo
Zonatto, Patrinês Aparecida Franca
dc.subject.por.fl_str_mv Capacidade Absortiva
Orientação Empreendedora
Setor Hoteleiro
Florianópolis-SC.
topic Capacidade Absortiva
Orientação Empreendedora
Setor Hoteleiro
Florianópolis-SC.
description Este estudo teve por objetivo analisar o relacionamento entre a capacidade absortiva (ACAP) e orientação empreendedora (OE) em hotéis de Florianópolis/SC. O estudo testou a hipótese de que a Capacidade Absortiva influencia a Orientação Empreendedora. Para isso foi realizado um estudo quantitativo, de caráter descritivo, utilizando-se o método levantamento ou survey. A população alvo foi composta de hotéis situados na cidade de Florianópolis (SC). A coleta de dados foi realizada por meio de questionários com escalas tipo Likert, aplicados junto a 88 gestores dos hotéis. A análise e o teste de hipótese foram realizados por meio de modelagem de equações estruturais. Como resultado encontrado foi possível confirmar que a capacidade absortiva influencia positivamente na orientação empreendedora, sendo que no modelo testado o coeficiente de determinação encontrado foi de 52%. Isto mostra que hotéis que tenham maior capacidade de absorver conhecimentos externos apresentam maior nível de práticas empreendedoras.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13165
10.14210/rtva.v20n2.p311-323
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13165
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v20n2.p311-323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13165/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Turismo, Visão e Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Turismo, Visão e Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 No. 2 (2018): Maio-Agosto; 311-323
Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 Núm. 2 (2018): Maio-Agosto; 311-323
Turismo: Visão e Ação; v. 20 n. 2 (2018): Maio-Agosto; 311-323
1983-7151
1415-6393
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045022341300224