TURISMO E REGIONALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Antonio Carlos
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Oliva, Eduardo de Camargo, Silva, Edson Coutinho da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/988
Resumo: Este ensaio tem como propósito estimular a reflexão acerca da importância das questões regionais para o Turismo. Parte-se da constatação de que a globalização, à medida que se amplia, vem estimulando a constituição de alianças entre organizações e movimentos regionais, muitas vezes com o objetivo de minimizar alguns dos efeitos danosos desse processo. Os estudos referentes à região durante muito tempo estiveram circunscritos ao campo da Geografia. Mas é cada vez maior a contribuição de pesquisadores de outras áreas, como Economia, Sociologia, Ciência Política, Urbanismo e Psicologia, sobretudo quando se considera a região como uma entidade socialmente construída. As questões regionais são cada vez mais recorrentes no campo do Turismo, já que este é considerado nos tempos atuais como um dos importantes impulsionadores do desenvolvimento regional. Assim, propõe-se a discussão acerca dos conceitos de regiões de turismo, clusters turísticos, regionalismo e regionalidade, que são fundamentais tanto para a investigação, quanto para a elaboração de programas e desenvolvimento de projetos no campo do Turismo Regional. Palavras-chave: Regiões de turismo, Clusters turísticos, Regionalismo, Regionalidade.
id UNIVALI-3_40bc939bcb0f2bc627d951f58507eda6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/988
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling TURISMO E REGIONALIDADEEste ensaio tem como propósito estimular a reflexão acerca da importância das questões regionais para o Turismo. Parte-se da constatação de que a globalização, à medida que se amplia, vem estimulando a constituição de alianças entre organizações e movimentos regionais, muitas vezes com o objetivo de minimizar alguns dos efeitos danosos desse processo. Os estudos referentes à região durante muito tempo estiveram circunscritos ao campo da Geografia. Mas é cada vez maior a contribuição de pesquisadores de outras áreas, como Economia, Sociologia, Ciência Política, Urbanismo e Psicologia, sobretudo quando se considera a região como uma entidade socialmente construída. As questões regionais são cada vez mais recorrentes no campo do Turismo, já que este é considerado nos tempos atuais como um dos importantes impulsionadores do desenvolvimento regional. Assim, propõe-se a discussão acerca dos conceitos de regiões de turismo, clusters turísticos, regionalismo e regionalidade, que são fundamentais tanto para a investigação, quanto para a elaboração de programas e desenvolvimento de projetos no campo do Turismo Regional. Palavras-chave: Regiões de turismo, Clusters turísticos, Regionalismo, Regionalidade.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2009-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/98810.14210/rtva.v11n1.p92 - 111Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 No. 1 (2009); 92 - 111Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 Núm. 1 (2009); 92 - 111Turismo: Visão e Ação; v. 11 n. 1 (2009); 92 - 1111983-71511415-639310.14210/rtva.v11i1reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/988/843Gil, Antonio CarlosOliva, Eduardo de CamargoSilva, Edson Coutinho dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-04-06T21:32:13Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/988Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2009-04-06T21:32:13Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv TURISMO E REGIONALIDADE
title TURISMO E REGIONALIDADE
spellingShingle TURISMO E REGIONALIDADE
Gil, Antonio Carlos
title_short TURISMO E REGIONALIDADE
title_full TURISMO E REGIONALIDADE
title_fullStr TURISMO E REGIONALIDADE
title_full_unstemmed TURISMO E REGIONALIDADE
title_sort TURISMO E REGIONALIDADE
author Gil, Antonio Carlos
author_facet Gil, Antonio Carlos
Oliva, Eduardo de Camargo
Silva, Edson Coutinho da
author_role author
author2 Oliva, Eduardo de Camargo
Silva, Edson Coutinho da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Antonio Carlos
Oliva, Eduardo de Camargo
Silva, Edson Coutinho da
description Este ensaio tem como propósito estimular a reflexão acerca da importância das questões regionais para o Turismo. Parte-se da constatação de que a globalização, à medida que se amplia, vem estimulando a constituição de alianças entre organizações e movimentos regionais, muitas vezes com o objetivo de minimizar alguns dos efeitos danosos desse processo. Os estudos referentes à região durante muito tempo estiveram circunscritos ao campo da Geografia. Mas é cada vez maior a contribuição de pesquisadores de outras áreas, como Economia, Sociologia, Ciência Política, Urbanismo e Psicologia, sobretudo quando se considera a região como uma entidade socialmente construída. As questões regionais são cada vez mais recorrentes no campo do Turismo, já que este é considerado nos tempos atuais como um dos importantes impulsionadores do desenvolvimento regional. Assim, propõe-se a discussão acerca dos conceitos de regiões de turismo, clusters turísticos, regionalismo e regionalidade, que são fundamentais tanto para a investigação, quanto para a elaboração de programas e desenvolvimento de projetos no campo do Turismo Regional. Palavras-chave: Regiões de turismo, Clusters turísticos, Regionalismo, Regionalidade.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/988
10.14210/rtva.v11n1.p92 - 111
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/988
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v11n1.p92 - 111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/988/843
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 No. 1 (2009); 92 - 111
Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 Núm. 1 (2009); 92 - 111
Turismo: Visão e Ação; v. 11 n. 1 (2009); 92 - 111
1983-7151
1415-6393
10.14210/rtva.v11i1
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045018443743232