TURISMO E REGIONALIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/988 |
Resumo: | Este ensaio tem como propósito estimular a reflexão acerca da importância das questões regionais para o Turismo. Parte-se da constatação de que a globalização, à medida que se amplia, vem estimulando a constituição de alianças entre organizações e movimentos regionais, muitas vezes com o objetivo de minimizar alguns dos efeitos danosos desse processo. Os estudos referentes à região durante muito tempo estiveram circunscritos ao campo da Geografia. Mas é cada vez maior a contribuição de pesquisadores de outras áreas, como Economia, Sociologia, Ciência Política, Urbanismo e Psicologia, sobretudo quando se considera a região como uma entidade socialmente construída. As questões regionais são cada vez mais recorrentes no campo do Turismo, já que este é considerado nos tempos atuais como um dos importantes impulsionadores do desenvolvimento regional. Assim, propõe-se a discussão acerca dos conceitos de regiões de turismo, clusters turísticos, regionalismo e regionalidade, que são fundamentais tanto para a investigação, quanto para a elaboração de programas e desenvolvimento de projetos no campo do Turismo Regional. Palavras-chave: Regiões de turismo, Clusters turísticos, Regionalismo, Regionalidade. |
id |
UNIVALI-3_40bc939bcb0f2bc627d951f58507eda6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/988 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TURISMO E REGIONALIDADEEste ensaio tem como propósito estimular a reflexão acerca da importância das questões regionais para o Turismo. Parte-se da constatação de que a globalização, à medida que se amplia, vem estimulando a constituição de alianças entre organizações e movimentos regionais, muitas vezes com o objetivo de minimizar alguns dos efeitos danosos desse processo. Os estudos referentes à região durante muito tempo estiveram circunscritos ao campo da Geografia. Mas é cada vez maior a contribuição de pesquisadores de outras áreas, como Economia, Sociologia, Ciência Política, Urbanismo e Psicologia, sobretudo quando se considera a região como uma entidade socialmente construída. As questões regionais são cada vez mais recorrentes no campo do Turismo, já que este é considerado nos tempos atuais como um dos importantes impulsionadores do desenvolvimento regional. Assim, propõe-se a discussão acerca dos conceitos de regiões de turismo, clusters turísticos, regionalismo e regionalidade, que são fundamentais tanto para a investigação, quanto para a elaboração de programas e desenvolvimento de projetos no campo do Turismo Regional. Palavras-chave: Regiões de turismo, Clusters turísticos, Regionalismo, Regionalidade.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2009-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/98810.14210/rtva.v11n1.p92 - 111Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 No. 1 (2009); 92 - 111Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 Núm. 1 (2009); 92 - 111Turismo: Visão e Ação; v. 11 n. 1 (2009); 92 - 1111983-71511415-639310.14210/rtva.v11i1reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/988/843Gil, Antonio CarlosOliva, Eduardo de CamargoSilva, Edson Coutinho dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-04-06T21:32:13Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/988Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2009-04-06T21:32:13Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TURISMO E REGIONALIDADE |
title |
TURISMO E REGIONALIDADE |
spellingShingle |
TURISMO E REGIONALIDADE Gil, Antonio Carlos |
title_short |
TURISMO E REGIONALIDADE |
title_full |
TURISMO E REGIONALIDADE |
title_fullStr |
TURISMO E REGIONALIDADE |
title_full_unstemmed |
TURISMO E REGIONALIDADE |
title_sort |
TURISMO E REGIONALIDADE |
author |
Gil, Antonio Carlos |
author_facet |
Gil, Antonio Carlos Oliva, Eduardo de Camargo Silva, Edson Coutinho da |
author_role |
author |
author2 |
Oliva, Eduardo de Camargo Silva, Edson Coutinho da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Antonio Carlos Oliva, Eduardo de Camargo Silva, Edson Coutinho da |
description |
Este ensaio tem como propósito estimular a reflexão acerca da importância das questões regionais para o Turismo. Parte-se da constatação de que a globalização, à medida que se amplia, vem estimulando a constituição de alianças entre organizações e movimentos regionais, muitas vezes com o objetivo de minimizar alguns dos efeitos danosos desse processo. Os estudos referentes à região durante muito tempo estiveram circunscritos ao campo da Geografia. Mas é cada vez maior a contribuição de pesquisadores de outras áreas, como Economia, Sociologia, Ciência Política, Urbanismo e Psicologia, sobretudo quando se considera a região como uma entidade socialmente construída. As questões regionais são cada vez mais recorrentes no campo do Turismo, já que este é considerado nos tempos atuais como um dos importantes impulsionadores do desenvolvimento regional. Assim, propõe-se a discussão acerca dos conceitos de regiões de turismo, clusters turísticos, regionalismo e regionalidade, que são fundamentais tanto para a investigação, quanto para a elaboração de programas e desenvolvimento de projetos no campo do Turismo Regional. Palavras-chave: Regiões de turismo, Clusters turísticos, Regionalismo, Regionalidade. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/988 10.14210/rtva.v11n1.p92 - 111 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/988 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v11n1.p92 - 111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/988/843 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 No. 1 (2009); 92 - 111 Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 Núm. 1 (2009); 92 - 111 Turismo: Visão e Ação; v. 11 n. 1 (2009); 92 - 111 1983-7151 1415-6393 10.14210/rtva.v11i1 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045018443743232 |