COMÉRCIO COMO FATOR DE COESÃO DOS CENTROS URBANOS: CASO DA REVITALIZAÇÃO COMERCIAL DO CENTRO DE CURITIBA
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
DOI: | 10.14210/rtva.v10n3.p313-334 |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/768 |
Resumo: | Trata o presente de estudo de caso sobre tentativas de revitalização da área central de Curitiba entre os anos 1995 e 2005, envolvendo o comércio local e o poder público. Em um primeiro momento focalizamos os aspectos teóricos e conceituais que permeiam as relações entre as funções comerciais, econômicas e sociais dos centros urbanos. Serão aprofundados temas como as funções do comércio na cidade, a estruturação do setor comercial urbano, a relação entre o setor comercial e a revitalização dos centros urbanos, as formas de gestão dos centros urbanos e das configurações comerciais nele atuantes, a interação entre comércio tradicional, comércio moderno e Poder Público Local. Finalmente, sob esse arcabouço, serão analisadas as iniciativas de revitalização do Centro de Curitiba por meio do Projeto Cores da Cidade e, com maior profundidade, será apresentada e analisada a estruturação do Projeto Centro Vivo. Do estudo empreendido evidencia-se que o sucesso dos resultados obtidos inicialmente com o Projeto Cores da Cidade não se manteve ao longo do tempo. Situação diferente parece ocorrer com o Projeto Centro Vivo, que, por sua concepção com base em ações estratégias dinâmicas, apresenta resultados que se atualizam e se renovam em função das interações entre os atores públicos e privados participantes. Palavras-chave: Comércio Urbano; Centros Comerciais Abertos; Revitalização de Centros Urbanos. |
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COMÉRCIO COMO FATOR DE COESÃO DOS CENTROS URBANOS: CASO DA REVITALIZAÇÃO COMERCIAL DO CENTRO DE CURITIBATrata o presente de estudo de caso sobre tentativas de revitalização da área central de Curitiba entre os anos 1995 e 2005, envolvendo o comércio local e o poder público. Em um primeiro momento focalizamos os aspectos teóricos e conceituais que permeiam as relações entre as funções comerciais, econômicas e sociais dos centros urbanos. Serão aprofundados temas como as funções do comércio na cidade, a estruturação do setor comercial urbano, a relação entre o setor comercial e a revitalização dos centros urbanos, as formas de gestão dos centros urbanos e das configurações comerciais nele atuantes, a interação entre comércio tradicional, comércio moderno e Poder Público Local. Finalmente, sob esse arcabouço, serão analisadas as iniciativas de revitalização do Centro de Curitiba por meio do Projeto Cores da Cidade e, com maior profundidade, será apresentada e analisada a estruturação do Projeto Centro Vivo. Do estudo empreendido evidencia-se que o sucesso dos resultados obtidos inicialmente com o Projeto Cores da Cidade não se manteve ao longo do tempo. Situação diferente parece ocorrer com o Projeto Centro Vivo, que, por sua concepção com base em ações estratégias dinâmicas, apresenta resultados que se atualizam e se renovam em função das interações entre os atores públicos e privados participantes. Palavras-chave: Comércio Urbano; Centros Comerciais Abertos; Revitalização de Centros Urbanos.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2009-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/76810.14210/rtva.v10n3.p313-334Turismo: Visão e Ação; Vol. 10 No. 3 (2008); 313-334Turismo: Visão e Ação; Vol. 10 Núm. 3 (2008); 313-334Turismo: Visão e Ação; v. 10 n. 3 (2008); 313-3341983-71511415-639310.14210/rtva.v10i3reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/768/624Procopiuck, MarioDjalo, Abdulah Bubacarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-29T00:31:23Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/768Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2011-11-29T00:31:23Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
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