PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU: CONTRIBUIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PARA A REDUÇÃO DE BARREIRAS INTERNAS À IMPLEMENTAÇÃO DA ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/3382 |
Resumo: | A Orientação para o Mercado (OPM) é um importante conceito consolidado e difundido nas organizações desde os anos 90. Entretanto, ainda no século XXI, sua implementação nem sempre é realizada, pois algumas dificuldades são encontradas, sendo este ainda um tema merecedor de estudos. Para tanto, o objetivo da pesquisa relatada neste artigo é identificar práticas de Gestão Estratégica de Pessoas (GEP) que contribuem para a redução das barreiras de implementação da Orientação para o Mercado. Para isto foi realizada uma pesquisa qualitativa de estudo multicaso, tendo como foco as concessionárias do Parque Nacional do Iguaçu, um modelo de gestão público-privada e um destino turístico dos mais relevantes para o turismo brasileiro. Os resultados da pesquisa indicam que o maior comprometimento organizacional e unicidade de esforços para implementar a OPM nas empresas investigadas foi decorrente de investimentos continuados em práticas de GEP, baseado em uma filosofia de trabalho ou do enunciado teórico e prático da missão da empresa. Desta forma, é possível afirmar que, conforme demonstrado nos casos analisados, investimentos em práticas de GEP amenizam as barreiras internas de implementação da OPM. |
id |
UNIVALI-3_4a8bb6c58c2caea1e726dd32d38c8709 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/3382 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU: CONTRIBUIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PARA A REDUÇÃO DE BARREIRAS INTERNAS À IMPLEMENTAÇÃO DA ORIENTAÇÃO PARA O MERCADOParque Nacional do Iguaçu. Orientação para o Mercado. Gestão Estratégica de Pessoas.Orientação para o Mercado e Gestão Estratégica de PessoasA Orientação para o Mercado (OPM) é um importante conceito consolidado e difundido nas organizações desde os anos 90. Entretanto, ainda no século XXI, sua implementação nem sempre é realizada, pois algumas dificuldades são encontradas, sendo este ainda um tema merecedor de estudos. Para tanto, o objetivo da pesquisa relatada neste artigo é identificar práticas de Gestão Estratégica de Pessoas (GEP) que contribuem para a redução das barreiras de implementação da Orientação para o Mercado. Para isto foi realizada uma pesquisa qualitativa de estudo multicaso, tendo como foco as concessionárias do Parque Nacional do Iguaçu, um modelo de gestão público-privada e um destino turístico dos mais relevantes para o turismo brasileiro. Os resultados da pesquisa indicam que o maior comprometimento organizacional e unicidade de esforços para implementar a OPM nas empresas investigadas foi decorrente de investimentos continuados em práticas de GEP, baseado em uma filosofia de trabalho ou do enunciado teórico e prático da missão da empresa. Desta forma, é possível afirmar que, conforme demonstrado nos casos analisados, investimentos em práticas de GEP amenizam as barreiras internas de implementação da OPM.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2012-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo multi-casosapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/338210.14210/rtva.v14n3.p401-418Turismo: Visão e Ação; Vol. 14 No. 3 (2012); 401-418Turismo: Visão e Ação; Vol. 14 Núm. 3 (2012); 401-418Turismo: Visão e Ação; v. 14 n. 3 (2012); 401-4181983-71511415-639310.14210/rtva.v14i3reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/3382/2406Tornieri, SandraBaptista, Paulo de PaulaToaldo, Ana Maria MachadoRoglio, Karina De Deainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-01-29T01:29:59Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/3382Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2013-01-29T01:29:59Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU: CONTRIBUIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PARA A REDUÇÃO DE BARREIRAS INTERNAS À IMPLEMENTAÇÃO DA ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO |
title |
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU: CONTRIBUIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PARA A REDUÇÃO DE BARREIRAS INTERNAS À IMPLEMENTAÇÃO DA ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO |
spellingShingle |
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU: CONTRIBUIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PARA A REDUÇÃO DE BARREIRAS INTERNAS À IMPLEMENTAÇÃO DA ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO Tornieri, Sandra Parque Nacional do Iguaçu. Orientação para o Mercado. Gestão Estratégica de Pessoas. Orientação para o Mercado e Gestão Estratégica de Pessoas |
title_short |
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU: CONTRIBUIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PARA A REDUÇÃO DE BARREIRAS INTERNAS À IMPLEMENTAÇÃO DA ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO |
title_full |
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU: CONTRIBUIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PARA A REDUÇÃO DE BARREIRAS INTERNAS À IMPLEMENTAÇÃO DA ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO |
title_fullStr |
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU: CONTRIBUIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PARA A REDUÇÃO DE BARREIRAS INTERNAS À IMPLEMENTAÇÃO DA ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO |
title_full_unstemmed |
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU: CONTRIBUIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PARA A REDUÇÃO DE BARREIRAS INTERNAS À IMPLEMENTAÇÃO DA ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO |
title_sort |
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU: CONTRIBUIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PARA A REDUÇÃO DE BARREIRAS INTERNAS À IMPLEMENTAÇÃO DA ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO |
author |
Tornieri, Sandra |
author_facet |
Tornieri, Sandra Baptista, Paulo de Paula Toaldo, Ana Maria Machado Roglio, Karina De Dea |
author_role |
author |
author2 |
Baptista, Paulo de Paula Toaldo, Ana Maria Machado Roglio, Karina De Dea |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tornieri, Sandra Baptista, Paulo de Paula Toaldo, Ana Maria Machado Roglio, Karina De Dea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Parque Nacional do Iguaçu. Orientação para o Mercado. Gestão Estratégica de Pessoas. Orientação para o Mercado e Gestão Estratégica de Pessoas |
topic |
Parque Nacional do Iguaçu. Orientação para o Mercado. Gestão Estratégica de Pessoas. Orientação para o Mercado e Gestão Estratégica de Pessoas |
description |
A Orientação para o Mercado (OPM) é um importante conceito consolidado e difundido nas organizações desde os anos 90. Entretanto, ainda no século XXI, sua implementação nem sempre é realizada, pois algumas dificuldades são encontradas, sendo este ainda um tema merecedor de estudos. Para tanto, o objetivo da pesquisa relatada neste artigo é identificar práticas de Gestão Estratégica de Pessoas (GEP) que contribuem para a redução das barreiras de implementação da Orientação para o Mercado. Para isto foi realizada uma pesquisa qualitativa de estudo multicaso, tendo como foco as concessionárias do Parque Nacional do Iguaçu, um modelo de gestão público-privada e um destino turístico dos mais relevantes para o turismo brasileiro. Os resultados da pesquisa indicam que o maior comprometimento organizacional e unicidade de esforços para implementar a OPM nas empresas investigadas foi decorrente de investimentos continuados em práticas de GEP, baseado em uma filosofia de trabalho ou do enunciado teórico e prático da missão da empresa. Desta forma, é possível afirmar que, conforme demonstrado nos casos analisados, investimentos em práticas de GEP amenizam as barreiras internas de implementação da OPM. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Método multi-casos |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/3382 10.14210/rtva.v14n3.p401-418 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/3382 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v14n3.p401-418 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/3382/2406 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 14 No. 3 (2012); 401-418 Turismo: Visão e Ação; Vol. 14 Núm. 3 (2012); 401-418 Turismo: Visão e Ação; v. 14 n. 3 (2012); 401-418 1983-7151 1415-6393 10.14210/rtva.v14i3 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045020593324032 |