A ARTE DA OLARIA NO TURISMO DA REGIÃO ALGARVE, PORTUGAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jean Carlos Vieira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, João Albino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/8305
Resumo: Este artigo foi desenvolvido com o objetivo de veicular uma abordagem e analisar um contexto em que a tradicional atividade popular oleira se mantém viva em território luso, preservando uma identidade associada ao turismo e aos seus negócios. Ela se tornou, aliás, potencialmente a ideia central que sustentou a escolha do tema: estudar a realidade contemporânea da olaria de Porches/Lagoa na região Algarve, sul de Portugal. Desse modo, a proposta deste texto tem, como ponto de partida de análise, um “modelo com os elementos que caracterizam as olarias e os oleiros do Algarve”, apresentando uma reflexão com possibilidades multidisciplinares de discussões inexauríveis. A construção deste estudo foi realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica, da aplicação de questionário e de trabalhos de campo e gabinete, permitindo uma aproximação dos pesquisadores com a realidade portuguesa investigada. Como resultado, o artigo mostra quem são os oleiros no destino turístico internacional: 50,2% são de origem algarvia, 33,2% são oriundos de outros países e 16,6% são do Alentejo. Tais indivíduos têm entre 50 e 65 anos, e 50,2% se formaram em escolas. Palavras-chave: Artista Estrangeiro. Olaria. Algarve. Cultura. Turismo.
id UNIVALI-3_4aafef7ad7353ec57abe5d66a4581e58
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/8305
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling A ARTE DA OLARIA NO TURISMO DA REGIÃO ALGARVE, PORTUGALEste artigo foi desenvolvido com o objetivo de veicular uma abordagem e analisar um contexto em que a tradicional atividade popular oleira se mantém viva em território luso, preservando uma identidade associada ao turismo e aos seus negócios. Ela se tornou, aliás, potencialmente a ideia central que sustentou a escolha do tema: estudar a realidade contemporânea da olaria de Porches/Lagoa na região Algarve, sul de Portugal. Desse modo, a proposta deste texto tem, como ponto de partida de análise, um “modelo com os elementos que caracterizam as olarias e os oleiros do Algarve”, apresentando uma reflexão com possibilidades multidisciplinares de discussões inexauríveis. A construção deste estudo foi realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica, da aplicação de questionário e de trabalhos de campo e gabinete, permitindo uma aproximação dos pesquisadores com a realidade portuguesa investigada. Como resultado, o artigo mostra quem são os oleiros no destino turístico internacional: 50,2% são de origem algarvia, 33,2% são oriundos de outros países e 16,6% são do Alentejo. Tais indivíduos têm entre 50 e 65 anos, e 50,2% se formaram em escolas. Palavras-chave: Artista Estrangeiro. Olaria. Algarve. Cultura. Turismo.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/830510.14210/rtva.v17n3.p658-690Turismo: Visão e Ação; Vol. 17 No. 3 (2015): Setembro-Dezembro; 658-690Turismo: Visão e Ação; Vol. 17 Núm. 3 (2015): Setembro-Dezembro; 658-690Turismo: Visão e Ação; v. 17 n. 3 (2015): Setembro-Dezembro; 658-6901983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/8305/4668Copyright (c) 2015 Turismo - Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Jean Carlos VieiraSilva, João Albino2017-09-19T23:45:43Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/8305Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2017-09-19T23:45:43Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv A ARTE DA OLARIA NO TURISMO DA REGIÃO ALGARVE, PORTUGAL
title A ARTE DA OLARIA NO TURISMO DA REGIÃO ALGARVE, PORTUGAL
spellingShingle A ARTE DA OLARIA NO TURISMO DA REGIÃO ALGARVE, PORTUGAL
Santos, Jean Carlos Vieira
title_short A ARTE DA OLARIA NO TURISMO DA REGIÃO ALGARVE, PORTUGAL
title_full A ARTE DA OLARIA NO TURISMO DA REGIÃO ALGARVE, PORTUGAL
title_fullStr A ARTE DA OLARIA NO TURISMO DA REGIÃO ALGARVE, PORTUGAL
title_full_unstemmed A ARTE DA OLARIA NO TURISMO DA REGIÃO ALGARVE, PORTUGAL
title_sort A ARTE DA OLARIA NO TURISMO DA REGIÃO ALGARVE, PORTUGAL
author Santos, Jean Carlos Vieira
author_facet Santos, Jean Carlos Vieira
Silva, João Albino
author_role author
author2 Silva, João Albino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jean Carlos Vieira
Silva, João Albino
description Este artigo foi desenvolvido com o objetivo de veicular uma abordagem e analisar um contexto em que a tradicional atividade popular oleira se mantém viva em território luso, preservando uma identidade associada ao turismo e aos seus negócios. Ela se tornou, aliás, potencialmente a ideia central que sustentou a escolha do tema: estudar a realidade contemporânea da olaria de Porches/Lagoa na região Algarve, sul de Portugal. Desse modo, a proposta deste texto tem, como ponto de partida de análise, um “modelo com os elementos que caracterizam as olarias e os oleiros do Algarve”, apresentando uma reflexão com possibilidades multidisciplinares de discussões inexauríveis. A construção deste estudo foi realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica, da aplicação de questionário e de trabalhos de campo e gabinete, permitindo uma aproximação dos pesquisadores com a realidade portuguesa investigada. Como resultado, o artigo mostra quem são os oleiros no destino turístico internacional: 50,2% são de origem algarvia, 33,2% são oriundos de outros países e 16,6% são do Alentejo. Tais indivíduos têm entre 50 e 65 anos, e 50,2% se formaram em escolas. Palavras-chave: Artista Estrangeiro. Olaria. Algarve. Cultura. Turismo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/8305
10.14210/rtva.v17n3.p658-690
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/8305
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v17n3.p658-690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/8305/4668
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Turismo - Visão e Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Turismo - Visão e Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 17 No. 3 (2015): Setembro-Dezembro; 658-690
Turismo: Visão e Ação; Vol. 17 Núm. 3 (2015): Setembro-Dezembro; 658-690
Turismo: Visão e Ação; v. 17 n. 3 (2015): Setembro-Dezembro; 658-690
1983-7151
1415-6393
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045021432184832