Revisão Sistemática de Trabalhos Acadêmicos Internacionais sobre Marca-País como Fonte de Vantagem Competitiva
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Publication Date: | 2014 |
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Summary: | O objetivo deste artigo é analisar os trabalhos acadêmicos que abordam a temática marca-país e seus conceitos correlatos, como imagem de país e efeito país de origem, em conjunto com vantagem competitiva, publicados nos periódicos das bases Emerald e Wiley, no período de 2007 a 2012. A pesquisa é exploratória e bibliográfica. A partir da leitura crítica de 156 artigos, notou-se que não existe um arcabouço conciso que mostre a relação e a geração de vantagem competitiva a partir do desenvolvimento da marca-país. De forma esparsa, aparecem apenas três artigos que relacionam os temas, indicando que muito pouco se tem estudado para comprovar cientificamente, por meio de casos práticos, que a utilização dos recursos internos (valorosos, raros, imperfeitamente imitáveis e imperfeitamente substituíveis) como a marca-país, imagem de país ou país de origem, pode gerar vantagem competitiva sustentável para as organizações. As similaridades dos trabalhos analisados estão na condição esparsa da interconexão dos temas, com pouca discussão e resultados que comprovem que o desenvolvimento da marca-país, imagem de país ou país de origem, pode ser fonte de vantagem competitiva. As diferenças estão voltadas para os enfoques: marca empresarial, marca-país, setor produtivo e destinos turísticos. |
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Revisão Sistemática de Trabalhos Acadêmicos Internacionais sobre Marca-País como Fonte de Vantagem CompetitivaO objetivo deste artigo é analisar os trabalhos acadêmicos que abordam a temática marca-país e seus conceitos correlatos, como imagem de país e efeito país de origem, em conjunto com vantagem competitiva, publicados nos periódicos das bases Emerald e Wiley, no período de 2007 a 2012. A pesquisa é exploratória e bibliográfica. A partir da leitura crítica de 156 artigos, notou-se que não existe um arcabouço conciso que mostre a relação e a geração de vantagem competitiva a partir do desenvolvimento da marca-país. De forma esparsa, aparecem apenas três artigos que relacionam os temas, indicando que muito pouco se tem estudado para comprovar cientificamente, por meio de casos práticos, que a utilização dos recursos internos (valorosos, raros, imperfeitamente imitáveis e imperfeitamente substituíveis) como a marca-país, imagem de país ou país de origem, pode gerar vantagem competitiva sustentável para as organizações. As similaridades dos trabalhos analisados estão na condição esparsa da interconexão dos temas, com pouca discussão e resultados que comprovem que o desenvolvimento da marca-país, imagem de país ou país de origem, pode ser fonte de vantagem competitiva. As diferenças estão voltadas para os enfoques: marca empresarial, marca-país, setor produtivo e destinos turísticos.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/593410.14210/rtva.v16n1.p28Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 No. 1 (2014): Janeiro-Abril; 28-60Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 Núm. 1 (2014): Janeiro-Abril; 28-60Turismo: Visão e Ação; v. 16 n. 1 (2014): Janeiro-Abril; 28-601983-71511415-639310.14210/rtva.v16i1reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/5934/3229Castro, Virginia AparecidaGiraldi, Janaina de Moura EngraciaGalina, Simone Vasconcelos Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-19T23:49:21Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/5934Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2017-09-19T23:49:21Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
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