Implicações do uso de estratégias de ensino ativas na formação de discentes em uma disciplina de bacharelado em hotelaria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/16640 |
Resumo: | Esse trabalho objetiva analisar as implicações do uso de estratégias de ensino ativas, a partir de sua aplicação em uma disciplina de cunho teórico-prática, na formação de discentes do curso de graduação em Hotelaria de uma instituição federal de ensino superior. Baliza-se por uma perspectiva interpretativista e de cunho qualitativo. Ademais, caracteriza-se como um estudo de caso exploratório por investigar o uso de estratégias de ensino ativas por um docente na disciplina de Introdução à Administração em um curso de Hotelaria. Para tanto, realizou-se um grupo focal com 20 alunos matriculados nessa disciplina, abordando questões em torno de seu aprendizado com relação às estratégias de ensino ativas aplicadas, sendo analisados pelo método de análise de conteúdo. Os resultados indicam que os estudantes condescenderam das atividades desenvolvidas por dinamizar a aula e aprimorar suas competências, pois fomentam a criatividade, a reflexão e a capacidade de trabalhar em equipe. Entretanto, isso implica em domínio do docente para que a turma sinta confiança nas atividades, engajamento e maturidade dos grupos de trabalho e mudanças nos ambientes estruturais e institucionais para criar uma cultura de ensino voltado às estratégias de ensino ativas como forma de potencializar o processo formativo do aluno condizente com sua atuação profissional. |
id |
UNIVALI-3_6204e74bfcb3b48ca82224cd0e2df34a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/16640 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Implicações do uso de estratégias de ensino ativas na formação de discentes em uma disciplina de bacharelado em hotelariaestratégias de ensino ativasdiscentes hotelariaEsse trabalho objetiva analisar as implicações do uso de estratégias de ensino ativas, a partir de sua aplicação em uma disciplina de cunho teórico-prática, na formação de discentes do curso de graduação em Hotelaria de uma instituição federal de ensino superior. Baliza-se por uma perspectiva interpretativista e de cunho qualitativo. Ademais, caracteriza-se como um estudo de caso exploratório por investigar o uso de estratégias de ensino ativas por um docente na disciplina de Introdução à Administração em um curso de Hotelaria. Para tanto, realizou-se um grupo focal com 20 alunos matriculados nessa disciplina, abordando questões em torno de seu aprendizado com relação às estratégias de ensino ativas aplicadas, sendo analisados pelo método de análise de conteúdo. Os resultados indicam que os estudantes condescenderam das atividades desenvolvidas por dinamizar a aula e aprimorar suas competências, pois fomentam a criatividade, a reflexão e a capacidade de trabalhar em equipe. Entretanto, isso implica em domínio do docente para que a turma sinta confiança nas atividades, engajamento e maturidade dos grupos de trabalho e mudanças nos ambientes estruturais e institucionais para criar uma cultura de ensino voltado às estratégias de ensino ativas como forma de potencializar o processo formativo do aluno condizente com sua atuação profissional.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2020-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1664010.14210/rtva.v22n2.p277-296Turismo: Visão e Ação; Vol. 22 No. 2 (2020): Maio-Agosto; 277-296Turismo: Visão e Ação; Vol. 22 Núm. 2 (2020): Maio-Agosto; 277-296Turismo: Visão e Ação; v. 22 n. 2 (2020): Maio-Agosto; 277-2961983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/16640/9396Copyright (c) 2020 Turismo - Visão e Açãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Thales Batista de2022-07-12T18:20:57Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/16640Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2022-07-12T18:20:57Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implicações do uso de estratégias de ensino ativas na formação de discentes em uma disciplina de bacharelado em hotelaria |
title |
Implicações do uso de estratégias de ensino ativas na formação de discentes em uma disciplina de bacharelado em hotelaria |
spellingShingle |
Implicações do uso de estratégias de ensino ativas na formação de discentes em uma disciplina de bacharelado em hotelaria Lima, Thales Batista de estratégias de ensino ativas discentes hotelaria |
title_short |
Implicações do uso de estratégias de ensino ativas na formação de discentes em uma disciplina de bacharelado em hotelaria |
title_full |
Implicações do uso de estratégias de ensino ativas na formação de discentes em uma disciplina de bacharelado em hotelaria |
title_fullStr |
Implicações do uso de estratégias de ensino ativas na formação de discentes em uma disciplina de bacharelado em hotelaria |
title_full_unstemmed |
Implicações do uso de estratégias de ensino ativas na formação de discentes em uma disciplina de bacharelado em hotelaria |
title_sort |
Implicações do uso de estratégias de ensino ativas na formação de discentes em uma disciplina de bacharelado em hotelaria |
author |
Lima, Thales Batista de |
author_facet |
Lima, Thales Batista de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Thales Batista de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estratégias de ensino ativas discentes hotelaria |
topic |
estratégias de ensino ativas discentes hotelaria |
description |
Esse trabalho objetiva analisar as implicações do uso de estratégias de ensino ativas, a partir de sua aplicação em uma disciplina de cunho teórico-prática, na formação de discentes do curso de graduação em Hotelaria de uma instituição federal de ensino superior. Baliza-se por uma perspectiva interpretativista e de cunho qualitativo. Ademais, caracteriza-se como um estudo de caso exploratório por investigar o uso de estratégias de ensino ativas por um docente na disciplina de Introdução à Administração em um curso de Hotelaria. Para tanto, realizou-se um grupo focal com 20 alunos matriculados nessa disciplina, abordando questões em torno de seu aprendizado com relação às estratégias de ensino ativas aplicadas, sendo analisados pelo método de análise de conteúdo. Os resultados indicam que os estudantes condescenderam das atividades desenvolvidas por dinamizar a aula e aprimorar suas competências, pois fomentam a criatividade, a reflexão e a capacidade de trabalhar em equipe. Entretanto, isso implica em domínio do docente para que a turma sinta confiança nas atividades, engajamento e maturidade dos grupos de trabalho e mudanças nos ambientes estruturais e institucionais para criar uma cultura de ensino voltado às estratégias de ensino ativas como forma de potencializar o processo formativo do aluno condizente com sua atuação profissional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/16640 10.14210/rtva.v22n2.p277-296 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/16640 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v22n2.p277-296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/16640/9396 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Turismo - Visão e Ação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Turismo - Visão e Ação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 22 No. 2 (2020): Maio-Agosto; 277-296 Turismo: Visão e Ação; Vol. 22 Núm. 2 (2020): Maio-Agosto; 277-296 Turismo: Visão e Ação; v. 22 n. 2 (2020): Maio-Agosto; 277-296 1983-7151 1415-6393 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045022476566528 |