O turismo cinematográfico pelas lentes da teoria do ator-rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Rômulo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Teles, Adonai, Fonseca Filho, Ari da S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/17004
Resumo: O turismo cinematográfico explora a influência de produtos audiovisuais sobre turistas e destinos turísticos. Este artigo teve como objetivo descrever o turismo cinematográfico com base nos preceitos teórico-metodológicos da Teoria do Ator-Rede (ANT). Na sua face de método, a ANT propõe a descrição de um fenômeno a partir de diferentes técnicas de pesquisa, dentre elas, o discurso dos atores envolvidos. Com base nessa orientação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais da gestão pública e iniciativa privada dos setores turístico e audiovisual, de modo a descrever o fenômeno do turismo cinematográfico. O resultado das entrevistas foi triangulado com aquilo que se apurou na revisão de literatura, gerando o relato aqui apresentado. O estudo revelou que a vocação cinematográfica do Rio de Janeiro é utilizada como discurso de atração das produções audiovisuais para a cidade e que há falta de vínculos mais profundos entre os setores de turismo e audiovisual da cidade. A centralidade e a hipertrofia de um dos atores, a existência de atores invisíveis e alguns desmontados ao longo do caminho foram detectados durante a pesquisa. O setor do turismo local não se relaciona com o setor audiovisual e há nessa relação uma oportunidade de expansão de negócios inexplorada.
id UNIVALI-3_72113abb86921ed3a285398729401e63
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/17004
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling O turismo cinematográfico pelas lentes da teoria do ator-redeturismo cinematográficoscreen tourismcinemaTeoria do Ator-Rede (ANT)O turismo cinematográfico explora a influência de produtos audiovisuais sobre turistas e destinos turísticos. Este artigo teve como objetivo descrever o turismo cinematográfico com base nos preceitos teórico-metodológicos da Teoria do Ator-Rede (ANT). Na sua face de método, a ANT propõe a descrição de um fenômeno a partir de diferentes técnicas de pesquisa, dentre elas, o discurso dos atores envolvidos. Com base nessa orientação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais da gestão pública e iniciativa privada dos setores turístico e audiovisual, de modo a descrever o fenômeno do turismo cinematográfico. O resultado das entrevistas foi triangulado com aquilo que se apurou na revisão de literatura, gerando o relato aqui apresentado. O estudo revelou que a vocação cinematográfica do Rio de Janeiro é utilizada como discurso de atração das produções audiovisuais para a cidade e que há falta de vínculos mais profundos entre os setores de turismo e audiovisual da cidade. A centralidade e a hipertrofia de um dos atores, a existência de atores invisíveis e alguns desmontados ao longo do caminho foram detectados durante a pesquisa. O setor do turismo local não se relaciona com o setor audiovisual e há nessa relação uma oportunidade de expansão de negócios inexplorada.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2020-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1700410.14210/rtva.v22n3.p485-507Turismo: Visão e Ação; Vol. 22 No. 3 (2020): Setembro-Dezembro; 485-507Turismo: Visão e Ação; Vol. 22 Núm. 3 (2020): Setembro-Dezembro; 485-507Turismo: Visão e Ação; v. 22 n. 3 (2020): Setembro-Dezembro; 485-5071983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/17004/9635Copyright (c) 2020 Turismo - Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, RômuloTeles, AdonaiFonseca Filho, Ari da S.2020-11-30T21:59:13Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/17004Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2020-11-30T21:59:13Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv O turismo cinematográfico pelas lentes da teoria do ator-rede
title O turismo cinematográfico pelas lentes da teoria do ator-rede
spellingShingle O turismo cinematográfico pelas lentes da teoria do ator-rede
Duarte, Rômulo
turismo cinematográfico
screen tourism
cinema
Teoria do Ator-Rede (ANT)
title_short O turismo cinematográfico pelas lentes da teoria do ator-rede
title_full O turismo cinematográfico pelas lentes da teoria do ator-rede
title_fullStr O turismo cinematográfico pelas lentes da teoria do ator-rede
title_full_unstemmed O turismo cinematográfico pelas lentes da teoria do ator-rede
title_sort O turismo cinematográfico pelas lentes da teoria do ator-rede
author Duarte, Rômulo
author_facet Duarte, Rômulo
Teles, Adonai
Fonseca Filho, Ari da S.
author_role author
author2 Teles, Adonai
Fonseca Filho, Ari da S.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Rômulo
Teles, Adonai
Fonseca Filho, Ari da S.
dc.subject.por.fl_str_mv turismo cinematográfico
screen tourism
cinema
Teoria do Ator-Rede (ANT)
topic turismo cinematográfico
screen tourism
cinema
Teoria do Ator-Rede (ANT)
description O turismo cinematográfico explora a influência de produtos audiovisuais sobre turistas e destinos turísticos. Este artigo teve como objetivo descrever o turismo cinematográfico com base nos preceitos teórico-metodológicos da Teoria do Ator-Rede (ANT). Na sua face de método, a ANT propõe a descrição de um fenômeno a partir de diferentes técnicas de pesquisa, dentre elas, o discurso dos atores envolvidos. Com base nessa orientação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais da gestão pública e iniciativa privada dos setores turístico e audiovisual, de modo a descrever o fenômeno do turismo cinematográfico. O resultado das entrevistas foi triangulado com aquilo que se apurou na revisão de literatura, gerando o relato aqui apresentado. O estudo revelou que a vocação cinematográfica do Rio de Janeiro é utilizada como discurso de atração das produções audiovisuais para a cidade e que há falta de vínculos mais profundos entre os setores de turismo e audiovisual da cidade. A centralidade e a hipertrofia de um dos atores, a existência de atores invisíveis e alguns desmontados ao longo do caminho foram detectados durante a pesquisa. O setor do turismo local não se relaciona com o setor audiovisual e há nessa relação uma oportunidade de expansão de negócios inexplorada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/17004
10.14210/rtva.v22n3.p485-507
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/17004
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v22n3.p485-507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/17004/9635
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Turismo - Visão e Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Turismo - Visão e Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 22 No. 3 (2020): Setembro-Dezembro; 485-507
Turismo: Visão e Ação; Vol. 22 Núm. 3 (2020): Setembro-Dezembro; 485-507
Turismo: Visão e Ação; v. 22 n. 3 (2020): Setembro-Dezembro; 485-507
1983-7151
1415-6393
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045022497538048