O turismo cinematográfico pelas lentes da teoria do ator-rede
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/17004 |
Resumo: | O turismo cinematográfico explora a influência de produtos audiovisuais sobre turistas e destinos turísticos. Este artigo teve como objetivo descrever o turismo cinematográfico com base nos preceitos teórico-metodológicos da Teoria do Ator-Rede (ANT). Na sua face de método, a ANT propõe a descrição de um fenômeno a partir de diferentes técnicas de pesquisa, dentre elas, o discurso dos atores envolvidos. Com base nessa orientação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais da gestão pública e iniciativa privada dos setores turístico e audiovisual, de modo a descrever o fenômeno do turismo cinematográfico. O resultado das entrevistas foi triangulado com aquilo que se apurou na revisão de literatura, gerando o relato aqui apresentado. O estudo revelou que a vocação cinematográfica do Rio de Janeiro é utilizada como discurso de atração das produções audiovisuais para a cidade e que há falta de vínculos mais profundos entre os setores de turismo e audiovisual da cidade. A centralidade e a hipertrofia de um dos atores, a existência de atores invisíveis e alguns desmontados ao longo do caminho foram detectados durante a pesquisa. O setor do turismo local não se relaciona com o setor audiovisual e há nessa relação uma oportunidade de expansão de negócios inexplorada. |
id |
UNIVALI-3_72113abb86921ed3a285398729401e63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/17004 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O turismo cinematográfico pelas lentes da teoria do ator-redeturismo cinematográficoscreen tourismcinemaTeoria do Ator-Rede (ANT)O turismo cinematográfico explora a influência de produtos audiovisuais sobre turistas e destinos turísticos. Este artigo teve como objetivo descrever o turismo cinematográfico com base nos preceitos teórico-metodológicos da Teoria do Ator-Rede (ANT). Na sua face de método, a ANT propõe a descrição de um fenômeno a partir de diferentes técnicas de pesquisa, dentre elas, o discurso dos atores envolvidos. Com base nessa orientação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais da gestão pública e iniciativa privada dos setores turístico e audiovisual, de modo a descrever o fenômeno do turismo cinematográfico. O resultado das entrevistas foi triangulado com aquilo que se apurou na revisão de literatura, gerando o relato aqui apresentado. O estudo revelou que a vocação cinematográfica do Rio de Janeiro é utilizada como discurso de atração das produções audiovisuais para a cidade e que há falta de vínculos mais profundos entre os setores de turismo e audiovisual da cidade. A centralidade e a hipertrofia de um dos atores, a existência de atores invisíveis e alguns desmontados ao longo do caminho foram detectados durante a pesquisa. O setor do turismo local não se relaciona com o setor audiovisual e há nessa relação uma oportunidade de expansão de negócios inexplorada.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2020-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1700410.14210/rtva.v22n3.p485-507Turismo: Visão e Ação; Vol. 22 No. 3 (2020): Setembro-Dezembro; 485-507Turismo: Visão e Ação; Vol. 22 Núm. 3 (2020): Setembro-Dezembro; 485-507Turismo: Visão e Ação; v. 22 n. 3 (2020): Setembro-Dezembro; 485-5071983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/17004/9635Copyright (c) 2020 Turismo - Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, RômuloTeles, AdonaiFonseca Filho, Ari da S.2020-11-30T21:59:13Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/17004Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2020-11-30T21:59:13Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O turismo cinematográfico pelas lentes da teoria do ator-rede |
title |
O turismo cinematográfico pelas lentes da teoria do ator-rede |
spellingShingle |
O turismo cinematográfico pelas lentes da teoria do ator-rede Duarte, Rômulo turismo cinematográfico screen tourism cinema Teoria do Ator-Rede (ANT) |
title_short |
O turismo cinematográfico pelas lentes da teoria do ator-rede |
title_full |
O turismo cinematográfico pelas lentes da teoria do ator-rede |
title_fullStr |
O turismo cinematográfico pelas lentes da teoria do ator-rede |
title_full_unstemmed |
O turismo cinematográfico pelas lentes da teoria do ator-rede |
title_sort |
O turismo cinematográfico pelas lentes da teoria do ator-rede |
author |
Duarte, Rômulo |
author_facet |
Duarte, Rômulo Teles, Adonai Fonseca Filho, Ari da S. |
author_role |
author |
author2 |
Teles, Adonai Fonseca Filho, Ari da S. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Rômulo Teles, Adonai Fonseca Filho, Ari da S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
turismo cinematográfico screen tourism cinema Teoria do Ator-Rede (ANT) |
topic |
turismo cinematográfico screen tourism cinema Teoria do Ator-Rede (ANT) |
description |
O turismo cinematográfico explora a influência de produtos audiovisuais sobre turistas e destinos turísticos. Este artigo teve como objetivo descrever o turismo cinematográfico com base nos preceitos teórico-metodológicos da Teoria do Ator-Rede (ANT). Na sua face de método, a ANT propõe a descrição de um fenômeno a partir de diferentes técnicas de pesquisa, dentre elas, o discurso dos atores envolvidos. Com base nessa orientação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais da gestão pública e iniciativa privada dos setores turístico e audiovisual, de modo a descrever o fenômeno do turismo cinematográfico. O resultado das entrevistas foi triangulado com aquilo que se apurou na revisão de literatura, gerando o relato aqui apresentado. O estudo revelou que a vocação cinematográfica do Rio de Janeiro é utilizada como discurso de atração das produções audiovisuais para a cidade e que há falta de vínculos mais profundos entre os setores de turismo e audiovisual da cidade. A centralidade e a hipertrofia de um dos atores, a existência de atores invisíveis e alguns desmontados ao longo do caminho foram detectados durante a pesquisa. O setor do turismo local não se relaciona com o setor audiovisual e há nessa relação uma oportunidade de expansão de negócios inexplorada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/17004 10.14210/rtva.v22n3.p485-507 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/17004 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v22n3.p485-507 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/17004/9635 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Turismo - Visão e Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Turismo - Visão e Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 22 No. 3 (2020): Setembro-Dezembro; 485-507 Turismo: Visão e Ação; Vol. 22 Núm. 3 (2020): Setembro-Dezembro; 485-507 Turismo: Visão e Ação; v. 22 n. 3 (2020): Setembro-Dezembro; 485-507 1983-7151 1415-6393 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045022497538048 |