FATORES DE INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM HOTÉIS E POUSADAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Nadia Lidiane do Nascimento
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva, Anielson Barbosa da, Zago, Celia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2235
Resumo: A prática gerencial demanda a mobilização e combinação de um conjunto de competências. Neste estudo objetiva-se identifi car os fatores de infl uência no contexto da ação de gerentes de hotéis e pousadas. No estudo foi utilizada uma abordagem qualitativa e a entrevista semiestruturada foi a técnica escolhida para a coleta dos dados. A análise de conteúdo subsidiou a categorização dos dados. Os resultados revelaram que a percepção dos gerentes do signifi cado de competências está mais relacionada às competências técnicas, de processo e de negócios, com menor ênfase nas competências comportamentais e sociais. O foco das competências em ação não fi ca evidente nos discursos dos entrevistados. A lógica parece estar mais vinculada a atributos do que nos processos de interação. Os fatores de infl uência no desenvolvimento de competências identifi cados abrangem os imprevistos, a comunicação, a mobilização de recursos, a experiência com a gerência, as relações pessoais com pares e colaboradores, o reconhecimento social e a educação formal. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de aprofundar o estudo sobre as competências gerenciais no setor hoteleiro, mas contribuem para ampliar a compreensão da natureza dinâmica e interativa das competências no contexto da ação profi ssional.
id UNIVALI-3_7ecfbcd317d9dde563f4cd374219d3d8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/2235
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling FATORES DE INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM HOTÉIS E POUSADASCompetênciasGerentesTurismo e hospitalidade.Competências GerenciaisA prática gerencial demanda a mobilização e combinação de um conjunto de competências. Neste estudo objetiva-se identifi car os fatores de infl uência no contexto da ação de gerentes de hotéis e pousadas. No estudo foi utilizada uma abordagem qualitativa e a entrevista semiestruturada foi a técnica escolhida para a coleta dos dados. A análise de conteúdo subsidiou a categorização dos dados. Os resultados revelaram que a percepção dos gerentes do signifi cado de competências está mais relacionada às competências técnicas, de processo e de negócios, com menor ênfase nas competências comportamentais e sociais. O foco das competências em ação não fi ca evidente nos discursos dos entrevistados. A lógica parece estar mais vinculada a atributos do que nos processos de interação. Os fatores de infl uência no desenvolvimento de competências identifi cados abrangem os imprevistos, a comunicação, a mobilização de recursos, a experiência com a gerência, as relações pessoais com pares e colaboradores, o reconhecimento social e a educação formal. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de aprofundar o estudo sobre as competências gerenciais no setor hoteleiro, mas contribuem para ampliar a compreensão da natureza dinâmica e interativa das competências no contexto da ação profi ssional.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2011-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionqualitativo, interpretativo.application/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/223510.14210/rtva.v13n2.p201-219Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 No. 2 (2011); 201-219Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 Núm. 2 (2011); 201-219Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 2 (2011); 201-2191983-71511415-639310.14210/rtva.v13i2reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2235/1903Carvalho, Nadia Lidiane do NascimentoSilva, Anielson Barbosa daZago, Celia Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-01T01:49:40Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/2235Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2011-12-01T01:49:40Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv FATORES DE INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM HOTÉIS E POUSADAS
title FATORES DE INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM HOTÉIS E POUSADAS
spellingShingle FATORES DE INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM HOTÉIS E POUSADAS
Carvalho, Nadia Lidiane do Nascimento
Competências
Gerentes
Turismo e hospitalidade.
Competências Gerenciais
title_short FATORES DE INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM HOTÉIS E POUSADAS
title_full FATORES DE INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM HOTÉIS E POUSADAS
title_fullStr FATORES DE INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM HOTÉIS E POUSADAS
title_full_unstemmed FATORES DE INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM HOTÉIS E POUSADAS
title_sort FATORES DE INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM HOTÉIS E POUSADAS
author Carvalho, Nadia Lidiane do Nascimento
author_facet Carvalho, Nadia Lidiane do Nascimento
Silva, Anielson Barbosa da
Zago, Celia Cristina
author_role author
author2 Silva, Anielson Barbosa da
Zago, Celia Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Nadia Lidiane do Nascimento
Silva, Anielson Barbosa da
Zago, Celia Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Competências
Gerentes
Turismo e hospitalidade.
Competências Gerenciais
topic Competências
Gerentes
Turismo e hospitalidade.
Competências Gerenciais
description A prática gerencial demanda a mobilização e combinação de um conjunto de competências. Neste estudo objetiva-se identifi car os fatores de infl uência no contexto da ação de gerentes de hotéis e pousadas. No estudo foi utilizada uma abordagem qualitativa e a entrevista semiestruturada foi a técnica escolhida para a coleta dos dados. A análise de conteúdo subsidiou a categorização dos dados. Os resultados revelaram que a percepção dos gerentes do signifi cado de competências está mais relacionada às competências técnicas, de processo e de negócios, com menor ênfase nas competências comportamentais e sociais. O foco das competências em ação não fi ca evidente nos discursos dos entrevistados. A lógica parece estar mais vinculada a atributos do que nos processos de interação. Os fatores de infl uência no desenvolvimento de competências identifi cados abrangem os imprevistos, a comunicação, a mobilização de recursos, a experiência com a gerência, as relações pessoais com pares e colaboradores, o reconhecimento social e a educação formal. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de aprofundar o estudo sobre as competências gerenciais no setor hoteleiro, mas contribuem para ampliar a compreensão da natureza dinâmica e interativa das competências no contexto da ação profi ssional.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
qualitativo, interpretativo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2235
10.14210/rtva.v13n2.p201-219
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2235
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v13n2.p201-219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2235/1903
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 No. 2 (2011); 201-219
Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 Núm. 2 (2011); 201-219
Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 2 (2011); 201-219
1983-7151
1415-6393
10.14210/rtva.v13i2
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045019935866880