FATORES DE INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM HOTÉIS E POUSADAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2235 |
Resumo: | A prática gerencial demanda a mobilização e combinação de um conjunto de competências. Neste estudo objetiva-se identifi car os fatores de infl uência no contexto da ação de gerentes de hotéis e pousadas. No estudo foi utilizada uma abordagem qualitativa e a entrevista semiestruturada foi a técnica escolhida para a coleta dos dados. A análise de conteúdo subsidiou a categorização dos dados. Os resultados revelaram que a percepção dos gerentes do signifi cado de competências está mais relacionada às competências técnicas, de processo e de negócios, com menor ênfase nas competências comportamentais e sociais. O foco das competências em ação não fi ca evidente nos discursos dos entrevistados. A lógica parece estar mais vinculada a atributos do que nos processos de interação. Os fatores de infl uência no desenvolvimento de competências identifi cados abrangem os imprevistos, a comunicação, a mobilização de recursos, a experiência com a gerência, as relações pessoais com pares e colaboradores, o reconhecimento social e a educação formal. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de aprofundar o estudo sobre as competências gerenciais no setor hoteleiro, mas contribuem para ampliar a compreensão da natureza dinâmica e interativa das competências no contexto da ação profi ssional. |
id |
UNIVALI-3_7ecfbcd317d9dde563f4cd374219d3d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/2235 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FATORES DE INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM HOTÉIS E POUSADASCompetênciasGerentesTurismo e hospitalidade.Competências GerenciaisA prática gerencial demanda a mobilização e combinação de um conjunto de competências. Neste estudo objetiva-se identifi car os fatores de infl uência no contexto da ação de gerentes de hotéis e pousadas. No estudo foi utilizada uma abordagem qualitativa e a entrevista semiestruturada foi a técnica escolhida para a coleta dos dados. A análise de conteúdo subsidiou a categorização dos dados. Os resultados revelaram que a percepção dos gerentes do signifi cado de competências está mais relacionada às competências técnicas, de processo e de negócios, com menor ênfase nas competências comportamentais e sociais. O foco das competências em ação não fi ca evidente nos discursos dos entrevistados. A lógica parece estar mais vinculada a atributos do que nos processos de interação. Os fatores de infl uência no desenvolvimento de competências identifi cados abrangem os imprevistos, a comunicação, a mobilização de recursos, a experiência com a gerência, as relações pessoais com pares e colaboradores, o reconhecimento social e a educação formal. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de aprofundar o estudo sobre as competências gerenciais no setor hoteleiro, mas contribuem para ampliar a compreensão da natureza dinâmica e interativa das competências no contexto da ação profi ssional.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2011-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionqualitativo, interpretativo.application/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/223510.14210/rtva.v13n2.p201-219Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 No. 2 (2011); 201-219Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 Núm. 2 (2011); 201-219Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 2 (2011); 201-2191983-71511415-639310.14210/rtva.v13i2reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2235/1903Carvalho, Nadia Lidiane do NascimentoSilva, Anielson Barbosa daZago, Celia Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-01T01:49:40Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/2235Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2011-12-01T01:49:40Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FATORES DE INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM HOTÉIS E POUSADAS |
title |
FATORES DE INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM HOTÉIS E POUSADAS |
spellingShingle |
FATORES DE INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM HOTÉIS E POUSADAS Carvalho, Nadia Lidiane do Nascimento Competências Gerentes Turismo e hospitalidade. Competências Gerenciais |
title_short |
FATORES DE INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM HOTÉIS E POUSADAS |
title_full |
FATORES DE INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM HOTÉIS E POUSADAS |
title_fullStr |
FATORES DE INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM HOTÉIS E POUSADAS |
title_full_unstemmed |
FATORES DE INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM HOTÉIS E POUSADAS |
title_sort |
FATORES DE INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM HOTÉIS E POUSADAS |
author |
Carvalho, Nadia Lidiane do Nascimento |
author_facet |
Carvalho, Nadia Lidiane do Nascimento Silva, Anielson Barbosa da Zago, Celia Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Anielson Barbosa da Zago, Celia Cristina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Nadia Lidiane do Nascimento Silva, Anielson Barbosa da Zago, Celia Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências Gerentes Turismo e hospitalidade. Competências Gerenciais |
topic |
Competências Gerentes Turismo e hospitalidade. Competências Gerenciais |
description |
A prática gerencial demanda a mobilização e combinação de um conjunto de competências. Neste estudo objetiva-se identifi car os fatores de infl uência no contexto da ação de gerentes de hotéis e pousadas. No estudo foi utilizada uma abordagem qualitativa e a entrevista semiestruturada foi a técnica escolhida para a coleta dos dados. A análise de conteúdo subsidiou a categorização dos dados. Os resultados revelaram que a percepção dos gerentes do signifi cado de competências está mais relacionada às competências técnicas, de processo e de negócios, com menor ênfase nas competências comportamentais e sociais. O foco das competências em ação não fi ca evidente nos discursos dos entrevistados. A lógica parece estar mais vinculada a atributos do que nos processos de interação. Os fatores de infl uência no desenvolvimento de competências identifi cados abrangem os imprevistos, a comunicação, a mobilização de recursos, a experiência com a gerência, as relações pessoais com pares e colaboradores, o reconhecimento social e a educação formal. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de aprofundar o estudo sobre as competências gerenciais no setor hoteleiro, mas contribuem para ampliar a compreensão da natureza dinâmica e interativa das competências no contexto da ação profi ssional. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion qualitativo, interpretativo. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2235 10.14210/rtva.v13n2.p201-219 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2235 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v13n2.p201-219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2235/1903 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 No. 2 (2011); 201-219 Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 Núm. 2 (2011); 201-219 Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 2 (2011); 201-219 1983-7151 1415-6393 10.14210/rtva.v13i2 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045019935866880 |