ANÁLISE DO “PRODUTO BALNEÁRIO CAMBORIÚ” A PARTIR DE SEU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Minella, Arno
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Santos, Carla Andrade de Novaes dos, Tomelin, Carlos Alberto, Tomelin, Éster, Boccardo, Fernanda Cartezani, Canani, Ivone Selva Santos, Moura, José Renato Canquirini, Crispim, Lizete de Oliveira, Buratto, Marlene, González, Norma Ernestina Klein de, Krause, Rodolfo Wendhausen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1379
Resumo: O estudo, aqui apresentado, teve sua origem em pesquisa realizada no parque hoteleiro de Balneário Camboriú como trabalho da disciplina de Administração Hoteleira, do curso de mestrado em Turismo e Hotelaria da Univali. Com a análise destes dados verificou-se a gravidade da crise por que passa atualmente este balneário, o que torna urgente a determinação de ações planejadas e coordenadas para reverter este quadro. Sobre o cenário descrito, e considerando os dados levantados, foi aplicado o método do SWOT ANALYSIS e, posteriormente, feito um prognóstico para a situação atual. Finalmente, apresentou-se um plano de ações a serem implementadas, que partem dos seguintes princípios: 1. Determinação dos setores envolvidos e que deverão atuar de forma conjunta e coordenada; 2. Envolvimento destes, de forma a ser determinado os pontos que deverão ser trabalhados, em que ordem e os responsáveis pela execução; 3. Mudança do atual conceito de vendas para um conceito de marketing e, dentro deste enfoque, com acompanhamento de especialistas, fazer as abordagens para os problemas existentes e propostas de ações para sua resolução. Desta forma, o curso de mestrado espera dar início à discussão do problema, apresentando uma proposta, fundamentada em uma metodologia própria, que poderá conduzir a um plano de ações cronologicamente estabelecido dentro das possibilidades e objetivos a serem alcançados.
id UNIVALI-3_93faa8f7eb2f5aeff496f199efae117f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/1379
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE DO “PRODUTO BALNEÁRIO CAMBORIÚ” A PARTIR DE SEUHotelariaPlanejamentoMarketingO estudo, aqui apresentado, teve sua origem em pesquisa realizada no parque hoteleiro de Balneário Camboriú como trabalho da disciplina de Administração Hoteleira, do curso de mestrado em Turismo e Hotelaria da Univali. Com a análise destes dados verificou-se a gravidade da crise por que passa atualmente este balneário, o que torna urgente a determinação de ações planejadas e coordenadas para reverter este quadro. Sobre o cenário descrito, e considerando os dados levantados, foi aplicado o método do SWOT ANALYSIS e, posteriormente, feito um prognóstico para a situação atual. Finalmente, apresentou-se um plano de ações a serem implementadas, que partem dos seguintes princípios: 1. Determinação dos setores envolvidos e que deverão atuar de forma conjunta e coordenada; 2. Envolvimento destes, de forma a ser determinado os pontos que deverão ser trabalhados, em que ordem e os responsáveis pela execução; 3. Mudança do atual conceito de vendas para um conceito de marketing e, dentro deste enfoque, com acompanhamento de especialistas, fazer as abordagens para os problemas existentes e propostas de ações para sua resolução. Desta forma, o curso de mestrado espera dar início à discussão do problema, apresentando uma proposta, fundamentada em uma metodologia própria, que poderá conduzir a um plano de ações cronologicamente estabelecido dentro das possibilidades e objetivos a serem alcançados.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC1998-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/137910.14210/rtva.v1n2.p23-38Turismo: Visão e Ação; Vol. 1 No. 2 (1998); 23-38Turismo: Visão e Ação; Vol. 1 Núm. 2 (1998); 23-38Turismo: Visão e Ação; v. 1 n. 2 (1998); 23-381983-71511415-639310.14210/rtva.v1i2reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1379/1083Minella, ArnoSantos, Carla Andrade de Novaes dosTomelin, Carlos AlbertoTomelin, ÉsterBoccardo, Fernanda CartezaniCanani, Ivone Selva SantosMoura, José Renato CanquiriniCrispim, Lizete de OliveiraBuratto, MarleneGonzález, Norma Ernestina Klein deKrause, Rodolfo Wendhauseninfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-07-30T17:29:48Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/1379Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2009-07-30T17:29:48Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DO “PRODUTO BALNEÁRIO CAMBORIÚ” A PARTIR DE SEU
title ANÁLISE DO “PRODUTO BALNEÁRIO CAMBORIÚ” A PARTIR DE SEU
spellingShingle ANÁLISE DO “PRODUTO BALNEÁRIO CAMBORIÚ” A PARTIR DE SEU
Minella, Arno
Hotelaria
Planejamento
Marketing
title_short ANÁLISE DO “PRODUTO BALNEÁRIO CAMBORIÚ” A PARTIR DE SEU
title_full ANÁLISE DO “PRODUTO BALNEÁRIO CAMBORIÚ” A PARTIR DE SEU
title_fullStr ANÁLISE DO “PRODUTO BALNEÁRIO CAMBORIÚ” A PARTIR DE SEU
title_full_unstemmed ANÁLISE DO “PRODUTO BALNEÁRIO CAMBORIÚ” A PARTIR DE SEU
title_sort ANÁLISE DO “PRODUTO BALNEÁRIO CAMBORIÚ” A PARTIR DE SEU
author Minella, Arno
author_facet Minella, Arno
Santos, Carla Andrade de Novaes dos
Tomelin, Carlos Alberto
Tomelin, Éster
Boccardo, Fernanda Cartezani
Canani, Ivone Selva Santos
Moura, José Renato Canquirini
Crispim, Lizete de Oliveira
Buratto, Marlene
González, Norma Ernestina Klein de
Krause, Rodolfo Wendhausen
author_role author
author2 Santos, Carla Andrade de Novaes dos
Tomelin, Carlos Alberto
Tomelin, Éster
Boccardo, Fernanda Cartezani
Canani, Ivone Selva Santos
Moura, José Renato Canquirini
Crispim, Lizete de Oliveira
Buratto, Marlene
González, Norma Ernestina Klein de
Krause, Rodolfo Wendhausen
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Minella, Arno
Santos, Carla Andrade de Novaes dos
Tomelin, Carlos Alberto
Tomelin, Éster
Boccardo, Fernanda Cartezani
Canani, Ivone Selva Santos
Moura, José Renato Canquirini
Crispim, Lizete de Oliveira
Buratto, Marlene
González, Norma Ernestina Klein de
Krause, Rodolfo Wendhausen
dc.subject.por.fl_str_mv Hotelaria
Planejamento
Marketing
topic Hotelaria
Planejamento
Marketing
description O estudo, aqui apresentado, teve sua origem em pesquisa realizada no parque hoteleiro de Balneário Camboriú como trabalho da disciplina de Administração Hoteleira, do curso de mestrado em Turismo e Hotelaria da Univali. Com a análise destes dados verificou-se a gravidade da crise por que passa atualmente este balneário, o que torna urgente a determinação de ações planejadas e coordenadas para reverter este quadro. Sobre o cenário descrito, e considerando os dados levantados, foi aplicado o método do SWOT ANALYSIS e, posteriormente, feito um prognóstico para a situação atual. Finalmente, apresentou-se um plano de ações a serem implementadas, que partem dos seguintes princípios: 1. Determinação dos setores envolvidos e que deverão atuar de forma conjunta e coordenada; 2. Envolvimento destes, de forma a ser determinado os pontos que deverão ser trabalhados, em que ordem e os responsáveis pela execução; 3. Mudança do atual conceito de vendas para um conceito de marketing e, dentro deste enfoque, com acompanhamento de especialistas, fazer as abordagens para os problemas existentes e propostas de ações para sua resolução. Desta forma, o curso de mestrado espera dar início à discussão do problema, apresentando uma proposta, fundamentada em uma metodologia própria, que poderá conduzir a um plano de ações cronologicamente estabelecido dentro das possibilidades e objetivos a serem alcançados.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1379
10.14210/rtva.v1n2.p23-38
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1379
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v1n2.p23-38
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1379/1083
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 1 No. 2 (1998); 23-38
Turismo: Visão e Ação; Vol. 1 Núm. 2 (1998); 23-38
Turismo: Visão e Ação; v. 1 n. 2 (1998); 23-38
1983-7151
1415-6393
10.14210/rtva.v1i2
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045019271069696