ANÁLISE DO “PRODUTO BALNEÁRIO CAMBORIÚ” A PARTIR DE SEU
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1379 |
Resumo: | O estudo, aqui apresentado, teve sua origem em pesquisa realizada no parque hoteleiro de Balneário Camboriú como trabalho da disciplina de Administração Hoteleira, do curso de mestrado em Turismo e Hotelaria da Univali. Com a análise destes dados verificou-se a gravidade da crise por que passa atualmente este balneário, o que torna urgente a determinação de ações planejadas e coordenadas para reverter este quadro. Sobre o cenário descrito, e considerando os dados levantados, foi aplicado o método do SWOT ANALYSIS e, posteriormente, feito um prognóstico para a situação atual. Finalmente, apresentou-se um plano de ações a serem implementadas, que partem dos seguintes princípios: 1. Determinação dos setores envolvidos e que deverão atuar de forma conjunta e coordenada; 2. Envolvimento destes, de forma a ser determinado os pontos que deverão ser trabalhados, em que ordem e os responsáveis pela execução; 3. Mudança do atual conceito de vendas para um conceito de marketing e, dentro deste enfoque, com acompanhamento de especialistas, fazer as abordagens para os problemas existentes e propostas de ações para sua resolução. Desta forma, o curso de mestrado espera dar início à discussão do problema, apresentando uma proposta, fundamentada em uma metodologia própria, que poderá conduzir a um plano de ações cronologicamente estabelecido dentro das possibilidades e objetivos a serem alcançados. |
id |
UNIVALI-3_93faa8f7eb2f5aeff496f199efae117f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/1379 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DO “PRODUTO BALNEÁRIO CAMBORIÚ” A PARTIR DE SEUHotelariaPlanejamentoMarketingO estudo, aqui apresentado, teve sua origem em pesquisa realizada no parque hoteleiro de Balneário Camboriú como trabalho da disciplina de Administração Hoteleira, do curso de mestrado em Turismo e Hotelaria da Univali. Com a análise destes dados verificou-se a gravidade da crise por que passa atualmente este balneário, o que torna urgente a determinação de ações planejadas e coordenadas para reverter este quadro. Sobre o cenário descrito, e considerando os dados levantados, foi aplicado o método do SWOT ANALYSIS e, posteriormente, feito um prognóstico para a situação atual. Finalmente, apresentou-se um plano de ações a serem implementadas, que partem dos seguintes princípios: 1. Determinação dos setores envolvidos e que deverão atuar de forma conjunta e coordenada; 2. Envolvimento destes, de forma a ser determinado os pontos que deverão ser trabalhados, em que ordem e os responsáveis pela execução; 3. Mudança do atual conceito de vendas para um conceito de marketing e, dentro deste enfoque, com acompanhamento de especialistas, fazer as abordagens para os problemas existentes e propostas de ações para sua resolução. Desta forma, o curso de mestrado espera dar início à discussão do problema, apresentando uma proposta, fundamentada em uma metodologia própria, que poderá conduzir a um plano de ações cronologicamente estabelecido dentro das possibilidades e objetivos a serem alcançados.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC1998-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/137910.14210/rtva.v1n2.p23-38Turismo: Visão e Ação; Vol. 1 No. 2 (1998); 23-38Turismo: Visão e Ação; Vol. 1 Núm. 2 (1998); 23-38Turismo: Visão e Ação; v. 1 n. 2 (1998); 23-381983-71511415-639310.14210/rtva.v1i2reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1379/1083Minella, ArnoSantos, Carla Andrade de Novaes dosTomelin, Carlos AlbertoTomelin, ÉsterBoccardo, Fernanda CartezaniCanani, Ivone Selva SantosMoura, José Renato CanquiriniCrispim, Lizete de OliveiraBuratto, MarleneGonzález, Norma Ernestina Klein deKrause, Rodolfo Wendhauseninfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-07-30T17:29:48Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/1379Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2009-07-30T17:29:48Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DO “PRODUTO BALNEÁRIO CAMBORIÚ” A PARTIR DE SEU |
title |
ANÁLISE DO “PRODUTO BALNEÁRIO CAMBORIÚ” A PARTIR DE SEU |
spellingShingle |
ANÁLISE DO “PRODUTO BALNEÁRIO CAMBORIÚ” A PARTIR DE SEU Minella, Arno Hotelaria Planejamento Marketing |
title_short |
ANÁLISE DO “PRODUTO BALNEÁRIO CAMBORIÚ” A PARTIR DE SEU |
title_full |
ANÁLISE DO “PRODUTO BALNEÁRIO CAMBORIÚ” A PARTIR DE SEU |
title_fullStr |
ANÁLISE DO “PRODUTO BALNEÁRIO CAMBORIÚ” A PARTIR DE SEU |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DO “PRODUTO BALNEÁRIO CAMBORIÚ” A PARTIR DE SEU |
title_sort |
ANÁLISE DO “PRODUTO BALNEÁRIO CAMBORIÚ” A PARTIR DE SEU |
author |
Minella, Arno |
author_facet |
Minella, Arno Santos, Carla Andrade de Novaes dos Tomelin, Carlos Alberto Tomelin, Éster Boccardo, Fernanda Cartezani Canani, Ivone Selva Santos Moura, José Renato Canquirini Crispim, Lizete de Oliveira Buratto, Marlene González, Norma Ernestina Klein de Krause, Rodolfo Wendhausen |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Carla Andrade de Novaes dos Tomelin, Carlos Alberto Tomelin, Éster Boccardo, Fernanda Cartezani Canani, Ivone Selva Santos Moura, José Renato Canquirini Crispim, Lizete de Oliveira Buratto, Marlene González, Norma Ernestina Klein de Krause, Rodolfo Wendhausen |
author2_role |
author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Minella, Arno Santos, Carla Andrade de Novaes dos Tomelin, Carlos Alberto Tomelin, Éster Boccardo, Fernanda Cartezani Canani, Ivone Selva Santos Moura, José Renato Canquirini Crispim, Lizete de Oliveira Buratto, Marlene González, Norma Ernestina Klein de Krause, Rodolfo Wendhausen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hotelaria Planejamento Marketing |
topic |
Hotelaria Planejamento Marketing |
description |
O estudo, aqui apresentado, teve sua origem em pesquisa realizada no parque hoteleiro de Balneário Camboriú como trabalho da disciplina de Administração Hoteleira, do curso de mestrado em Turismo e Hotelaria da Univali. Com a análise destes dados verificou-se a gravidade da crise por que passa atualmente este balneário, o que torna urgente a determinação de ações planejadas e coordenadas para reverter este quadro. Sobre o cenário descrito, e considerando os dados levantados, foi aplicado o método do SWOT ANALYSIS e, posteriormente, feito um prognóstico para a situação atual. Finalmente, apresentou-se um plano de ações a serem implementadas, que partem dos seguintes princípios: 1. Determinação dos setores envolvidos e que deverão atuar de forma conjunta e coordenada; 2. Envolvimento destes, de forma a ser determinado os pontos que deverão ser trabalhados, em que ordem e os responsáveis pela execução; 3. Mudança do atual conceito de vendas para um conceito de marketing e, dentro deste enfoque, com acompanhamento de especialistas, fazer as abordagens para os problemas existentes e propostas de ações para sua resolução. Desta forma, o curso de mestrado espera dar início à discussão do problema, apresentando uma proposta, fundamentada em uma metodologia própria, que poderá conduzir a um plano de ações cronologicamente estabelecido dentro das possibilidades e objetivos a serem alcançados. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1379 10.14210/rtva.v1n2.p23-38 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1379 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v1n2.p23-38 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1379/1083 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 1 No. 2 (1998); 23-38 Turismo: Visão e Ação; Vol. 1 Núm. 2 (1998); 23-38 Turismo: Visão e Ação; v. 1 n. 2 (1998); 23-38 1983-7151 1415-6393 10.14210/rtva.v1i2 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045019271069696 |