SOMOS O QUE CONSUMIMOS: ASPECTOS IDENTITÁRIOS E TURISMO CONTEMPORÂNEO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Carvalho, Renata Coppieters Oliveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Viana, Moises dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7746
Resumo: Este artigo retrata o contraponto entre cultura, turismo e comunicação, de forma a buscar compreender a importância dos elementos culturais na construção da identidade e como são utilizados pelo turismo. A partir daí, reflete-se o processo de construção e de apropriação identitário num movimento de mercado, no qual a cultura será comunicada como mero produto. O problema então se resume em: Como funciona a identidade dos sujeitos sociais em referência aos aspectos da cultura material no consumo turístico? Neste caminho, faz-se uma abordagem ensaística e dialético-reflexiva de como as referencias culturais de uma cidade vão se transformando, (re)criando de tal forma que os símbolos são conduzidos para uma comunicação atrativa, em que o marketing oferece uma cidade turística. Para tal, tem-se como objeto a cidade de Porto Seguro, Bahia, modelo do nascimento do Brasil onde o mito fundador e os elementos indenitários, como gastronomia, artesanato e o seu povo, são referências culturais e ao mesmo tempo mercadoria típica do sistema capitalista. Desta forma, considera-se que o turismo contemporâneo apresenta-se como uma necessidade criada pelo sistema de capital, mas deve ser organizado com responsabilidade e compromisso com as comunidades receptoras e suas questões sociais e econômicas. Palavras-chave: Cultura. Consumo. Turismo.
id UNIVALI-3_9cecde7722d27fb67fa89016490f23fd
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/7746
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling SOMOS O QUE CONSUMIMOS: ASPECTOS IDENTITÁRIOS E TURISMO CONTEMPORÂNEOEste artigo retrata o contraponto entre cultura, turismo e comunicação, de forma a buscar compreender a importância dos elementos culturais na construção da identidade e como são utilizados pelo turismo. A partir daí, reflete-se o processo de construção e de apropriação identitário num movimento de mercado, no qual a cultura será comunicada como mero produto. O problema então se resume em: Como funciona a identidade dos sujeitos sociais em referência aos aspectos da cultura material no consumo turístico? Neste caminho, faz-se uma abordagem ensaística e dialético-reflexiva de como as referencias culturais de uma cidade vão se transformando, (re)criando de tal forma que os símbolos são conduzidos para uma comunicação atrativa, em que o marketing oferece uma cidade turística. Para tal, tem-se como objeto a cidade de Porto Seguro, Bahia, modelo do nascimento do Brasil onde o mito fundador e os elementos indenitários, como gastronomia, artesanato e o seu povo, são referências culturais e ao mesmo tempo mercadoria típica do sistema capitalista. Desta forma, considera-se que o turismo contemporâneo apresenta-se como uma necessidade criada pelo sistema de capital, mas deve ser organizado com responsabilidade e compromisso com as comunidades receptoras e suas questões sociais e econômicas. Palavras-chave: Cultura. Consumo. Turismo.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2015-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/774610.14210/rtva.v16n3.p690-709Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 No. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 690-709Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 Núm. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 690-709Turismo: Visão e Ação; v. 16 n. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 690-7091983-71511415-639310.14210/rtva.v16i3reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7746/4428Copyright (c) 2015 Turismo - Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Carvalho, Renata Coppieters OliveiraViana, Moises dos Santos2017-09-19T23:47:50Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/7746Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2017-09-19T23:47:50Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv SOMOS O QUE CONSUMIMOS: ASPECTOS IDENTITÁRIOS E TURISMO CONTEMPORÂNEO
title SOMOS O QUE CONSUMIMOS: ASPECTOS IDENTITÁRIOS E TURISMO CONTEMPORÂNEO
spellingShingle SOMOS O QUE CONSUMIMOS: ASPECTOS IDENTITÁRIOS E TURISMO CONTEMPORÂNEO
de Carvalho, Renata Coppieters Oliveira
title_short SOMOS O QUE CONSUMIMOS: ASPECTOS IDENTITÁRIOS E TURISMO CONTEMPORÂNEO
title_full SOMOS O QUE CONSUMIMOS: ASPECTOS IDENTITÁRIOS E TURISMO CONTEMPORÂNEO
title_fullStr SOMOS O QUE CONSUMIMOS: ASPECTOS IDENTITÁRIOS E TURISMO CONTEMPORÂNEO
title_full_unstemmed SOMOS O QUE CONSUMIMOS: ASPECTOS IDENTITÁRIOS E TURISMO CONTEMPORÂNEO
title_sort SOMOS O QUE CONSUMIMOS: ASPECTOS IDENTITÁRIOS E TURISMO CONTEMPORÂNEO
author de Carvalho, Renata Coppieters Oliveira
author_facet de Carvalho, Renata Coppieters Oliveira
Viana, Moises dos Santos
author_role author
author2 Viana, Moises dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Carvalho, Renata Coppieters Oliveira
Viana, Moises dos Santos
description Este artigo retrata o contraponto entre cultura, turismo e comunicação, de forma a buscar compreender a importância dos elementos culturais na construção da identidade e como são utilizados pelo turismo. A partir daí, reflete-se o processo de construção e de apropriação identitário num movimento de mercado, no qual a cultura será comunicada como mero produto. O problema então se resume em: Como funciona a identidade dos sujeitos sociais em referência aos aspectos da cultura material no consumo turístico? Neste caminho, faz-se uma abordagem ensaística e dialético-reflexiva de como as referencias culturais de uma cidade vão se transformando, (re)criando de tal forma que os símbolos são conduzidos para uma comunicação atrativa, em que o marketing oferece uma cidade turística. Para tal, tem-se como objeto a cidade de Porto Seguro, Bahia, modelo do nascimento do Brasil onde o mito fundador e os elementos indenitários, como gastronomia, artesanato e o seu povo, são referências culturais e ao mesmo tempo mercadoria típica do sistema capitalista. Desta forma, considera-se que o turismo contemporâneo apresenta-se como uma necessidade criada pelo sistema de capital, mas deve ser organizado com responsabilidade e compromisso com as comunidades receptoras e suas questões sociais e econômicas. Palavras-chave: Cultura. Consumo. Turismo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7746
10.14210/rtva.v16n3.p690-709
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7746
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v16n3.p690-709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7746/4428
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Turismo - Visão e Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Turismo - Visão e Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 No. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 690-709
Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 Núm. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 690-709
Turismo: Visão e Ação; v. 16 n. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 690-709
1983-7151
1415-6393
10.14210/rtva.v16i3
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045020727541760